quinta-feira, 6 de outubro de 2016

SANSÃO - A ESPERANÇA DE ISRAEL


SANSÃO - ESPERANÇA DE ISRAEL 

Sansão era a esperança de libertação do povo de Israel. Sansão foi alguém nascido sob uma promessa feita pelo próprio Deus.

Juizes 13:3

Sansão estava preparado para realizar a obra que deveria fazer.

Sansão tinha unção de Deus, tinha autoridade, mas não tinha imunidade para as tentações.

Assim como nós, podemos ter a unção de Deus, estar preparado para realizar muitas tarefas, mas não estamos imunes aos erros.

 Desde sua infância e mocidade Sansão era abençoado por Deus

Juizes 13:24

 Sansão começou a mudar seu rumo, ao se relacionar com mulheres pagãs.

 Juízes 14:1-3  e Juízes 16:1

 Ao usar sua teimosia, ao desobedecer aos pais e a Deus e ao se entregar a sensualidade e prostituição, unindo sua vida com os inimigos, ele começou a perder a intimidade com Deus.

 Sansão já era visto como “mulherengo” dentro das cidades filisteias, cidades ondeficavam seus piores inimigos.

 Sansão desobedeceu uma ordem divina sobre o jugo desigual, desprezou sua missão, e casou-se com uma mulher estrangeira, seus impulsos sexuais falavam mais alto do que as orientações divinas.

Sansão se associou com seus inimigos que eram traiçoeiros e planejaram matá-lo.

 Forçaram a mulher dele (Dalila) a descobrir o enigma da sua força. Sansão flertou com o pecado e se deu mal, ele não tinha consciência das consequências.

Quando um filho de Deus se coloca no terreno proibido, ele só colhe consequências negativas.

Sansão queria aventura, paixão, sensualidade e se esqueceu da sua missão que era trabalhar para Deus, e casou-se com uma mulher do povo inimigo (jugo desigual)

 Sansão foi pego na armadilha do inimigo, e lhe cegaram os olhos, na sua ânsia de arrependimento, Sansão morreu na sua própria força, oque lhe restou foi morrer junto com seus inimigos, derrubando as paredes onde ele estava acorrentado.

 Todos morreram inclusive Sansão. Ele poderia ser salvo desta armadilha se não brincasse tanto com o pecado e com a unção de Deus, mas, seus atos foram contrários a sua vocação

Sua propensão para o pecado foi muito maior do que o ideal planejado por Deus para ele

 Sansão tinha vários problemas: o tamanho da sua força era na mesma proporção do seu descontrole emocional, não tinha domínio próprio.

 Quando Sansão se apaixonava, ele jogava tudo para o alto: conselhos dos pais, da sua religião, vocação ministerial... enfim tudo que se dizia a respeito da sua unção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...