sábado, 28 de junho de 2014

O BOM COMBATE DOS SÁBIOS

O BOM COMBATE DOS SÁBIOS

O homem sábio não combate errado, acerta seus passos, se mantém lúcido no caminho, os sábios sabem como lidar com as várias situações da vida, o sábio não se desespera, o sábio espera a hora certa de agir, o sábio não se aborrece com as pessoas, o sábio confia e depende de Deus  

Daniel 12:3 - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. 

Devemos saber quais são nossas responsabilidades como sábios: fazer o que é certo e correto, lutar por justiça, espalhar o amor e resistir ao MAL, jamais combater as pessoas, saber o que falar a qualquer um, tentar ajudar o máximo de pessoas que pudermos 

Não devemos provar a verdade a qualquer custo, mas viver a verdade, dar bons testemunhos, viver a nossa vida, brilhando a nossa luz diante dos homens, para que todos possam glorificar a Deus 

A ordem de Deus para os sábios está em: Ezequiel 3:17-19 - Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei: Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma. 

Avisar as pessoas que erram, mostrar as falhas sem ser rude, mas dar bons conselhos, trabalhar certinho, dar exemplos, manter uma postura digna de respeito em diversas áreas da vida 

Daniel e os rapazes da Babilônia não mudaram o mundo, de lá para cá o mundo só piorou.  

Deus não mandou que eles mudassem a Babilônia, Deus não manda você mudar a sua cidade, Deus não te chama para mudar o mundo, isso não é tarefa nossa, devemos sim , principalmente, sempre dar bons testemunhos da verdade, indicar o bom caminho para toda as pessoas. 

Deus apenas queria que Daniel e seus amigos fossem fiéis, obedecessem suas leis, sua palavra, reconhecessem que ele está no controle de tudo. 

Eles cumpriram tudo, na risca, foram obedientes 

Deus quer que você seja fiel, assim ao seu redor, as pessoas vão ver Deus, vão perceber ele agindo, e através de você, Deus será glorificado e respeitado, ai muita coisa pode mudar ao seu redor, as pessoas vão crer, temer e obedecer, mudar o foco de suas vidas 

Mexer no mundo em geral é tarefa de Deus, executar seu juizo é tarefa de Deus, pois o mundo não o conhece a Deus, por isso ele vai de mal a pior, mas Deus não perde o controle nunca 

Por causa da fidelidade de seus servos, assim como Daniel e seus amigos em seu tempo, eles foram homem considerado sábios, mais do que todos, porque permaneceram fiéis e mesmo assim encontraram muitos problemas, mas Deus os livrou de todos - 

Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.   Salmos 34:19

Deus não nos livra dos problemas, mas nos livra durante a passagem pelos problemas, pode haver dias e momentos ruíns, mas no final todos verão o agir de Deus (Daniel 3)

Nós estamos neste mundo, temos que ser fiel, isto é ser sábio, tementes a Deus, mesmo que isso nos traga muitas aflições e problemas, mas há recompensas, Deus é fiel por amor a sua palavra, Ele nos livrará e provará que ele é Deus, a sua palavra vai se cumprir 

Deus continua julgando e movendo no mundo da mesma maneira, por isso combata o bom combate da fé, não combata com as pessoas, combata com os desafios e tentações que o inimigo coloca na sua frente.

PREVALEÇA O BOM COMBATE DOS SÁBIOS
 

Faça como o apóstolo Paulo, continue na luta, ele não combatia as pessoasAtos 17 – narra algumas de suas viagens missionárias)

Paulo via o mundo com outros olhos, só queria fazer o bem. Em algumas de suas viagens ficou amargurado, triste por haver muita idolatria em Atenas 

Nós também podemos ficar amargurados por ver muitas coisas erradas em nossa cidade, no nosso país, nos relacionamentos com as outras pessoas.  

Nossos pensamentos e emoções afetam nossa maneira de viver, por isso mantenha o bom senso, procure sempre ter bons relacionamentos, encaixe suas conversas da melhor forma, para evitar confusão e discussão com as pessoas 

Filipenses 4:8Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai

Aceite as pessoas como elas são, mas tente você mudar suas atitudes e posturas para melhorar e influenciar os outros 

As escrituras nos foram dadas para que tenhamos os pensamentos de Deus - Isaias 55:8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
 
A fé tem a ver com o que pensamos, temos que dar nossos pensamentos a Deus e trazer os pensamentos de Deus até nós através do Espírito Santo 

Não devemos ser criticos, não temos que lutar contra as pessoas – Jesus não lutou, ele as amou, como igreja e como individuos não é nossa função combater, mas amar. 

Devemos parar de pensar que nossa tarefa é mudar o mundo e defender a fé combatendo tudo na carne, com violência, ignorancia e incompreensão. Nossa tarefa continua sendo, ser fiel a Deus – "glorificá-lo"

Amar a Deus, amar as pessoas, deixar Deus no centro, no controle de todas as coisas, através de nossas ações influenciar as pessoas, incentivarem elas a também fazerem a vontade de Deus, um bom exemplo é Daniel e seus amigos na Babilônia 

Através do exercício de nossa fé o poder de Deus é manifestado e as pessoas compreenderão a Deus nos dias de hoje, basta apenas que nós nos esforcemos para participar do processo da manifestação do seu poder aqui na terra 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...