quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A AUTORIDADE DE JESUS E A AUTORIDADE DE SATANÁS (PARTE 2)



O PLANO ORIGINAL DE DEUS - A AUTORIDADE DE SATANÁS
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
(Gênesis 2:7-9)
Deus cria o primeiro homem, este é o plano original e através dele, Deus tem planos para formar uma família e depois um povo santo, uma nação que lhe fossem seus filhos fiéis na terra
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. (Gênesis 2:15)
A ordem de Deus para o homem era para administrar o jardim e protegê-lo
Protegê-lo do que, protegê-lo de quem?
Do maligno! Deus sabia que Satanás estava por ali observando os passos do homem em direção a Deus e tudo o que ele fazia
E Deus ordenou ao homem o que ele deveria fazer, e também criou uma ajudadora para o homem:
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam. (Gênesis 2:16-25)
Pronto! O casal estava formado, só faltava agora, fazer um teste de obediência e fidelidade
Deus não criou robôs, ele criou humanos e com vontade própria, com capacidade para tomar decisões e escolhas sérias
Se o homem fosse obediente nas coisas terrenas, Deus confiaria a ele as coisas espirituais, mas o ser humano com seu livre arbítrio decidiu desobedecer as ordens de Deus e o resultado gerou consequências eternas
O casal deveria administrar o jardim, cuidar das plantas e dos animais e não comer o fruto proibido
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:15-17)
O casal falhou, não guardaram o jardim, não obedeceram as ordens de Deus.
Num certo dia, Eva estava sozinha diante da árvore:
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. (Gênesis 3:1-5)
Aconteceu aqui a primeira sessão espírita. O diabo simplesmente incorporou na serpente e falou com Eva.
A mulher além de dizer que não poderia comer, acrescentou que nem poderia tocar no fruto.
Ela foi devidamente avisada pelo seu marido sobre a gravidade do fato, se houvesse uma desobediência

Satanás achou uma brechinha em Eva, iniciou uma conversa informal, agiu com astúcia, enganou, distorceu a verdade
Mas, Satanás sutilmente lança uma dúvida, uma curiosidade, uma idéia, uma sugestão, uma novidade: "Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal"
Quem não gostaria de ser como Deus, conhecedor de tudo, do bem e do mal. Nisso a mulher foi tentada a pecar!
O mítico pecado do Éden foi contado pela teologia judaico cristã como a busca do homem em estabelecer para si domínio e igualdade com Deus.
Oferta que entrou no coração da mulher e do homem, como uma proposta sedutora da serpente.
Se tornar como Deus foi a proposta mais sedutora que uma pessoa poderia ouvir. Ninguém conheceu Deus como Adão e Eva, então ela sabia do que se tratava aquela proposta, criar, dar vida, governar, ser senhor, controlar todas as dimensões e ser adorado, não era de se resistir mesmo.
Notem que Satanás aguçou os 5 sentidos da mulher, ela comeu o fruto proibido e depois ficou envergonhada pela desobediência e se arrependeu
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
(Gênesis 3:6,7)
Os nossos desejos mais íntimos são realizados pelos 5 sentidos que temos dentro da nossa composição humana: audição, visão, tato, olfato e paladar
A mulher ouvia a serpente (audição), ela viu o fruto agradável e bonito e o cobiçou (visão), ela pegou o fruto em suas mãos (tato), ela cheirou o fruto e o cheiro era bom, porque se o fruto tivesse cheiro ruim, provavelmente não comeria (olfato) e depois colocou o fruto na boca com prazer (paladar) e depois foi logo correndo oferecer a seu marido, que também experimentou
Aí que mora o perigo, todos os pecados que cometemos ativam os nossos desejos através dos 5 sentidos
Toda cobiça começa no olhar, ouvimos aquilo que agrada nossos ouvidos, experimentamos o gosto de todas as coisas, cheiramos pra sentir prazer, e colocamos a mão onde não se deve
Assim como Eva devemos fazer de tudo controlar nossos 5 sentidos, senão seremos alvos em potencial nas tentações e seduções que Satanás vai nos oferecer .
E cada um de nós será tentado pelos nossos próprios desejos
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência (desejos da carne).
Depois, havendo a concupiscência (desejo) concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
(Tiago 1:13-15)
Por causa da desobediência do primeiro casal a terra ficou sob uma maldição.
Adão e Eva ficaram com vergonha de encarar a realidade na prestação de contas com Deus, deram desculpas para o pecado.
Toda a descendência da mulher ficou sob a influencia do pecado
Satanás o sedutor e enganador ficou com o direito de ter dominio e autoridade sobre a terra
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. (Gênesis 3:11-20)
O pecado foi uma escolha deliberada de Adão e Eva, embora esta haja sido enganada. A revelação bíblica desde sempre expõe-nos perante as consequências universais do pecado cometido pelos nossos primeiros pais no Jardim do Éden arrastando atrás de si toda a humanidade.
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”
(Romanos 5:12).
Nascemos com uma natureza que pode produzir toda a sorte de maus frutos.
Toda humanidade está sujeita aos ataques de Satanás, que pela desobediência do casal passou a ter domínio terrestre
Este domínio terrestre se estende até os dias de hoje, porque os planos de Deus também são revelados até hoje
Pecamos porque somos pecadores. Os pecados são o resultado natural do pecado que afeta toda a nossa natureza (espírito, alma e corpo).
A própria natureza segundo o relato bíblico, sofre essas mesmas consequências: disso é hoje um sinal evidente o que acontece na poluição, na destruição dos ecossistemas, nas espécies em vias de extinção, nos produtos altamente destrutivos que o homem “fabricou”, na corrupção, na violência, etc. Tudo culpados pecados dos homens
Mas pelo facto de estarmos atingidos à nascença, na nossa essência pelo pecado, isso não significa que estejamos condenados a viver à sua absoluta mercê.

