sábado, 17 de novembro de 2012

DEPRESSÃO - O MAL DO SÉCULO



Hoje a depressão se tornou popular, pessoas em todos os ramos da vida estão sofrendo de depressão, qualquer pessoa está sujeita apresentar certos níveis de depressão: leve, moderada e profunda.

Toda depressão chega de modo leve, moderado e se não cuidar vai se tornando profunda e desesperadora, mas tudo tem uma raiz, uma causa, um começo...

Vejamos alguns fatores que levam a depressão: decepções, frustrações, dívidas, excesso de trabalho, preocupações, rejeições, comparações, enfermidades, cansaço, perdas de pessoas queridas, stress, ansiedade.

Tudo isso são coisas normais de acontecer na vida de qualquer pessoa, não existe quem nunca passou por isso, todo mundo experimenta crises, você existe então vai passar por decepção, frustração, perdas e danos, más notícias, culpas, traições, invejas, expectativas frustradas.

Mas o que devemos fazer é superar, pensar positivo e seguir adiante, com um diferencial que é Deus nos ajudando, sem Deus a coisa fica pior:

Filipenses 3:13 - (palavras que nos animam a continuar, prosseguindo para frente: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante"

Isaias 43:18 - "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas"



Muitas pessoas sofrem porque se agarram nas circunstancias, mas Deus é misericordioso, a cada dia, temos uma página em branco para escrever nossa história, veja em Lamentações 3:22-23 - " A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade"

 

Na Biblia: Davi, Jonas e Elias são exemplos de pessoas que passaram por momentos depressivos

e o que Deus fez por eles, orientou-os em outra direção.

Os 3 personagens passaram por problemas diferentes: Davi (problemas espirituais por causa de adultério, temia a Deus e ficou sem jeito diante da sua situação), Jonas (problemas emocionais, não queria se relacionar com pecadores, não perdoava, fugiu de Deus, não queria pregar a palavra, se tornou desobediente) e Elias (problemas fisicos, sozinho como profeta, se sentiu cansado e oprimido, com medo de perseguição, teve stress, ansiedade, e fugiu para uma caverna, ficou deprimido)

Vemos então que há necessidades físicas, emocionais e espirituais: devemos saber quais são as nossas reais necessidades do momento, em que situação nos encontramos para combater a depressão.

As vezes ficamos decepcionados conosco, com nossas falhas e ações, é normal, mas temos que levantar a cabeça, não ficar abatido, desencorajado

Josué 1 – Deus fala para sermos fortes e corajosos, são regras para obter vitória. Em 1 pedro 5:9 / Provérbios 13:12 – o inimigo tenta nos desencorajar o tempo todo

O que devemos fazer?

Renovar a mente sempre com as promessas de Deus, resistir na fé, resistir ao inimigo, orar mais, jejuar mais, ser muito mais vigilante - Cante louvores ao Senhor para afastar a depressão (ex: Paulo e silas na prisão - Atos 16:25-26) / Filipenses 4:4 - "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos"

Tenha alegria, desenvolva ela, alegria é um fruto do Espírito (Galatas 5:22-23)

As pessoas deprimidas se lamentam da vida, tomam todo tipo de medicamento, mas um relacionamento com Jesus nos ajuda em muito, pois o Espirito Santo nos ajuda (João 14:16-17 / 1 Corintios 12:3)

 

Precisamo aprender a desenvolver e liberar alegria nos momentos dificeis da vida, com Jesu na direção conseguiremos, é preciso estar unido com Deus e obedecendo, só assim a alegria vai fluir (Neemias 8:100 – esteja unido com Deus para que a Sua alegria seja de fato a nossa força)

Use a sabedoria, não precisa ser um fanático emotivo, simplesmente viva agradando a Deus, louvado seja o Senhor.

Deixe de ser uma pessoa de rosto sério: sorria, tenha bom humor, expresse alegria que vem do coração. Quando a alegria vem, ela contagia as pessoas a sua volta, tenha animo, disposição, humor.

Alegria é luz, tristeza é trevas, veja um simples exemplo: quando acaba a energia em nossa casa, tudo fica escuro, é ruím, escuridão, não se vê nada, a televisão apaga, o aparelho de som fica mudo, tem que acender velas, mas quando volta a luz é só alegria, muda as circunstancias)

A alegria muda as circunstancias, muda o estado de espírito

Venha à igreja com alegria, cante ao Senhor com alegria, sirva ao Senhor com alegria, relacione com os irmãos com alegria, devolva os dizimos com alegria (Lucas 6:38). tudo muda ao seu redor com alegria e Deus se alegra conosco. Sem alegria na vida, isso impede que a prosperidade chegue até nós (prosperidade é ausencia de necessidades).

Deus quer nos abençoar, nos dar alegria e paz. O mal não suporta a alegria do Senhor

A depressão pode aparecer por problemas físicos, enfermidades, cirurgias, morte de alguém, cansaço exaustivo, estafas, falta de repouso, ansiedade, nestes casos use a sabedoria com descanso e nutrição adequada, procure médicos, afastamento, é prudente obter ajuda, porque nem tudo vem do diabo.

