Salmos 23:6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Bondade é uma escolha – é algo que você pode decidir fazer todos os dias. Bondade é uma ação, uma decisão de ser bondoso, não conseguiremos ser bondosos pela nossa força de vontade, bondade faz parte dos frutos do espírito. A bondade cresce a medida que nos aproximamos do amor de Deus
“Certamente que a bondade e a misericordia me acompanharão por todos os dias da minha vida”
O Rei Davi disse neste salmo escrito por ele, com muita convicção, porque sabia que seu coração era bondoso e misericordioso. Todos os dias Davi decidia ser bondoso em seus caminhos, em suas atitudes e estilo de vida, além disso dependia de Deus em tudo que fazia, quanto mais era bondoso, mas Deus agia com bondade para com ele
Não adianta querer a bondade e a misericordia de Deus se não formos bondosos e misericordiosos com as outras pessoas em todos os nossos relacionamentos
Não conseguimos produzir bondade pela nossa força de vontade, vamos parecer bonzinhos, mas lá no fundo..., no fundo do nosso coração, no intimo vamos ser falsos, fingidos, agir mecanicamente nos esforçando para parecermos bons e isso não vai nos dar prazer, muito menos paz de espirito nos relacionamentos. Paulo nos orienta para nós nos vestirmos de bondade em Colossenses 3:12
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; (Colossenses 3:12)
O homem normal precisa entender que ele precisa do Espirito Santo para ajudá-lo a desenvolver a bondade, é através de nossas atitudes e ações que podemos produzir bondade, com naturalidade, espontaneo, do coração mesmo e agir em amor diante dos intimos e principalmente diante de todo tipo de pessoa da mesma comunidade
Se voce sentir que não está feliz, diante de certas pessoas, não há facilidades para ser bondoso, vai tentar ser fingido é melhor rever seus conceitos e aprender mais da bondade e amor de Deus, antes de sair por ai na obrigação de ser bom, para ser visto pelos outros como bom cristão ou bom samaritano, no fundo voce mesmo vai perceber que suas motivações estão todas erradas.
Eu creio que existem até no meio da igreja, cristãos que ainda não aprenderam o amor de Deus, abraçam desejam boa noite, se esforçam para ser bondosos uns com os outros, mas no fundo gostaria de dizer para certas pessoas: “vá para o inferno, eu não gosto de você”
Vestir-se de bondade e humildade é renovar nossa mente, isso ajuda muito melhorando nosso emocional, isso nos ajudará amar ao próximo, fazer as coisas por puro desejo de um coração alegre e feliz, pronto para servir
Há muitas recompensas, bençãos e promessas para aqueles que agem com bondade e são amáveis, se praticarmos a bondade não importa para quem seja, certamente colheremos a bondade de Deus na hora em que mais precisamos dela.
Bondade é o amor em ação, é algo que se faz sem esperar nada em troca. É na prática, não em palavras, que o amor e a bondade contagia os outros. Não fique esperando que a bondade cai em seus braços, desenvolva ela em sua vida através de suas atitudes, não fique somente com o pensamento nas boas intenções. De boas intenções o inferno está cheio.
Existem 2 bons motivos par sermos bondosos, assim não seremos mal-compreendidos e mal-interpretados, tem gente que acha que por sermos bondosos, somos sofredores, coitados, não temos boca para nada, muita gente vai querer explorar e aproveitar nossa bondade.
Não tem problema, A bondade não tem preço, A bondade faz bem para todos, inclusive a nós mesmo, por isso a Biblia diz em Efésios 2-8:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2 : 8 -10)
O coração amável e bondoso é o que mais se parece como o coração de Jesus, quanto mais bondosos e misericordiosos mais pareceremos com o Criador, porque Deus é bom e misericordioso
Um exemplo claro de uma pessoa beneficiada pela bondade de seu pai, foi Mefibosete (*um cara esquisito com esse nome estranho) neto do rei Saul, filho de Jonatas, amigo leal de Davi, este foi beneficiado, apesar de ser alguém muito distante de Davi.
E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete (2 Samuel 4:4)
Davi quis abençoar alguém pela BONDADE de JONATAS, assim ele PROCUROU pelo seu filho MEFIBOSETE:
E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. (2 Samuel 9:3)
Davi quando se tornou Rei de Israel, lembrou da bondade e fidelidade de Jonatas que muito o ajudou antes de se tornar Rei e que agora já estava morto. Davi decidiu fazer o bem para algum descendente de Jonatas, encontrou Mefibosete, seu único filho, um aleijado de ambos os pés, alguém excluido e sem valor na sociedade.
Davi trouxe Mefibosete para morar no palácio como se fosse seu filho, colocou ele numa posição de honra, junto com sua família por causa da bondade do seu pai.
Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés. (2 Samuel 9:13)
Para Davi não importava quem era Mefibosete, se ele era bom ou mal, se era aleijado ou poblemático, se o seu nome era bonito ou feio, se ele merecia ser beneficiado, se ele iria atrapalhar o ambiente familiar isso não importava, o que importava era que ele queria retribuir a BONDADE de um grande amigo.
Até mesmo o próprio Mefibosete se considerava alguém inútil, tinha a auto-estima em baixa, a ponto de dizer que parecia um cachorro morto, mas com um convite bom deste ficou até impressionado com a bondade do Rei Davi
Então se inclinou Mefibosete diante do Rei, e disse: Quem é
teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
(2 Samuel 9:8)
Bondade e misericórdia não tem preço, vem de graça, é resposta do amor, bondade traz recompensas eternas
*** continua parte 2
*** continua parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário