segunda-feira, 3 de outubro de 2022

QUANDO A NOSSA HUMANIDADE GRITA MAIS ALTO

 

QUANDO A NOSSA HUMANIDADE GRITA MAIS ALTO

ESTA É UMA MENSAGEM SOBRE COMO ENTENDER MELHOR A NOSSA FRAGILIDADE HUMANA E A BREVIDADE DA VIDA

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. (Miquéias 6:8)

Esta é uma síntese do Evangelho (um resumo, um processo)

Numa outra versão diz assim: O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, o que é certo e correto, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.  (Miquéias 6:8 – nova versão)

NESTA VONTADE DE SEGUIR A DEUS ATÉ O FIM, TRÊS COISAS PEÇO AO SENHOR: LONGEVIDADE, SABEDORIA E SAÚDE

Mas não é tão simples assim pedir sabedoria a Deus: 

 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável (que não tem estabilidade, não tem equilíbrio, que não é constante, que muda, que varia todo tempo) em tudo o que faz. (Tiago 1:2-8

Não podemos ser instável, duvidosos e sem fé, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor, que dirá sabedoria que vem do alto

Dois personagens da Bíblia estavam desiquilibrados e frágeis, porém entenderam a brevidade da vida:

Moisés escreveu este Salmo: Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”  (Salmo 90:12).

Davi escreveu este salmo: Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. 

(Salmos 39:4-7)

Eles eram humanos, limitados e só queriam entender a brevidade da vida e o temor do Senhor

Nós aparentamos ser ESPIRITUAIS, na verdade somos muito HUMANOS

SABEDORIA TEM UM ÚNICO CAMINHO: TEMOR DO SENHOR

                          Há diferença entre EXPERIENTES e SÁBIOS

Eu posso ser experiente em muitas áreas da vida, porém, posso não ser sábio, posso ser experiente na vida profissional, na vida religiosa, com minha saúde e minhas enfermidades, posso me dar bem em muitas questões da vida e posso não ser sábio porque não temo ao Senhor

Provérbios 9:10  - Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas, tem ENTENDIMENTO.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. (Provérbios 9:10

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! (Salmos 111:10

"Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor. (Deuteronômio 8:6)  

Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. (Deuteronômio 13:4)

Olha só um exemplo de Jó – olha a humanidade dele falando mais alto quando só conhecia a Deus de ouvir falar  - Jó conhecia a Deus só de ouvir falar, então tudo que era mal o perturbava, pensamentos maus, sentimentos ruíns, ele ficou totalmente desequilibrado:  

Porque aquilo que eu temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. (Jó 3:25,26)

Mas depois, quando ele conheceu a Deus de verdade, ele teve intimidade com Deus, ele começou a falar muitas coisas sobre Deus, com temor e entendimento ele disse:

'No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento' ".

  (Jó 28:28)

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Outra dica de como podemos nos equilibrar de forma física, emocional e espiritual : O NOVO MANDAMENTO

"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". (Mateus 22:36-40)

E POR QUE É TÃO IMPORTANTE AMAR OS OUTROS?

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. (João 13:34)

Amar a Deus vai nos equilibrar nosso lado espiritual, amar aos outros vai nos equilibrar no lado emociona le amar a si mesmo nos equilibra fisicamente.

Outra dica da Palavra de Deus para nos equilibrar quando a nossa alma está abatida: 

 “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” 

(Salmos 119:25)   

O salmista estava só no pó da rabiola, então ele pede pra Deus vivificar sua vida, isso mesmo, só Deus pode nos renovar quando a alma estiver abatida.

Você já ouviu falar na expressão: “Estou só no pó da rabiola”

Q

Pois é, o SALMISTA chegou a ficar nesta situação, ao ponto de se sentir só no pó, mas ele tomou uma atitude positiva: pediu a Deus para vivificar a sua vida

 

O que significa vivificar: realçar, reavivar, renovar, aperfeiçoar sua fé e te fortalecer no espírito

 

Mas, quais os problemas que nos deixam assim, com a alma apegada ao pó?

 

Quase todos os problemas no mundo de hoje se a gente ficar focados nele, todos nos deixam só no pó...

 

Sejam eles de ordem física, emocional e espiritual.

 

A vida realmente pode nos causar cansaço, desgaste, a ponto de nos deixarmos bem cansados, no final do dia estamos só no resto

 

Mas, na maioria das vezes, quase sempre estamos amarrados em algumas estacas emocionais, alguns estímulos, que são aqueles velho problemas persistentes em nossas mentes, tudo que gera emoção negativa, tende a ficar em privilégio no nosso cérebro de forma pertinente, isso vai nos levando ao pó com facilidade

 

O salmista voltou os seus olhos para Deus, o único que pode nos livrar das pressões diárias

 

A palavra de Deus tem poder para nos libertar, renovar nossa força, nosso espirito e gerar nova vida, longe dos abatimentos físicos e emocionais.

 

Com Jesus no coração somos FORTALECIDOS, libertos de tudo aquilo que nos aprisiona e nos mantem em cativeiro, nas estacas emocionais, pois Jesus veio para desfazer as obras do inimigo, ele é o antidoto contra todo tipo de baixo astral

 

Comece a partir de agora filtrar os estimulos stressantes, os estimulos visuais e auditivos que tentam te amarrar, te desgastar, não deixe as estacas ficarem resistentes, clame ao senhor e diga: 

 

Vivifica-me segundo a tua palavra

 

Diga para si mesmo quando se sentir amarrado a algum problema: a minha alma já esteve apegada ao pó, mas a partir de hoje segundo a tua palavra eu posso ser livre disso tudo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...