sábado, 3 de novembro de 2012

O CHAMADO DE DEUS

Deus sempre chama discipulos para cumprir seu propósito de salvar pecadores. Foi assim com Moíses, Abraão, Gideão, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, entre muitos outros, pessoas que ficaram a disposição de Deus para serem usados em seus planos.

Quando Deus chama, Ele capacita. Pessoas que ouvem o chamado e com um espirito de submissão e entusiasmo aceitam imediatamente, Exemplo em Isaias 6:8: Eis me aqui, envia-me a mim.

Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados, não se sinta incapaz, desconfiado de si mesmo, o grande libertador dos judeus chamado Moisés resistiu ao ao chamado por causa disso, dizendo a Deus: Que lhes direi? O que vou falar ao povo que Deus quer que eu tire da escravidão dos Egipicios - Exodo 3:13.

Veja a resposta de Deus: "Assim dirás aos filhos de Israel: eu Sou me enviou a vós outros" - Exodo3:14

Algumas pessoas podem até dizer, eu não sirvo para o papel, proposto por Deus, para ajudar a salvar vidas na terra, assim como Moisés, o personagem mais conhecido do Velho Testamento falou: "Eu nunca fui eloquente" – Exodo 4:10, mas a resposta de Deus foi: "Vai pois agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar" - Exodo 4:12.

Moísés continuou dizendo: "Ah Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim" – Exodo 4:13. Moisés chegou a querer sair fora dos propósitos de Deus – Resposta de Deus: "vos ensinarei o que deveis fazer" - Exodo 4:14-15

A questão toda não é quem sou, mas quem é Deus. Lembre-se desta frase: Não me diga o tamanho de seus problemas, me diga o tamanho do seu Deus.

Moisés hesitou e pensou, quando viu a sarça ardente no deserto e Deus falando através dela, a principio aquilo parecia uma miragem no deserto e uma voz do além dizendo coisas dificeis para fazer, logo ele pensou: o que vou dizer ao Faraó, que o Grande EU SOU apareceu para mim, queimando uma planta no deserto e mandou eu dizer, liberta meu povo, isto lhe pareceu loucura, mas ele enfim agiu por fé, e seguiu o chamado de Deus, foi e disse tudo o que o Grande EU SOU lhe mandou dizer

E Deus usa o que voce tem de melhor, usa o que voce tem nas mãos, usa os seus talentos, usa a sua capacidade, usa voce até o limite, o tanto que voce permitir que Deus o use, voce tem potencial, ninguém pode dizer, eu nãos sei fazer nada, ninguém pode lhe dizer voce não presta pra nada. Para Deus voce tem muito potencial

No caso de Moísés ele dizia ser uma pessoa que não sabia o que falar, o que dizer, como ser usado por Deus assim. Mas Deus disse a Moísés: O que voce tem nas mãos. Ele disse: um cajado de pastor de ovelhas, esta é minha unica ferramenta de trabalho

Então jogue o cajado no chão, e Moísés fez, o cajado virou uma serpente. Assim ele viu o que Deus podia fazer, Deus disse a Moíses, com este bastão voce fARÁ maravilhas e libertará meu povo, foi assim que com bastão moíseis abriu o mar vermelho, feriu o rio nilo e este se tornou em sangue, feria a rocha com o bastão e Deus providenciou agua para o povo liberto no deserto

Voce pode não ter um cajado como o de Moíses, mas Deus vai usar o que voce tiver de melhor, a sua boca para anunciar o evangelho, orar, interceder, louvar, ou senão seu corpo para dançar, representar um teatro, seu lápis, papel e caneta para escrever folhetos, artigos, panfletos. Deus usa o que voce tem de melhor, seu tempo , seu talento para fazer a obra dele na terra

Pelo menos um dom a gente tem: o dom da fé, se voce não tivesse fé voce não estaria buscando a presença de Deus, é pela fé que você crem em Deus e acredita que Ele pode mudar a sua vida

Há outros dons que podem ser concedidos por Deus, para alguém realizar sua obra, pois aqueles que permanecem envolvidos no processo da manifestação de Deus na terra, sempre terá bons resultados.

Veja alguns dons que voce possa ter pela experiencia de profunda conversão (Atos 2:37), Os dons são concedidos aos que obedecem (Atos 5:32), Os dons são concedidos em resposta a oração perseverante de fé e o interesse pelo bem estar das pessoas (Lucas 11:5-13)

Os dons de Deus são concedidos aos que estão unidos, em um só coração, numa igreja unida (Atos 1:14).

A recepção do Espirito Santo pode ocorrer quando o cristão deseja ardentemente que Cristo habite em seu coração

(I João 3:24).

Mas os dons devem ser acompanhados pelos frutos, porque os cristãos são conhecidos pelos frutos e não somente pelos dons, é preciso vigiar para não alimentarmos a mente com o que o mundo que jaz no maligno tem a oferecer que possa impedir a recepção do Espirito Santo (Efésios 5:18)

É o espirito Santo que habita em nós, enviado por Jesus, quando voltou ao Pai, para nos consolar, ajudar e dar direção que concede os dons: Efésios 4:10-15 - Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

E ele mesmo deu dons, uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo (A igreja); Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina (outras seitas religiosas, criadas pelos homens), pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes de tudo, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Um dos maiores segredos do crescimento do Cristianismo nos tempos de Jesus e hoje são as reuniões de pequenos grupos, são as pequenas reuniões de discipulado, as vigilias, reuniões em lares ou grupos nas igrejas locais.

