Todo atleta vive para treinar, ele precisa competir, superar desafios, alcançar o pódio, seja por uma medalha, uma posição, um prêmio.
Todo próposito que se instala no coração do homem exige disciplina.
Sem disciplina, sem treinar as emoções, o homem não conseguirá atingir seus objetivos, não consegue alcançar exito e vitória naquilo que se propõe a fazer.
Quem consegue ser lider de si mesmo?
Quem é capaz de administrar e gerenciar com sucesso todas as emoções que são geradas em nosso sistema emocional?
Não há um ser humano capaz, de sozinho, conseguir entender todo complexo de situações que nos cercam, seja idéias, circunstancias, desafio, experiencias, dificuldades, adversidades, experiencias, frustrações, relacionamentos...
Tudo na vida gira em torno de nossas emoções, somente Deus entende todos os processos de construção e formação dos nossos pensamentos.
Deus sabe que não temos controle total de todas as coisas, e muitas vezes não conseguimos entender nada do que está acontecendo.
Mas de uma coisa devemos entender, Deus está no controle de tudo, Deus conhece nossos pensamentos e nosssas intenções.
Deus usa as circunstancias, os fatos, o tempo, as dificuldades, justamente para disciplinar a nossa vida, para treinar as nossas emoções.
Portanto nós também, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12:1
Deus faz tudo isso para nos mostrar que sem ELE, não entenderemos de forma clara quem somos, onde erramos, onde estamos, para onde vamos e o que devemos fazer.
Para treinar nossas emoções, Deus usa nossa própria vida, com nossas próprias experiencias, em nosso próprios relacionamentos, em diversas situações. As escrituras nos ensinam sobre como ter a vida eterna e uma saude emocional tranquila.
Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mateus 22:29
Este é o plano de Deus, Treinar as nossas emoções para chegarmos ao alvo, estarmos prontos para viver no aqui e agora, com disciplina e recebermos o premio maior da vitória: a vida eterna
Veja o exemplo biblico de Abraão: Deus tinha um plano de fazer com que Abraão formasse uma nação, o povo de Israel, dedicado somente a adorar o próprio Deus.
Uma nação que seria exemplo para as demais. O objetivo maior era disciplinar este povo.
Deus pede para Abraão, sair de sua parentela, sair de seu conforto, da sua segurança, e começou a ensiná-lo a observar os Seus caminhos.
Os caminhos de Deus são mais elevados, caminhos mais excelentes, caminhos eternos, caminhos de benção e não de morte
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
(
Jeremias 29:11)
Deus não mostrou todo caminho, mas começou a treinar as emoções de Abraão para percorrer este caminho.
Deus dá a orientação certa a Abraão para treinar seu emocional: "vá, saia", "vou te mostrar os caminhos", "siga em frente", "não tenha medo, estou contigo", "voce vai ser pai de multidões" " a ti darei muitas nações", "Eu lhe darei, seja perfeito", "seja uma benção", "ande na Minha presença, porque sou o Teu Deus", "mostrarei os melhores caminhos", "não esqueça das minhas leis", "não se afaste de mim", "procure por sabedoria", "lhe darei abundancia de dias", "seja justo", "paciente", "espere no Senhor", "seja forte e corajoso", " não pare, não temas"
Através da obediencia a Deus Abraão começou a trilhar os caminhos da prosperidade, caminhos que chegam até a vitória.
Estas são orientações seguras, mas, Deus não mostra de imediato onde vamos chegar, porque na corrida da vida, Ele vai exigir de nós a confiança e a fé para começar a agir em nosso favor.
Assim Deus fez com Abraão: Vá e saia, caminhe que EU mostrarei onde você pode chegar.
Assim Deus fez com José: sonhe, veja o que te darei, mas, viva algumas experiencias antes de chegar a ser governador de todo Egito.
Assim Deus fez com Moisés: vá, lidere meu povo, tire eles do Egito, e leve-os em segurança para a sua própria terra.
Assim Deus fez com Davi: você vai ser um rei, mas primeiro deverá governar a si mesmo, aprender a lutar, a ter disciplina e correção, ser treinado nas emoções
Para vencer na vida é preciso primeiro a aprender a gerenciar as emoções, saber o que pode e não pode dar certo, ter experiencias boas e ruins, que nos fazem chegar cada vez mais perto de Deus
Assim Deus faz com todos os homens para fazer a história.
E quando Deus soube o momento exato de agir, onde viu que todo ser humano ainda necessitava de muita disciplina, prudencia e sabedoria, Desce Ele mesmo do céu, em forma de homem comum, como Jesus cristo, para suportar todo tipo de pressão, para nos mostrar como é ser bem treinado nas emoções.
O treinador das emoções resolveu mostrar para a humanidade, Ele mesmo, na prática, como devemos fazer diante da rejeição, na perseguição, nas adversidades, nas injustiças, diante da falta de amor, na ausencia de paz, na tribulação, no meio de tantos conflitos internos.
Para suportar o que Jesus passou na terra, é preciso muito bem gerenciar as emoções. A vida de Jesus é parecida com a nossa, o mundo nos bombardeia com as mesmas injustiças de seu tempo, as mesmas criticas, os mesmo problemas, as mesmas provações, as mesmas dificuldades.
Somente os que perseveram em aprender com o mestre das emoções: JESUS CRISTO, passa pela prova de fogo, de treinar as nossas próprias emoções e chegar ao final da nossa missão, uma vitória: a entrada na eternidade, livre do poder do pecado, que tanto fere nossas emoções.
Jesus é especialista em treinar nossas emoções, com Jesus no coração a gente é feliz, com Jesus no coração, tudo é muito bom, alegria, força, coragem e paz de espírito.
Os pensamentos de Deus sobre nós é muito bom, para nos dar o fim que Ele mesmo deseja:
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
(Jeremias 29:11-13)
sexta-feira, 15 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO
O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...
-
O PERSONAGEM PRINCIPAL Quem é o principal personagem da sua vida, da sua história? É você ou é Deus? Na Bíblia Sagrada vemos a história de...
-
RAZÃO E EMOÇÃO Definir a fé não é tão simples quanto possa parecer. Ela é algo que cresce conforme vamos usando ela, isso varia de pessoa ...
-
O GRANDE DESAFIO Nosso grande desafio é manter o equilíbrio Diante desse desafio universal que envolve todas as pessoas, como podemos equ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário