terça-feira, 3 de abril de 2012

A BUSCA PELA FELICIDADE


Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra. Salmos 119:107

A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. Salmos 119:25

Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra. Salmos 119:154



A nossa busca pela felicidade é constante, a nossa vida é cheia de problemas para resolver, não existe felicidade permanente e duradoura, não tem como dizer, sou feliz a todo momento, o que podemos ter é paz de espirito permanente e isso só se consegue se tivermos intimidade com Deus



Nestes versículos bíblicos Davi chega a dizer que sua alma está apegada ao pó, ou seja os problemas da vida o abateram, e ele busca a orientação divina. Porque Davi nesta hora clama pedindo por uma direção?



Porque a vida é uma sucessão de problemas que se renovam, eles se alternam sem nos avisar, é problema no lar, no trabalho, nos relacionamentos, com os filhos, com os amigos, é problemas de saúde, é problemas de ordem emocional e financeira, problemas e mais problemas sempre, você acorda todas as manhãs e eles vão estar lá te esperando lhe fazendo oposição.



E a vida só tem sentido, porque tentamos resolver todos estes problemas e cada problema resolvido nos traz satisfação, se não houvessem os problemas, ai sim que a vida não teria nenhum sentido



Porque só resolvendo problemas é que vamos crescer espiritualmente, vamos depender mais de Deus e vamos se achegar a Ele, porque Deus é o único que pode nos dar direção, provisão e proteção



Na vida sempre vai ser assim, quando resolvemos uma problema, logo aparece outro, em menor ou maior grau, mas eles se renovam sempre, pode esperar por eles, que eles virão, afinal no mundo teremos aflições, foi isso mesmo que Jesus disse, pode esperar que neste mundo que estamos vivendo virá muitas aflições



Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.João 16:33



Certamente Jesus, queria nos dizer que só com Ele, só dependendo Dele e do que Ele faz por nós, no nosso interior, na sede das emoções, poderemos ter paz de espirito, que excede todo entendimento



Tem pessoas que tem áreas da vida que são mais vulneráveis ao aparecimento de problemas (são areas que precisam ser bem administradas, senão vamos ter sérios problemas), uns tem mais problemas na área financeira, outros tem mais problemas na área sexual, ainda outros tem problemas familiares demais, outros são sempre problemas psico-somáticos, e por ai vai, a vida as vezes tem uma lista enorme de problemas mal resolvidos, todos tem problemas e todos tem que tomar sérias decisões, senão não há como ficar de pé, vamos nos apegar ao pó cada dia mais e mais



Vamos analisar a vida de 3 personagens principais da biblia que tiveram de lidar com muitos problemas: DAVI, JOSÉ E SALOMÃO, mas eles fizeram a diferença, porque eles buscaram a paz que excede todo entendimento, em tudo buscaram o Senhor e tiveram paz de espirito para suportar as adversidades e conquistaram a sua paz de espirito



Davi teve sua área familiar muito afetada pelos problemas, José já teve sua área social prejudicada e Salomão teve sua área sexual muito bagunçada e desorganizada e tiveram que lutar muito com sérios problemas emocionais e espirituais e mesmo assim aprenderam duras lições

Os problemas podem nos abater, mas a palavra de Deus nos dá a sabedoria necessária para enfrentá-los, sem Deus nada podemos fazer, assim vamos nos tornar vitimas dos nossos próprios problemas



A Biblia é cheia de boas palavras, para nos manter na fé e perseverar até o fim diante dos problemas e alguns personagens da história, resolveram acatar estas boas palavras e praticar



A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Provérbios 12:25



Voltando a vida de Davi logo se percebe que no inicio de sua vida, buscando seu espaço na sociedade, para se firmar, colocar seu nome na história, ele teve de lidar com um grande problema, para muitos este grande problema era Golias, mas com confiança em Deus esse problema seria resolvido, pela fé de incio esse grande problema foi resolvido, mas Davi precisava manter esta fé, pois logo apareceriam mais problemas



Assim como nós para se firmar, colocar nosso nome na história, também vamos ter muitos problemas para resolver, cada um sabe qual é o seu problema, e a area que dá mais problemas, por isso a necessidade constante de orar e vigiar sem cessar e manter a nossa fé, não baixar a guarda, perseverar...



