quarta-feira, 5 de setembro de 2018

AS BRECHAS NA VIDA DE JÓ - PARTE 1



AS BRECHAS NA VIDA DE JÓ - PARTE 1
Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
(Romanos 15:4)
Tudo que está escrito nas Escrituras é para nosso ensino, para nos dar esperança na vida eterna, para nos deixar no foco da salvação.
Todos os personagens bíblicos nos ensina algo, com eles aprendemos o que pode e o que não pode dar certo, tanto com os erros e acertos que eles tiveram na caminhada com Deus, e com as experiências deles alcançamos sabedoria
Esta é uma série de mensagens, vamos aprender um pouco mais das Escrituras e cada personagem da Bíblia Sagrada vai nos ensinar como fazer a vontade de Deus
Jó é o primeiro personagem da série: Posturas corretas, escolhas certas e decisões sábias.
Muitos estudiosos da Bíblia Sagrada considera ele o livro de Jó, o mais antigo das Escrituras.
Ninguém sabe quem foi o autor que escreveu o livro de Jó.
Muitos acreditam que Jó viveu na época dos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó
O livro de Jó lendo ele de modo superficial parece que se sustenta sozinho, não tem nenhuma relação ou conexão com os outros livros da Bíblia.
Mas, no livro de Jó tem um personagem muito conhecido que aparece em todos os livros da Bíblia, de Genesis a Apocalipse, seu nome é Satanás
O livro de Jó não está na bíblia por acaso, nele aprendemos muito sobre a origem do mal.
Vamos entender que Satanás colabora com o plano de Deus e vamos refletir sobre certas perguntas pertinentes e oportunas:
Por quê o mal nos alcança? Por que Deus permite que Satanás tenha domínio sobre a terra?
Por quê as pessoas são provadas e testadas por Deus?
Por quê Satanás tem poder de nos oprimir?
Jó era um homem íntegro, reto ,temente a Deus e que se desviava do mal. São quatro qualidades importantes de um homem de Deus, mesmo assim lhe sobreveio uma grande calamidade, tudo que é mal lhe alcançou
Vamos ao texto Bíblico:
Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. (Jó 1:1-3)
Jó era um homem riquíssimo, o homem mais rico do Oriente, era íntegro (sincero, honesto, incorruptível, irrepreensível na sua conduta), era reto (direito, focado, determinado), era temente a Deus (tinha respeito, reverencia e honra para com Deus), e se desviava do mal (procurava não pecar, era vigilante, fugia da aparência do mal) porém, ainda conhecia Deus só de ouvir falar...
Conhecer a Deus de só ouvir falar é diferente de conhecer a Deus na intimidade, de ouvir a voz dele e se relacionar corretamente com Ele
Assim, como muitos de nós, conhecemos Deus de ouvir falar, viemos e vamos a igreja porque ouvimos falar que Deus é bom, que Deus cura, liberta e faz milagres
E Jó era assim, aprendeu com seus pais a adorar a Deus e sacrificar, portanto se tornou religioso, ele tinha uma tradição religiosa que lhe ensinou a temer a Deus
A Bíblia diz: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. (Provérbios 9:10)
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Salmos 111:10)
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. (Provérbios 1:7)
Se as Escrituras diz que temer a Deus é somente o princípio para alcançarmos sabedoria e conhecimento, então quem teme a Deus é sábio?
Ainda não, está apenas no princípio, apenas começando a entender toda sabedoria que vem de Deus
Jó buscava Deus de forma individual, nem sua mulher e nem os seus muitos filhos buscavam a Deus da forma que Jó fazia, provavelmente ele não os orientou, e deixou os filhos bem á vontade, porque pelo texto bíblico eles só pensavam em festas e bebedeiras
Enquanto Jó adorava Deus e sacrificava, seus filhos comiam e bebiam vinho à vontade, viviam entre festas, glutonarias e bebedices o ano todo
E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. (Jó 1:4,5)
Jó era assim, ele estava começando a entender Deus, por isso procurava se acertar, ter as posturas corretas, as escolhas certas e as decisões sábias
Portanto, além de fazer seus devocionais com Deus ele terceirizava a adoração e os sacrifícios em favor de todos os seus filhos .
Ele tinha medo que seus filhos estivessem pecando e algo ruim poderia acontecer com eles, por isso orava por eles e pedia a proteção divina, além dos sacrifícios diários
Este homem bom foi provado por Deus e oprimido pelo diabo de forma intensa
Por que o mal lhe aconteceu? Por que então a desgraça alcançou a família de Jó?
Por quê Jó foi provado por Deus? Porque Satanás investiu na família dele?
Por causa de apenas um motivo: brechas
O que são brechas?
LITERALMENTE: O termo brecha é utilizado para fazer referência a uma rachadura, uma fenda, uma fresta, um rombo, espaços abertos, costuma ser usado para mencionar as aberturas em paredes, muros, cercas ou vedações.
