quinta-feira, 20 de outubro de 2022

AS CIRCUNSTÂNCIAS E CRISES DA VIDA

 AS CIRCUNSTÂNCIAS E CRISES DA VIDA


Jesus Cristo sabia que cada coisa, fato, circunstância de sua vida, não era apenas fatos e circunstâncias. Eram, em última análise, oportunidades para testemunhar sobre o evangelho, sobre sua missão, sobre o amor de Deus

Por isso, Jesus, o tempo todo, aproveita a ocasião para evangelizar e não fica se lamentando da vida, enquanto que muitas pessoas hoje em dia, só se lamenta e estão envolvidas em crises existenciais

Cristo pensava em viver a vida fazendo a vontade de Deus. O apóstolo Paulo também pensava assim.

Numa das vezes que Paulo esteve preso, justamente por ser um seguidor de Cristo, ele escreveu uma carta da prisão ao jovem Timóteo, seus discípulo e amigo íntimo, dizendo que, embora ele estivesse preso e torturado, espancado, humilhado, o EVANGELHO não estava PRESO

Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. (2 Timóteo 2:9)

Ele aproveitou o momento que estava na prisão e pregou a mensagem de Deus aos soldados da guarda pretoriana, a guarda imperial romana.

Quando termina a carta, ele diz o seguinte: Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César. (Filipenses 4:22)

O que significa isso? Simples: Ele plantou uma nova igreja na casa do Imperador, que o prendia justamente por causa da pregação do Evangelho!

Ele poderia ter chorado, ficado desanimado, o fato de estar preso. No entanto, lembrou-se de que as circunstâncias da vida eram oportunidades para se pregar o evangelho, em qualquer situação, em qualquer lugar, se estivesse bom ou ruin, não importa o local, ele simplesmente evangelizou

Nosso sofrimento, nossas crises existenciais nos dão duas opções, ficar se lamentando e reclamando da vida, deixando nosso emocional abalado ou aproveitar tudo e fazer algo útil, de bom, que possa favorecer a nós mesmo e muitas pessoas

Paulo teve experiências dentro da cadeia e se importou com cada pessoa que estava ali, ele até poderia ser um autor das cartas aos Hebreus onde está escrito:

Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. (Hebreus 13:3)

Imagine alguém preso, fazendo de tudo para se ter bons relacionamentos dentro da prisão e aproveitando oportunidades para ajudar todo mundo

Isto está muito claro, circunstâncias e crises da vida podem nos amadurecer a ponto de sermos pessoas melhores e podermos aproveitar todas as oportunidades para testemunhar do amor de Deus

Paulo detalha em sua carta que as prisões foram formas úteis de pregar o EVANGELHO:

E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. (Filipenses 1:12-18)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...