Em todos os casos, não brinque com a depressão: faça alguma coisa antes que piore, pois ficando fraco, a depressão pode nos derrubar, com maus pensamentos, pessimismo, tenha conhecimento de Deus, tenha conciencia da sua posição, se está em Deus com fé, resista ao mal (1 pedro 5:8-9 / Efesios 6:17 / Tiago 4:7)

Não aceite ser condenado pelos seus sentimentos, Em cristo não há condenação (romanos 8:1 / Isaias 61:1-3). Se está sofrendo por causa de depressão, saiba que Deus o ama muito, mantenha-se fixo em suas promessas (Isaias 26:3-4)

Rejeição também causa depressão: Jesus nos salva dos pecado, mas não salva nossa emoções, podemos nos lembrar de coisas que aconteceram e nos desagradou muito, está tudo guardado na mente, coisas boas e negativas, traumas, frustrações, temos o privilegio de gravar as piores emoções, que causam dor, o que é negativo vem a tona com mais frequencia

Precisamos do dominio próprio para filtrar nossas emoções, um outro fruto do espirito (Galatas 5:22-23 - Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

O Espirito Santo nos ajuda a controlar as emoções, temos que desenvolver o dominio proprio, nos esforçar para isso, para nos manter em constante vigilia contra a depressão e seus males

Às vezes somos rejeitados por amigos, familiares, no trabalho, na escola, somos motivos de chacotas, humilhações, mas Deus não nos rejeita (Lucas 10:16)

Às vezes fracassamos, mas todo mundo em sua escalada na vida, tem coisas a aprender, fracassos, perdas e danos para administrar, isso é muito bom, nos dá humildade, nos traz experiencias de vida

Devemos perdoar os atos de rejeição e humilhação (Ismael nunca perdou seu pai Abraão por causa de rejeição, o ódio está até hoje no oriente médio, e todos os descendentes de abraão sofrem por causa disso, a guerra entre Israel e as outras nações da Palestina.

Isso acontece por causa de uma raiz de rejeição no inicio do velho Testamento, quando Abraão rejeitou seu filho Ismael e abençoou seu outro filho Isaque que era promessa de Deus)

Momentos de derrotas, rejeição, são desafios a serem superados, porque produzem humildade em nosso caráter, assim dependemos de Deus, Ele usa nossas fraquezas para nos tornar pessoas melhores

Não é o fracasso, rejeição, humilhação e frustração que causa depressão, mas é a nossa maneira de reagir contra isso, nossas atitudes diante destas afrontas, o problema é o que vamos fazer com isso – Efesios 1:4-5 – nos ajuda a entender nossos conflitos: peça a ajuda de Deus para vencer os desafios

 

COMPARAÇOES: Evite comparações injustas- voce é único, voz única, impressão digital única, cara única, não tem ninguém igual a você no mundo, porque então se comparar com outras pessoas, comparar nossa vida com outros pode causar descontentamento e depressão

Comparações injustas causam depressão: comparar-se com pessoas, tipo assim – "não sou como elas, não sabemos o que elas sabem, não temos o que elas tem, não fazemos o que elas fazem".

Na mente das pessoas que fazem comparações jamais mostra o que as outras pessoas não tem e como se sentem: comparação só traz frustração, decepção, depressão, insatisfação

Os outros podem ter coisas que nós não temos, mas nós também temos coisas que eles não tem. A felicidade não está no ter, mas está no ser alguém. A felicidade vem do que voce é, não do que voce tem

Deus equipou cada um de nós com apenas aquilo que precisamos para cumprir seu propósito. O que nós precisamos é bons relacionamentos para sermos felizes, senão vamos no frustrar buscando somente coisas para possuir

Pedro se comparou com João e Jesus disse coisas diferentes a respeito deles, cada um tem sua cruz, sua missão (João 21:18-22).

Jesus falou do sofrimento de Pedro, durante sua vida, quase mostrando o tipo de morte que ele teria, e este queria saber de João.

Jesus disse sabiamente: o que voce tem a ver com isso, segue-me e não se preocupe com os outros, cumpre sua missão

Cuide da sua vida, não se compare com os outros, procure ser alguém feliz, não olhe para os outros, não copie os outros, não cobice o caminho dos outros

O senhor tem um plano individual para cada um de nós, não podemos entendr o que Deus está fazendo com os outros. Olhamos para os outros e achamos que está tudo bem, mas é engano, está todo mundo carregando sua cruz e crescendo espiritualmente, uns mais e outros menos que os outros

Jesus é o padrão de pessoa que devemo seguir, se tem alguém para ser copiado é Jesus, este sim Deus quer que sejamos parecidos, Deus estabeleceu esse padrão de ser humano para todos, não compare com outras pessoas, siga Jesus

Não devemos competir e nem se comparar, o mundo quer ver isso, competimos uns com os outros por causa de beleza, roupas, talentos, isto é injusto, é anti-biblico, Devemos ajudar uns aos outros e fazer como Jesus fazia

Não seja competitivo e invejoso, Deus quer te deixar satisfeito com suas bençãos, confie nele (Galatas 5:26 / proverbios 14:30 / Galatas 6:4) – nosso objetivo deveria ser o melhor que posso ser, cada dia melhor do que nós mesmos, sem comparação com os outros, nosso alvo é cristo

O nosso objetivo é fazer com que a coisa principal, seja de fato a coisa principal da nossa vida: Jesus

Em Cristo somos livres da comparação e da competição. A alegria é resultado de sermos agradecidos pelas coisas que já possuímos e sejamos abençoados por estarmos vivos e conhecendo Jesus, praticando a palavra e vivendo no foco da salvação

Depressão é ausencia de bons relacionamentos, bons pensamentos, por isso tenha muitos amigos, se relacione bem com todos, compartilhe idéias e assuntos, voce só tem a ganhar com isso

O Salmos 1 nos orienta a evitar relacionamentos ruíns, viva de bem com todos, mas evite os assuntos que não edificam, Deus não quer ver seus filhos frustrados e deprimidos.

A alegria do Senhor é nossa força, Deus cuida de nós, o Espirito Santo está em nós – Efésios 1:6

Jesus é nosso amigo, todos os dias esteja com ele para que boas coisas possam acontecer e nós vamos nos sentir bem com essa relação amorosa, e a depressão jamais vai se aproximar de nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...