ESPIRITUALMENTE: Brechas são espaços abertos em nossas vidas, onde é facilitada a entrada do inimigo das nossas almas para nos atacar individualmente, a nossa família, os nossos negócios etc
Todo pecado por exemplo, são brechas que nos afastam de Deus e dão legalidade ao diabo para nos oprimir, matar, roubar e destruir
Foi o que aconteceu com Jó. Ele tinha brechas e seu filhos também.
Então Satanás que observa tudo e à todos achou legalidade nisso tudo
Quem deu autoridade a Satanás para investir em pessoas quando elas tem brechas?
Eu já disse que Satanás colabora com os planos de Deus. Jó foi tentado e testado por Satanás, Jesus foi tentado e testado por Satanás e eu e você também vamos ser testados
Vamos entender isso, como funciona este negócio de Satanás ter autoridade de Deus para oprimir as pessoas na terra
Isso a gente vai estudar nas próximas mensagens, pois a autoridade terrena dada a Satanás, começou a ser descrita no livro de Genesis, quando o primeiro casal Adão e Eva desobedeceram uma ordem de Deus e comeram o fruto proibido
Por enquanto, Segue aqui abaixo uma conversa sinistra no livro de Jó, a conversa mais sinistra da Bíblia Sagrada, parece até o início de um roteiro de filme de terror sendo escrito,
E num dia em que os filhos de Deus ( a saber os * anjos) vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
(Jó 1:6-12)
Observe o texto, foi Deus quem prepara a reunião no céu com os anjos e Satanás também é convidado, e foi Deus quem pergunta para Satanás sobre Jó
Este Texto é intrigante!
Como que um anjo que se rebelou contra Deus e foi expulso do céu, foi jogada para a terra, ainda tem permissão para participar das reuniões celestiais
Não só participou como acusou as condutas, posturas e atitudes do nosso amigo Jó diante do Senhor
Diante do testemunho dado por Deus da fidelidade de Jó, Satanás sugere que toda sua integridade se devia ao fato de Jó ser abençoado por Deus e possuir tantos bens quanto desejava.
Em outras palavras, Satanás estava acusando Jó de ser uma pessoa interesseira, de modo que sua fidelidade estava condicionada aos bens que Deus havia lhe concedido possuir, e que se caso tudo aquilo lhe fosse tirado, certamente Jó blasfemaria contra Deus.
No ambiente terrestre, Satanás observava atentamente a vida de Jó e foi relatar o que viu para Deus, quando o Senhor lhe perguntou sobre Jó
Satanás através das brechas dos filhos de Jó, já sabia que ele tinha legalidade para agir na vida deles, estavam desprotegidos, nos ambientes de festas, regadas a muito vinho .
Então Satanás faz uma proposta maligna, pede a Deus para tocar em Jó
Jó neste caso era inocente, ele não tinha brechas na sua alma e espírito, pois era íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal
DEUS NÃO TOCA EM JÓ, MAS PERMITE QUE SATANÁS TOQUE ONDE EXISTE BRECHAS
Então o Senhor permitiu que Satanás submetesse Jó a um teste, podendo tocar em tudo o que possuía, exceto em sua vida (Jó 1:12).
Com a permissão de Deus, Jó perdeu todos os seus gados, e seus servos foram mortos a fio de espada (Jó 1:13-17).
O ataque de Satanás começa, ele prepara uma chacina, mata os empregados, o gado e depois todos os filhos de Jó.
Notem que ele tem poder sobre a natureza, ele age induzindo pessoas para realizarem a matança, controla os ventos e os relâmpagos, tudo isso para provocar uma calamidade na família de Jó
E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
(Jó 1:13-22)
As festas regadas a vinho, neste dia acontecia na casa do irmão primogênito, o mais velho dos filhos de Jó. No total ele tinha sete filhos e três filhas.
O filho que deveria ser uma benção, o mais velho deveria influenciar toda a turma, deveria ser influenciado pelo pai, infelizmente estava distraído com bebedeiras e festas, a desgraça aconteceu, estavam todos distantes de Deus em ambientes que não agradavam ao Senhor
Eram filhos distraídos com as coisas do mundo, com baladas, festas, bedidas alcoólicas e sem nenhum interesse de fazerem a vontade de Deus
Jó atribuiu a Deus toda a desgraça que aconteceu. Ele realmente conhecia a Deus só de ouvir falar. Nem percebeu que tudo que aconteceu foi um ataque de Satanás onde tinha brechas
Numa segunda reunião dos anjos, Satanás volta a falar com Deus, e intensifica a opressão. Ele descobre que Jó tem outra brecha
Aí a situação de Jó piora. Além de perder todo gado, os empregados e os 10 filhos, Satanás ataca a saúde de Jó. Ele é acometido de grave enfermidade.
Ainda sim ele continua mantendo sua sinceridade diante de Deus
Mesmo assim ele continua conhecendo a Deus só de ouvir falar, e ainda não aprendeu a discernir os ataques do inimigo
Na segunda parte desta mensagem você vai descobrir qual foi a BRECHA que deu legalidade para Satanás agir na saúde de Jó
Continua na próxima mensagem... Parte 2
escrito por paulo cezar gomes de souza
***

Um comentário:

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...