quarta-feira, 5 de setembro de 2018

AS BRECHAS NA VIDA DE JÓ - PARTE 4



AS BRECHAS NA VIDA DE JÓ - PARTE 4
Nas 3 primeira mensagens desta série estava ensinando sobre o personagem Jó, suas decisões de sacrificar ao Senhor, sua postura de homem reto, íntegro e temente a Deus e que escolheu ficar firme na fé apesar das provações que apareceram na sua vida
Ele perdeu todos os filhos, suas posses, o gado, os empregados e só ficou com a esposa, debilitado e muito doente
Aí vieram seus amigos e ficaram uma semana no quarto com Jó em silêncio, não disseram nada ,ficaram calados . Imagina você doente, acamado e chegam seus melhores amigos e ficam em silêncio com pena de você, 7 dias e 7 noites
Segundo o texto bíblico, Jó foi visitado por três amigos, Elifaz, Bildade e Zofar. Estes amigos também eram sábios e ricos, e pertenciam a uma posição social semelhante à de Jó.
Os três homens foram ter com Jó para consolá-lo. A situação de Jó era tão complicada que num primeiro momento seus amigos não o reconheceram de longe.
Então eles se compadeceram e choraram, rasgaram cada um o seu manto, e lançaram pó sobre a cabeça.
Eles ficaram com Jó durante sete dias e sete noites sem dizer uma única palavra, tamanho era o sofrimento.
Depois que o silêncio foi rompido por Jó (Jó 3), iniciou-se uma longa e formal discussão entre ele seus amigos.
Com base nessa discussão, podemos perceber que os amigos de Jó começaram a estabelecer uma sequência de discursos com o raciocínio de causa e efeito, onde basicamente acusaram Jó de ser o culpado por todo aquele sofrimento.
Assim, em poucas palavras, podemos dizer que os amigos de Jó o acusaram ser um adúltero, ladrão, alguém sem hospitalidade e louco.
Por fim, eles o exortaram a se arrepender. Nos discursos dos amigos de Jó podemos perceber toda a insensatez da sabedoria humana (Jó 4-31).
Jó fica mais triste ainda e depois de uma semana começa a se defender.
Do capítiulo 4 até o 42 do livro de Jó está descrito esta conversa interminável entre Jó e seus amigos .
Ninguém ainda conhecia Deus de verdade, todos só conheciam Deus de ouvir falar, portanto, nas muitas palavras e discursos, não faltam acusações contra Jó e debates sobre quem é Deus afinal
Jó poderia ficar com raiva deles que só quiseram lhe acusar. Portanto nesta experiência Jó começa ater mais intimidade com Deus.
Ele começa a ouvir Deus em sua consciência. Ele começa a refletir em tudo que lhe aconteceu. E todas as perguntas que Jó faz para Deus, ele não responde, não explica e nem dá tantos detalhes
Assim somo nós, queremos entender tantas coisas, e quando algo ruím nos acontece, perguntamos pra Deus ou falamos esta frase: “ que mal eu fiz pra Deus para merecer isso”
Dizemos coisas insensatas, como se Deus fosse culpado de tudo que nos acontece
As vezes temos tantas brechas na nossa vida e não sabemos como consertar .
Melhor é se consertar primeiro, e depois vamos saber que muitas coisas que acontecem conosco é culpa nossa e na maioria das vezes também colocamos toda culpa no diabo
Repito! O diabo só pode nos acusar e oprimir se tivermos brechas, no mais, se resistirmos as investidas dele, ele fugirá de nós, este é o escape:
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
(Tiago 4:7)
Mas Jó permanece crendo na soberania de Deus e aproveita para descansar no Senhor e no tempo certo Deus iria lhe exaltar e lhe restituir tudo novamente
Jó apesar de toda provação, não abandona Deus por nada e começa a ouvi-lo atentamente e entender seus planos, aí Jó descobre que todos os planos de Deus não podem ser frustrados .
No final das contas Jó descobre umas das mais importantes verdades bíblicas:
Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:1-6)
Jó não estava entendendo nada sobre o bem e o mal, mas se arrepende do seu mal entendimento das coisas espirituais.
Ele sobreviveu entre o bem e o mal. Tudo de mal ou pior, ele atribuía a Deus, porém, na intimidade descobriu que é melhor sempre fazer a vontade de Deus, permanecer incluso nos planos Dele, porque seus planos jamais serão frustrados e tapar as brechas, e também orar pelos seus amigos que lhe acusaram com duras palavras, não ficar com raiva deles, também eram ignorantes no conhecimento de Deus
Então Deus ,começa a falar com Jó e seus amigos abertamente, e muda o entendimento de Jó acerca das coisas espirituais e Jó começa a evangelizar os amigos, começa a ser um homem de oração e intercessão
Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó. E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.
Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.
E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.
Também teve sete filhos e três filhas.
E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta (Jó 42:7-16)
Jó serviu ao Senhor em boa velhice, e com certeza aprendeu lições valiosas de como ter intimidade com Deus, não só de viver conhecendo Deus só de ouvir falar, no raso.
Jó aprofundou sua intimidade com Deus
Tudo lhe foi restituído novamente. Teve mais 10 filhos
Com certeza suas experiências dolorosas lhe ensinaram lições sobre como cuidar bem dos filhos, não deixando eles à vontade novamente em festas e bebedeiras, mas lhe ensinando o caminho correto do Senhor em adoração, sacrifícios, louvores, orações, guardando os mandamentos e fugindo de toda aparência do mal
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
(Provérbios 22:6)
Jó também aprendeu a controlar a ansiedade, descansando no Senhor, evitando que Satanás lhe causasse mais enfermidades
Enfim, Jó pela intimidade com Deus começa viver no sobrenatural, entendendo como o mundo espiritual nos influencia a tomar decisões sábias, posturas corretas e escolhas certas, sempre focados na perfeita vontade de Deus

Escrito por Paulo cezar gomes de souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...