quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CONSAGRAÇÃO



O QUE É CONSAGRAÇÃO


consagração é um ato, um processo ou efeito de consagrar(-se). Está relacionado ao ato de dedicar(-se) a Deus ou a uma ou mais de uma divindade; dedicação, sagração.

A palavra consagrar é amplamente usada pela igreja, principalmente devido ao seu significado profundo. 

Por todo lado ouvimos que “fulano” tem o ministério consagrado, que o CD do artista “X” foi consagrado a Deus, que os elementos da Santa Ceia serão consagrados, etc. 

E é em meio a esse uso dessa palavra que as pessoas não sabem muito bem a profundidade do que estão falando e do significado dessa expressão.

Consagrar significa dedicar uma pessoa ou algo a Deus. Tudo aquilo que é consagrado é dedicado para o serviço ao Senhor, para honrar Deus, para a santificação de Seu nome. Não é pouca coisa, é algo extremamente sério e profundo.

E por quê precisamos de consagração, santidade e obediência?

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:19,20)

Os cristãos sabem que são de Deus, e é muito gostoso estar dentro de uma igreja, onde o ambiente nos dá a sensação de segurança, mas lá fora, o mundo está cada dia pior

No mundão o maligno toma conta de tudo e o cristão precisa cada dia mais se consagrar, se santificar, obedecer mais, acelerar este processo, para que a unção de Deus seja derramada e todos possam escapar das ciladas do inimigo

Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:10-12)

Só o Espírito Santo de Deus pode fazer este fortalecimento, temos que deixar Deus nos capacitar para vencer no mundo, no terreno do inimigo e deixar Deus derramar sua unção - A consagração gera santidade, e a santidade gera obediência

Há um louvor no meio cristão que diz assim, só o refrão: "coroamos a ti ó rei Jesus, adoramos o Teu nome, nos rendemos aos teus pés, CONSAGRAMOS todo nosso ser a Ti"

Consagrar todo nosso ser significa: dedicar nossas mãos, pés, braços, pernas, boca, língua, coração, espírito, alma, sempre em direção a Deus e aos outros

Não é só consagrar um determinado membro do corpo, tipo, sou cantor e toco um instrumento, então só vou dedicar meus dedos e minha voz ao Senhor.

Não é só isso! O cristão tem que dedicar todo o seu ser ao Senhor, ou seja, sua vida toda, tudo o que for fazer, a consagração é algo profundo, é deixar Deus agir em todas as áreas da vida


“Nunca lhes falte o zelo, sede fervorosos no Espírito, servindo ao Senhor.” (Romanos 12:11)
O versículo se inicia com o apóstolo Paulo nos orientando para que nunca nos falte ZELO. 
A palavra “ZELO” tem haver com consagração e quer dizer dedicação ardente, paixão, cuidado, interesse.
  • Nunca lhes falte a dedicação ardente
  • Nunca lhes falte a paixão
  • Nunca lhes falte o cuidado
  • Nunca lhes falte o interesse
Em algumas versões diz “No zelo não sejais remissos”. A palavra “REMISSO” também tem significados interessantes, ela significa: descuidado, frouxo, que tem menos intensidade;
Ou seja, em outras palavras, Paulo nos diz:
  • Não seja frouxo no seu cuidado para com Deus
  • Não tenha pouca intensidade em sua paixão.
  • Seja cuidadosos para com seu interesse em Deus.
Só com essa parte desse versículo já nos leva a uma reflexão, a palavra de Deus faz isso, ela nos leva a fazer uma avaliação e ver se na nossa vida com Deus tem estado presente ou tem faltado a dedicação ardente, a paixão com intensidade, o interesse.
O versículo então prossegue dizendo: “Sede fervorosos no Espírito, servindo ao Senhor.”.
A palavra fervor quer dizer: desejo muito intenso; entusiasmo; paixão; interesse diário
Que possamos ser consagrados a Deus e entusiasmados em realizar sua obra e pagar o preço de servi-Lo.
O entusiasmo é permitido em todas as áreas da vida e com toda certeza deve ser algo mais do que intenso no nosso relacionamento com Deus.
***


Um comentário:

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...