Em primeiro lugar porque Deus nos equipou, visto isto na história mundial, na Sua infinita misericórdia e pela Sua graça comum estendida a todos os homens, da consciência individual, de leis morais vertidas na Sua revelação no Monte Sinai a Moisés (os Dez Mandamentos), e de um sistema de autoridade reguladora da sociedade.
Se assim não fora já há muito que teríamos sido engolidos e destruídos (não aniquilados) da vida presente, e eternamente condenados a viver separados de Deus sem qualquer hipótese de salvação.
Mas, Deus nos ama e traçou um plano para não sermos desamparados no mundo
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
A vida terrena foi-nos concedida pelo Criador como uma oportunidade de, pela Sua revelação e iluminação, face à morte e ressurreição de Cristo, vivermos com Ele eternamente.
Por causa de Cristo temos acesso a uma nova vida livres do pecado
É difícil, à luz da Bíblia, considerarmos alguns pecados mais graves do que outros excepção feita ao pecado contra o Espírito Santo para o qual não existe perdão, em virtude de ser Ele o único que nos pode convencer do estado em que nos encontramos.
Pecado é pecado. Talvez uns nos choquem mais do que outros culturalmente, mas não temos o direito de apontarmos o dedo a quem quer que seja, porque também nós sofremos do mesmo mal na raiz e, se não fomos “apanhados” por algum deles, temos de levantar as mãos para o Céu; e, se fomos apanhados por eles, também é para o Céu que temos que levantar as mãos em busca de auxílio, de perdão, de graça, de misericórdia e de salvação
Graças a Jesus, por causa de suas posturas, escolhas e decisões de realizar o plano de Deus até o fim, nos amou e morreu por nós quando ainda éramos pecadores
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
(Romanos 5:8)
Jesus conquistou na cruz, autoridade espiritual, e se tornou o nome mais poderoso do universo e ele se manifestou para desfazer todas as obras do diabo
Quem continua praticando pecados é usado pelo diabo, mas quem aceita Jesus como Senhor e Salvador torna se filho de Deus
Então no mundo que jaz no maligno vai existir os filhos do diabo que são influenciados por ele e os filhos de Deus que são influenciados por Jesus
De que lado você está?
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8 )
E a autoridade de Jesus pertence a os que também são filhos de Deus, que podem também usar o nome de Jesus com autoridade neste mundo para desfazer todo tipo de mal
E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
(Efésios 1:19-23)
Creia em Jesus, usufrua da sua autoridade espiritual resistindo ao diabo, espalhando o evangelho até os confins da terra
continua na próxima mensagem... PARTE 3
Escrito por paulo cezar gomes de souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...