quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

Deus Nos dá o dom da vida : Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. 
(
Gênesis 2:7)  
Junto com o dom da vida, Deus nos dá talentos, habilidades, recursos, oportunidades e torce para agente crescer na vida: A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. (Mateus 25:15)

Junto com a vida, sempre tem um novo dia, uma nova noite, nova semana, novo mês, e tudo tem a ver com o tempo e nosso disposição de viver o tempo.

Deus conhece cada vida, cada pessoa, sonda nossos corações, sabe onde estamos indo e até onde podemos chegar, cada um tem o seu potencial a ser desenvolvido
A vida é uma dinâmica e tudo depende de como aproveitamos as novidades, e muitas vezes o que atrapalha nossa evolução é maneira como somos negligentes com nossos dons e habilidades.

Cada ser humano tem uma história, nem todos nascem em berço de ouro, muitos tem que dar um duro danado para sobreviver, muitos não tem herança familiar, nasceram na miséria, outros tem que suar muito para conquistar seu espaço, nem tudo vem de mão beijada.
Deus não despreza ninguém e nem deixa de conceder oportunidades para todos, já diz um ditado: “O sol nasce para todos”

Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. (Mateus 5:45)
Deus distribui seus dons, talentos e habilidades para todos, em menor ou maior grau, todos tem condições e capacidade de se dar bem em alguma coisa.

Deus conhece a disposição de cada pessoa de produzir algo com sua capacidade. Basta ela aproveitar as oportunidades e tentar
Muitos desistem, muitos enterram seus talentos, isto é negligência com o que temos de melhor, a capacidade de desenvolver nosso potencial

Na parábola dos talentos descrita  nas Escrituras: Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. (
Mateus 25:14-18 )

3 tipos de pessoas receberam algo de um proprietário, e de acordo com suas capacidades decidiram o que iriam fazer
Um deles se esforçou bastante com oque tinha em mãos, não se acomodou, trabalhou, investiu tempo, usou sua inteligência, fez bons negócios e conseguiu multiplicar o que tinha, assim como outro segundo homem, que não recebeu igual quantia, não foi os mesmos recursos, um pouco menos, mas mesmo assim, também batalhou e fez bons negócios.

Esses dois empregados não foram negligentes. Agora uma terceira pessoa, que apesar de ter pelo menos um talento, deveria também aproveitar as oportunidades, só que não fez nada, desperdiçou o tempo, teve medo de arriscar, ficou se lamentando da vida, acomodado, não encarou nenhum desafio, não progrediu  e literalmente enterrou seu talento
É claro que nesta parábola o talento significava dinheiro, mas Jesus queria mostrar aos seguidores dele como as pessoas são diferentes na hora de administrar o que eles tem em mãos, e dependendo a capacidade de cada um,  eles vão colher exatamente o que plantar

E pelo menos Deus não deixa ninguém nesta terra, sem dons, habilidades ou talentos, pelo menos alguma coisa ele nos capacita
A pessoa negligente é aquela que desperdiça todas as oportunidades, não se arrisca, depois fica se lamentando da vida, espera as coisas caírem do céu, não se esforçam pra nada, não multiplica o que tem, sempre busca caminhos mais fáceis e não desenvolve seu potencial, fica a mercê da vida, sem chances nenhuma de prosperar.

Depois disso não há como culpar Deus, os outros e se sentir um coitadinho, porque nada dá certo e não há sorte. Nesta vida amolecer é pior do que se entregar.
A questão maior é a negligência. Oportunidades chegam a toda hora, só não percebe que não quer.

O que é que estamos fazendo com a nossa vida?

Como estamos usando nossos dons e talentos?

Como estamos aproveitando o tempo?

O que estamos multiplicando com aquilo que Deus nos dá?

Estamos multiplicando talentos ou problemas?

Se não estamos aproveitando as oportunidades que Deus coloca na nossa frente, para prosperarmos financeiramente, emocionalmente e espiritualmente estamos aos poucos sendo enterrados vivos.
Não enterre os dons, habilidades e talentos, não viva no sufoco, sem nada de bom no coração para produzir, multiplicar, olhe para Deus e fale: “eu vou me esforçar, não vou desprezar  o talento e ficar com medo de arriscar, eu vou a luta, multiplicar e vencer ”

Não espere dias melhores, o tempo certo é agora, não retroceda, não seja enterrado vivo, fique de olho nas oportunidades.
O que acaba com uma vida, o que impede a realização de nossos sonhos é a negligência em não tentar desenvolver nosso potencial 

Preste atenção nas novidades, desenvolva o seu potencial!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...