segunda-feira, 30 de junho de 2014

AS FOFOCAS

AS FOFOCAS - COLOCANDO AS CONVERSAS EM DIA

Uma fofoca pode ser uma novidade, espalhar e saber sobre a vida dos outros dá a sensação de que se está atualizado, mas não é bem assim, ela é muito prejudicial.

Passamos a maior parte do tempo, se comunicando com as pessoas.


Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Provérbios 10:19 

Moderar o que se fala é questão de sabedoria, mas não é suficiente para conter a fofoca. É raro quem não se interessa pela vida alheia.

Revistas e notícias com fatos e fotos de pessoas, celebridades, famosos, caso de separação, corrupção, saber quem está envolvido com drogas, violencia e prostituição em geral, são sucesso garantido de interesses.

Há pessoas que usam as fofocas como maldade mesmo, outras que se divertem e alguns são fofoqueiros natos, já tem a cara de FIFI, só de olhar e conversar, dá para sacar um ar de interesseiro da vida alheia. Pura falsidade.

Mas quem vive falando e querendo saber da vida de todo mundo não vive a sua própria história, está sempre focado no que os outros estão fazendo e pensando.

O que faz alguém fazer fofocas maldosas é a inveja, e até raiva se instala no coração desta pessoa, ás vezes, sem nenhum motivo aparente, somente porque esta mesma pessoa, nunca se realiza e não tem satisfação pessoal no que faz na vida.

A fofoca é um entretenimento para muitos, porque enquanto se fala dos outros, esquecem dos seus próprios problemas

Quando é comentado as falhas alheias causa a falsa sensação de que somos menos falhos ou que estamos acima destes erros

Mas, em todo caso, a fofoca é prejudicial porque passa adiante os problemas dos outros e isso nunca é uma forma de ajudar, de realmente amar ao próximo

Como vamos amar as pessoas se estivermos envolvidos numa troca incessante de fofocas, se estamos somente passando seus problemas, sem a menor intenção de ajudar.
 

E não há justificativa para fofocas, quando muitos só dizem que estão apenas comentando um fato, aliviando um sentimento de culpa

Afinal, ninguém está isento de fofocas, todas as pessoas em algum momento, em determinada situação, mesmo sem querer, se envolve com fofocas, seja no trabalho, no lar, nas escolas, na turma de amigos, seja como vitima ou como agente causador das más noticias


Uma coisa é certa, se você não der sequencia a uma fofoca, a um boato, a um comentário maldoso, não levar adiante, ela perderá sua força e certamente morrerá.

Mas isso é muito dificil, tem que ter um controle emocional muito acima da média, visto que nossa lingua é terrível, é venenosa mesmo, veja:

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.        (Tiago 3:8-9)

É um dever do homem justo e honesto, não propagar as fofocas, se conter, isso prova que ele é temente a Deus, um homem de carater, que quer realmente amar ao próximo e ser feliz na multidão. 

Infelizmente, o terreno da lingua é neutro, tanto podemos deixar Deus usar e sermos benção na hora de falar, a respeito de outras pessoas, como também podemos permitir deixar o diabo usar e quase sempre falar besteiras 

Cabe, sempre a nós, tomarmos as melhores decisões, nesta correria da vida, quase nem sempre dá tempo de refletir no que estamos falando de verdade.

"quem não quer ser vítima de fofocas, não passe a fofoca adiante"


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.     (Gálatas 6:7)

É a lei da causa e efeito que diariamente devemos lidar, para no tornarmos pessoas agradáveis e bem equilibradas, ou pessoas que só vivem se metendo em encrencas

Prefira sempre seguir a Regra áurea proposta por Jesus há muito tempo atrás, que serve de bom proveito nos dias de hoje: 

"Faça sempre as pessoas em geral, o que gostaria que fizessem com você"

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.   (Mateus 7:12)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...