quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

UM SENSO DE URGÊNCIA



UM SENSO DE URGÊNCIA

Jesus Cristo nos deixou um exemplo de estratégia e evangelização em tempos de urgência.

Está registrado em João capítulo 4, ali há uma oportunidade de ver Jesus em ação, ensinando seus discípulos, com seu exemplo, a salvar pessoas

Nesta história, aprendemos de Jesus Cristo, que ao evangelizar, ele tem um senso de URGÊNCIA, ele aproveita todas as oportunidades para alcançar uma vida, corre o risco, é ousado, tem sensibilidade para relacionar com as pessoas e tudo faz por milagres

Acompanhe esta passagem à partir do Evangelho de João capítulo 4:

Jesus deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. (meio dia) 

Quase no meio do dia, Jesus cansado da viagem e com fome, resolve beber água num poço e seus discípulos vão até a cidade comprar comida

Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

Povos inimigos se encontram, Judeus não se falavam com Samaritanos há muito tempo, mas Jesus resolve quebrar barreiras sociais e traçar ali uma estratégia de evangelização

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 

Jesus falou com uma mulher samaritana e correu muito risco. Naquela época, tal como nos nosso dias, entre os muçulmanos, não se podia falar com uma mulher que não fosse sua esposa ou parente próxima. Era falta de respeito, meter-se na intimidade dos outros; era falta de dignidade, os que tentassem fazer isso poderiam ser punidos publicamente

Nesta barreira difícil de ser superada, Jesus corria riscos físicos bem possíveis, ele poderia apanhar, ser apedrejado, mas ele resolve manter uma intimidade para evangelizar

E a mulher se envolve na conversa naturalmente. Jesus percebe que vive de maneira errada, que ela tem uma vida duvidosa e infeliz em seus relacionamentos amorosos. Até a própria reputação de Jesus estava em jogo, logo se alguém visse Jesus com esta mulher pensaria que ele estava afim de se relacionar com ela, no português claro,  pensariam que ele estaria dando uma cantada nela

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.

Jesus começa a falar sobre assuntos espirituais, incluindo a água viva, que simbolizava a presença do Espírito Santo de Deus, que seria derramado no coração das pessoas. Ele começa a dizer que tem algo melhor para avida dela, algo que vai preencher o vazio do seu coração

Logo em seguida pede para chamar seu marido, logo, ele percebe que ela, pelo modo de vida e de falar, que não tem relacionamento fixo, então resolve, criar uma outra estratégia, para entrar nos assuntos particulares com esta mulher, sem nenhuma intenção de se relacionar com ela, apernas aliviar o vazio que está em seu coração

 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

Jesus começa a ler o seu coração, a falar coisas referentes ao seu passado, que só Deus sabe, e a mulher percebe que Jesus é um profeta de Deus, que revela o oculto e o desconhecido

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Jesus começa a falar coisas referentes a adoração a Deus, ele entra na esfera da fé, e começa a evangelização exaltando a Deus, dizendo que o importante não é o lugar e sim as pessoas. Todas as pessoas agora teriam acesso a Deus em qualquer lugar.

Jesu começa a falar dele mesmo: A salvação vem dos judeus, vem através de Cristo, mas todos terão acesso a Cristo, basta crer Nele em qualquer lugar  

A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

Finalmente Jesus revela ser ele o Cristo e para espanto da mulher, ela fica impactada, sai correndo contar aos seus conterrâneos a novidade

E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. 

E disse a mulher quando chegou na cidade, que Cristo apareceu na frente dela, e todos foram conferir a novidade. Muitas pessoas se achegaram a Jesus. Mas seus discípulos chegaram e lhe ofereceram comida

E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. 