Davi tinha uma area que dava sempre problema, era a area familiar, desde que conseguiu conquistar uma posição diante do Rei Saul, houve uma recompensa, matou golias, casou com a filha do rei, pensou em ter sua felicidade conquistada, mas isso era só o começo, agora teria de lidar com os problemas familiares internos.



Davi viu seu sogro invejoso e irado por causa da popularidade dele, da sua boa fama na sociedade, começou a persegui-lo, teve que partiu em fuga urgente, já perdeu a base familiar, e quando após um lngo tempo fugindo reconquistou seu espaço novamente como sucessor do Rei, mas, seus problemas familiares voltaram, u seja os problemas iam e voltavam com facilidade no lar, teve de lidar com adultério, incesto, rebelião de filhos e até o final da sua vida teve problemas familiares, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus



José no inicio de sua vida, também tentando se firmar, marcar seu nome na história, teve muitos problemas familiares, principalmente com seus irmãos por causa de inveja, mas sua area mais vulnerável não era essa.



Com José foi a área social mais complicada e sofrida, afinal passou a maior parte do tempo, longe da familia, com muitos problemas de relacionamento social para resolver, os problemas de Jose´também se renovavam, se alteravam sem ele perceber, era problema de convívio com pessoas estranhas em terra estrangeira, problemas com sedução, com falsa acusação, foi preso injustamente e José não tinha nenhum controle sobre estas circunstancias, mas permaneceu firme no Senhor, em tudo sua paz dependia exclusivamente do Senhor, José buscava a paz de espirito no meio dos problemas e perseverou até o fim e foi grandiosamente recompensado por Deus, se tornando Governador do Egito em sua época,



Nós somos assim, a nossa vida nada difere destes personagens, vivemos todos os dias tomando decisões e precisamos de novas atitudes, porque muitos problemas fazem oposição a nós, devemos também buscar a paz que excede todo entendimento, para assim ficarmos ligados a Deus e adquirirmos paz de espirito, para vencermos estes sérios obstáculos chamados de “PROBLEMAS” que sempre vão aparecer, para FAZER OPOSIÇÃO para não deixar marcar nosso nome na história, temos que passar por isso, queira ou não queira não há como vencer, senão passarmos por experiencias difíceis e duras lições



Você marca seu nome na historia de duas maneiras, ou você persevera até o fim e se torna um vencedor acima dos problemas e glorifica o nome de Deus, porque sem Deus você não chega lá, ou você se torna vitima das circunstâncias, vitima dos problemas, vitima da sociedade, refém de você mesmo, desiste de seus sonhos e morre no fracasso e decepção (das duas maneiras você marca seu nome na história) e lembre-se a sua descendencia pode ser influenciada pela sua história de vida pessoal.



O que voce quer deixar de boa influencia para a sua geração?



Escolha a primeira opção, porque Deus só quer o teu bem, com Deus ele sempre nos leva de uma situação inferior para uma situação superior, ou seja um plano de vida inferior para uma plano de vida superior, mesmo que tudo na vida pareça contrario, aos olhos dos homens tudo pode parecer que sua vida está decaindo, cada vez mais as situações parecem que vão dar errado, quando mais você se esforça para fazer o bem e o melhor, as coisas parecem que dão errado, você não vê de imediato aquilo que Deus pode fazer, mas não desista.

