quinta-feira, 10 de maio de 2018

FERIDAS CICATRIZADAS (PARTE 1)




FERIDAS CICATRIZADAS (PARTE 1)  

Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 

Alexandre, o latoeiro, causoume muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém. (2 Timóteo 4:6-18

Esta é uma das últimas cartas de Paulo. Ele estava preso em Roma, aguardando a sua sentença de morte. Sua acusação era ter pregado o evangelho.

Então, ele envia uma carta para Timóteo, seu fiel discípulo e amigo, um jovem pastor

Paulo já estava pressentindo sua morte. O que ele reclama nestas ultimas palavras da carta, não é sobre a prisão, escura e fria. Ele cita o nome de pessoas  

Paulo foi ferido por pessoas. Mas, como ele tinha a mente de Cristo, ele perdoou a todos 

Em 2 Timóteo 4:8-18 ele cita dois nomes - (Demas e Alexandre, o latoeiro, este último  foi um cara que causou muitos males a Paulo)  

Demas caiu fora da Obra e abandonou o seu Ministério. Demas e Alexandre, o Latoeiro, desanimaram e saíram da Obra do Senhor.

Observe que, na segunda Carta que Paulo escreveu à Timóteo, já por volta dos anos 66 ou 67 D.C, ele relatou que Demas o abandonou e saiu da Obra (2ª Timóteo cap. 4, vers. 10).

Já Alexandre, o latoeiro, foi pior que Demas! Apesar de também ter saído da Obra, ele passou a causar muitos males ao Apóstolo Paulo

Mesmo assim, Paulo orou por ele e entregou o caso nas Mãos de Deus, pedindo justiça. Paulo perdoou...

Nesse período, o Apóstolo Paulo se encontrava preso e sendo julgado em Roma e foi severamente prejudicado por esse ex-obreiro chamado Alexandre, o latoeiro.

Tinha esse apelido de Latoeiro, porque como é do conhecimento de todos, latoeiro é uma espécie de artesão, que trabalha com metais, cobres, etc.

Ele se tornou um inimigo da Obra de Cristo, um verdadeiro empecilho. 

Paulo foi ferido por várias pessoas, o pior deles foi o LATOEIRO, mas ele deixou as feridas cicatrizarem, ele perdoou. Paulo era imitador de Cristo

A gente percebe com facilidade uma ferida nas pessoas. Por exemplo, um curativo na perna, uma bandana na cabeça, um corte no braço, indica ferimento, ferida exposta e geralmente dói

Ferida na alma das pessoas a gente não consegue identificar facilmente. 

Não conseguimos imaginar quando uma pessoa tem um ferida na alma, as vezes, ela disfarça muito bem

Todos nós passamos pela vida e somos feridos por pessoas ,e talvez nós também causamos feridas na alma das pessoas, ninguém está isento disso.

Eu já fui ferido várias vezes, na adolescência, na escola, na fase jovem com os amigos, na fase adulta, na igreja

A questão é  vamos curar estas feridas, vamos deixar que elas virem cicatrizes ou vamos ficar mexendo, doendo e saindo sangue

Mexer em ferida aberta sangra e dói, mexer em ferida cicatrizada não sentimos nada

A gente sabe que um dia a ferida esteva lá, mas nunca esquecemos que fomos feridos e a ferida esteve ali por muito tempo, mas cicatrizada ela não dói mais

O que cicatriza a ferida é o perdão  

“Tolerem uns aos outros e também perdoem uns aos outros se algum de vocês tem alguma queixa contra alguém. Assim como o Senhor lhes perdoou, vocês também devem perdoar uns aos outros.” – Colossenses 3:13

Os cristãos devem ter um coração que perdoa, como Cristo exibiu na cruz, Ele disse: “Pai, perdoe-lhes, pois eles não sabem o que fazem” Lucas 23:34. Também devemos tolerar: “uns aos outros e também perdoar uns aos outros se algum de vocês tem alguma queixa contra alguém. Assim como o Senhor lhes perdoou, vocês também devem perdoar uns aos outros” Colossenses 3:13. 
Quando fazemos isso, o arrependimento verdadeiro fluirá com bastante facilidade. No em tanto o arrependimento que é falso como daqueles que têm uma forma de piedade sempre buscando a verdade, mas nunca praticando-a (2 Timóteo 3), nestas pessoas faltará estes elementos e a profundidade espiritual.
Um coração que perdoa,  perdoa, independentemente se a outra pessoa pede perdão ou não. Significa que deixamos que Deus resolva o assunto, porque o perdão não deve ser retido até o arrependimento da outra pessoa. 
O perdão deve mostrar o amor de Cristo, misericórdia e compaixão; “sejam bons e tenham compaixão uns dos outros. Perdoem uns aos outros como também Deus, em Cristo, perdoou a vocês.” – Efésios 4:32.


continua na próxima postagem...   PARTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...