Jesus mostra claramente aos discípulos que agora não era a hora de comer. Havia chegado muita gente e a prioridade agora era evangelizar. Deixem a comida para depois, o momento, a prioridade de Cristo era se relacionar com pessoas e mostrar a salvação

Os discípulos até pensaram que alguém havia trazido comida para o mestre, quando eles estavam ausentes e ele já estava satisfeito. Mas Jesus fala de outro tipo de comida

A fome que Jesus tinha era de fazer a vontade do Pai. Esta era a comida espiritual, estar sempre dando prioridade a evangelização e Jesus queira ensinar seus discípulos a ter este senso de urgência. 

Até fez uma comparação com a colheita de milhos, dizendo que se colhe eles após 4 meses após o plantio. Pode se esperar algum tempo, mas, no caso de pessoas, tem que ser urgente, porque elas podem  estar morrendo

Ele pediu para olhar a multidão e ver que eles estão prontos para serem evangelizados e tem que ser agora, urgente, amanhã, pode não dar mais tempo, todos nós corremos o risco de morrer a qualquer tempo e depois não há mais tempo para a salvação da alma   

Então, a prioridade é sempre fazer a vontade de Deus e deixar o almoço para depois. É ASSIM QUE SE DEVE FAZER, muitas pessoas estão morrendo, e o pior sem conhecer a Cristo, sem salvação, e o senso de urgência, tem que prevalecer entre os, cristãos, vire e mexe recebemos notícias de que alguém morreu, se suicidou, aconteceu calamidades e estas pessoas nem sequer foram evangelizadas, sejam elas nossos parentes ,amigos ou conhecidos

A alegria de Deus é que seus servos continuem dando prioridade as pessoas, em qualquer tempo, aproveitando todas as oportunidades de falar do amor de Jesus   

E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

Nesta passagem, muitos foram evangelizados, tanto pelo testemunho da mulher que foi até a cidade contar a novidade sobre Jesus, e pelo senso de URGÊNCIA de Jesus, que ficou por ali, naquelas redondezas por mais dois dias, com seus discípulos, dando prioridade para os relacionamentos e pregando sobre a salvação

E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo. E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia.  (João 4:3-43)

Aos discípulos de hoje, Deus diz a mesma coisa, tem que haver um SENSO DE URGÊNCIA na hora de evangelizar pessoas. Há uma grande diferença entre disposição e disponibilidade

Tem muita gente disposta a muitas coisas para Deus, todavia, quando Deus pede uma coisinha a mais, a resposta de sempre é: (bem agora, estou ocupado, tenho outro compromisso), (hoje não dá, preciso estudar), (Hoje não, tenho um aniversário pra ir, tenho um outro compromisso, tenho que comprar, trabalhar um pouco mais, estudar, namorar, etc ).

São tantas desculpas, TANTAS COISAS MAIS IMPORTANTES e os cristãos vão adiando a EVANGELIZAÇÃO, enquanto isso, pessoas estão morrendo sem CRISTO, ainda que alguns vivem preocupados e envolvidos em PICUINHAS, contendas, disputa de cargos na igreja, envolvidos em fofocas, bisbilhotando a vida dos outros

O TEMPO PARA EVANGELIZAR É JÁ, AGORA, HOJE! Não há mais tempo para pensar no AMANHÃ - Temos que parar com essa coisa de marcar o início de nossa EVANGELIZAÇÃO, não podemos mais adiar, ficarmos envolvidos em assuntos que não edificam NINGUÉM

Pregue a PALAVRA DE DEUS hoje, não espere tempos melhores, fale do amor de Jesus ao porteiro, ao colega de trabalho, ao irmão, ao amigo, vizinho, ao desconhecido, ao que passar pela frente, eles podem estar morrendo  hoje

É impossível esperar mais, Jesus disse: "Os campos já branquejam para a ceifa" significa que as pessoas, que a maioria das pessoas não tem Jesus no coração, estão correndo perigo de vida!  Estão perto do fim, ou seja, podem morrer a qualquer momento e irem para o inferno,  precisam ser evangelizadas e a colheita é AGORA, todos estão prontos para a ceifa

NUNCA PODEMOS ESQUECER DESTE SENSO DE URGÊNCIA DE JESUS:

 "Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a colheita"      (JOÃO 4:35)
    ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...