Naquela época, há 2 mil anos atrás havia vários obstáculos para a pregação do evangelho: Satanás sempre quis destruir os cristãos de alguma maneira e com estratégias diversas – um dos exemplos mais conhecidos foi o de Herodes que tentou matar o próprio Jesus quando criança, exterminando todo nascido até 2 anos de idade, para impedir que Jesus nascesse.

Outro exemplo foi do imperador Nero, botou fogo em Roma, para re-edifica-la novamente, tudo ao seu jeito e bom gosto, e colocou a culpa nos cristãos, depois proclamou decretos com intenção de impedir movimentos em que os cristãos remanescentes não podiam edificar igrejas, se assim o fizessem, violavam as leis, perdiam suas propriedades e suas próprias vidas.

Então todos os cristãos se reuniam escondidos em casas e esconderijos secretos, através de pequenos grupos, assim chamados de discipulados, em lares de pessoas de bom coração que acreditavam fielmente na palavra de Deus

O decreto de Nero durou 250 anos (de 64 DC até 313 DC) mas a igreja continuou crescendo e se espalhando apesar de todas as perseguições, reunindo se em lares de pessoas comprometidas com o evangelho e protegidos por Deus.

Finalmente em 313 DC surge o Imperador Constantino tornando o Cristianismo a religião oficial do Imperio Romano, porque viu que não podia conter o crescimento do Cristianismo, portanto tentou reunir as pessoas em torno de uma só religião, formando a Igreja Católica Romana, assim a perseguição cessou, mas de uma outra forma começou uma mudança nos conceitos de igreja..

Constantino começou a edificar catedrais, colocou uma só placa de igreja, deu autoridade para os Papas, bispos e padres para dominar sobre uma só religião e criar doutrinas que beneficiavam apenas o que ensinavam e tudo era criado para somente o que se convém, em beneficio do poder e autoridade dos homens.

Os cristãos primitivos ainda não tinham uma igreja fixa, eles estavam espalhados por vários lugares, se reuniam em lares, lugares subterraneos, matas e bosques, mas agora após o decreto real do Imperador Constantino, passaram a se reunir em grandes catedrais, livres da opressão, sem perseguiçoes e mortes, mas escravizados pelas leis religiosas e doutrinárias, criou-se liderança religiosa para atender as necessidades dos membros nestas igrejas e os cristãos passaram apenas a serem meros assistentes das reuniões de adoração e foram manipulados pelo sistema religioso e politico do mundo.

Até bem pouco tempo, isso ainda acontecia, sem nenhum compromisso e envolvimento com a salvação de almas, que é a missão de Jesus e que deviamos continuar por toda a eternidade.

Assim caminhou a humanidade por tanto tempo e o mundo não mudou, piorou por causa do aumento da iniquidade e a religião unida com a politica mundial sempre estave manipulando a sociedade em que vivemos, cada um fazendo o que parece ser bom aos próprios olhos, esquecendo os mandamentos do Senhor: amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a ti mesmo.

Amar a Deus e as pessoas, não significa necessariamente estar dentro de uma religião, mas depende da atitude e postura de cada pessoa em relação ao mundo e as pessoas, o coração fala mais do que qualquer pregação, o que a gente faz fala muito mais do que simplesmente só falar

Veja a letra de uma linda musica, que retrata a realidade religiosa em que o mundo viveu por tanto tempo e continua vivendo ainda: a musica se chama "O novo mandamento" - Fruto Sagrado, veja ela na integra:

Não entendo o por quê de tanta denominação... Tantos nomes só fazem aumentar nossa divisão.


Muitos títulos, muitas leis, tantas regras banais, Dificultando a vida ainda mais...


Existe algum valor em tanta discussão? Por que se afogar nesse mar de confusão?


O que é mais importante? Quem sai ganhando afinal? Eu não posso esquecer o essencial!

Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão como Jesus me ensinou!


Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão...

Será que sabemos qual é a nossa missão?

Uma única família, uma única visão! Talvez um dia a gente entenda. O que é, na verdade, ser cristão... Praticar nesse mundo nossa pregação. Como posso pensar e dizer que amo a Deus, Se não consigo viver em amor com meu irmão?

A quem estamos enganando? Não adianta disfarçar! O que a gente faz fala muito mais do que só falar!

Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão como Jesus me ensinou!


Amar ao meu irmão, assim como Jesus me amou! Amar ao meu irmão...

Isso resume, sim, Nossa história aqui: O novo mandamento que devemos seguir!

"A ninguém devais coisa alguma A não ser o amor, Porque quem ama cumpriu a lei.
Não adulterarás, não matarás, Não furtarás,não darás falso testemunho, Não cobiçarás! E se há algum outro mandamento Tudo neste se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!"


Amar ao meu irmão... Isso resume, sim,

Nossa história aqui neste mundo tão desigual:

O novo mandamento que devemos seguir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...