Aos olhos de Deus tudo está se locomovendo para os seus propósitos, favorecendo a nossa vitória (é só estudar o exemplo da vida de José, tudo na sua vida parecia que dava errado, e ele só fazia o que era bom, mas na hora que ninguém esperava, ele se torna Governador do Egito, porque era a hora que Deus escolheu para agir na vida dele)



O que importa para Deus é sempre como vamos terminar a nossa historia, o que importa é como chegamos até o fim, obedecendo e dependendo Dele, porque há um cenário montado para aqueles que obedecem e perseveram até o fim: “Deus nunca mostra de imediato tudo o que Ele pode fazer na nossa vida, ele vai dando apenas um vislumbre daquilo que ele pode fazer, a medida que nós procuramos obedece-lo, logo as bençãos e promessas de Deus nos aguardam, o cenário de Deus já está montado para cada um de nós até a vida eterna”



Não podemos esquecer de outro personagem histórico que teve sua vida, cheia de problemas, teve muita sabedoria para vencer todos os obstáculos, até hoje é considerado um dos homens mais sábio que pisou na terra, mas sua área mais vulnerável foi a sexual, se envolveu com muitas mulheres e foi justamente nesta área que ele teve sua pior derrota, o afastamento de Deus, e perdeu toda sua sabedoria, a ponto de dizer que nada acontecia de novo debaixo do sol, uma onda de pessimismo invadiu o seu ser, sua vida perdeu o foco e o sentido, virou as costas para Deus e o seu final foi derrota na certa, ficou desamparado por Deus e saiu do mundo de forma triste, porque o que importa para Deus é a forma que você termina sua vida



Salomão terminou mal seus dias, não administrou bem seus problemas de ordem sexual, literalmente virou as costas para Deus, que já tinha dito a ele para não se envolver com mulheres estrangeiras porque estas lhe influenciariam na sua adoração exclusiva ao único Deus Eterno, que o abandonou e viu seu reino dividido e por consequencia o povo judeu começou a declinar a partir dai, seu reino se enfraqueceu, apesar de toda sua sabedoria Salomão se esqueceu de Deus para resolver seus problemas sexuais



Quer se manter firme na vida, busque PAZ DE ESPÍRITO, mantenha o foco na palavra de Deus, obedeça e reaja com fé e perseverança diante dos problemas, que sempre vão se alternar, não vai haver trégua, a felicidade é apenas um estado imaginário, não é duradoura, a busca pela felicidade é constante, mas sem PAZ DE ESPIRITO e sem a presença do Senhor vamos ter decepções e lutas mal resolvidas em várias areas da nossa vida. Fique em ALERTA



Se a nossa alma de vez em quando ou quase sempre se apegar ao pó, com sentimento de desanimo e insatisfação com a vida e seus problemas, não se entregue, busque ao Senhor, diga a ele, como disse DAVI, vivifica-me, segundo a sua palavra, renova minhas forças, de-me sabedoria para fortalecer o meu espirito



Jesus disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27



Se hoje voce está numa igreja ou comunidade religiosa que prega certinho a palavra de Deus, saiba que esta instituição funciona como um soquete e você é a lampada, esteja conectado com sua igreja ou local de culto, ou templo, ou casa de oração, não importa o nome ou a placa de igreja, esteja conectado com o soquete de Deus, e seja uma lampada cheia de energia, cheia de luz, para lá fora, suportar e enfrentar seus problemas e vence-los, porque a alegria do Senhor é nossa força



Deus se sente alegre quando sabe que você depende Dele, e o que importa para Deus é como você vai terminar a sua vida, se vai depender sempre Dele, porque só ele tem o poder de lhe dar tudo aquilo que voce precisa, é ele que te dá Sabedoria e força para vencer, pois na vida não tem moleza, nada cai do céu, tudo tem que ser conquistado com esforço e fé



Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mateus 24:13



Esta é uma promessa de Deus, se apegue a ela, lute contra todos os seus problemas e persevere até o fim da sua vida, e você vai para a gloria junto de Deus, você será um eterno vencedor e só será livre de problemas quando realmente deixar de existir neste plano terrestre.





Boa sorte



paulo.life @ hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...