sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DEUS É AMOR, E NÓS O QUE SOMOS?


Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12: 31-32)

Como podemos guardar este mandamento de Deus sobre o amor, de amar como Ele ama? Como podemos andar nesta espécie de amor? Se é uma ordem de Deus, isso significa que não é impossível.

Deus seria injusto se nos desse um mandamento impossível de ser cumprido. Examinemos cuidadosamente as palavras de Jesus: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14.15).

É um relacionamento e não uma lei. Ao invés de um relacionamento de amor com Deus, eles o têm substituído por "Sete passos para a cura", "Quatro características da salvação", "Cinco textos sobre prosperidade" e "O batismo do Espírito Santo".

Muitos imaginam que Deus está contido em suas caixas de promessas, para ser retirado e usado quando sentirem necessidade. Aí ficam indagando por que têm tantos problemas com o pecado! Por que os seus mandamentos são tão duros para serem guardados? É porque tais pessoas não estão enraizadas no amor de Deus! Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3

E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. Marcos 12:33

Não sirva a Deus por obrigação, mas por um relacionamento de amor. "Arrependa-se mude seu coração, deixe seu amor retornar para Deus; coloque seus ídolos para fora e sirva-o por amor, não por tradição!" Se o nosso coração está enraizado em amor intenso por Ele, então guardar os seus mandamentos não é um jugo pesado, mas um prazer.

Aquilo que buscamos é aquilo no qual nosso afeto está concentrado!
Se buscamos sucesso, nosso afeto será colocado no sucesso - mesmo se for o ministério! Muitos CRISTÃOS derrotados vão à igreja, dão seus dízimos, cantam louvores de adoração, concordam com a mensagem do pregador e, possivelmente, até auxiliam no ministério, mas tudo isso é feito por obrigação.

Entretanto, se alguém toca numa área onde o coração deles está posto, numa partida de futebol, por exemplo, eles logo se motivam e, com um brilho diferente nos olhos e grande empolgação, discutem sobre qual a equipe eles acham que vai ganhar. Onde o amor deles está?.

Qualquer que seja o objeto de seu amor, aquilo vai dominar seus pensamentos. Da mesma forma, quanto mais buscamos a presença do Senhor, mais ele se manifestará a nós; mais e mais estaremos desejosos de buscá-lo, até que esse desejo nos consuma!

Jesus nos mostrou isso no Evangelho de João: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama [a pessoa que está buscando o Senhor de todo o coração] será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele" (Jo 14.21).

Quanto mais experimentarmos a manifestação de sua presença, mais vamos desejá-la. Muitos fracassam em buscar a Deus mesmo quando parece que Ele não está perto. "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração " (Jr 29.13).

A chave é buscar a Deus de todo o coração! "Ele se torna galardoador dos que o buscam " (Hb 11.6). Precisamos buscar até encontrar - pois Ele nos tem prometido que se o buscarmos diligentemente iremos encontrá-lo. Talvez não acontecerá dentro da nossa previsão, mas certamente sua presença será manifesta!

Note o que Paulo nos diz: "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena... " (Cl 3.5) O pecado é vencido não pela lei das obras, mas pela intensa busca a Deus. Quando o buscamos intensamente, nosso afeto ou nosso amor são direcionados para Ele, apagando os desejos da carne! Isso retorna ao que Jesus disse: se estivermos apaixonados por Ele, vamos ter prazer em cumprir os seus mandamentos.

Muitos estão tendo de crucificar as obras da carne sem terem um relacionamento ativo com Ele! Podemos, portanto, entender o que o Apóstolo Paulo disse ao Gálatas: "... andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne " (Gl 5.16). Estar no Espírito anula os desejos da carne!

Esse é o propósito de Deus ao criar-nos! Deus deseja nossa comunhão. Ele está procurando por aqueles que gastarão tempo com Ele, não através de orações religiosas, mas em espírito e em verdade.

Não existem metodos de comunhão com Deus. Coisas grandiosas que Deus pode revelar podem acontecer não somente durante o período de oração pelas manhãs, mas sim dirigindo um carro, tomando banho, podando a grama ou fazendo alguma outra atividade. O Espírito do Senhor está conosco a todo o momento, não apenas durante nosso dedicado período de oração.

Todos nós devemos ter um período diário de oração quando vamos para um lugar reservado para buscar o Senhor. Mas isso deve ser feito mediante um desejo de manter comunhão com Ele. Então, quando terminamos o período de oração, a comunhão com Ele continua!

Muitos cristãos vivem numa rotina espiritual diária. Eles falam em línguas, entoam cânticos de louvor e adoração, e fazem longas orações sem terem nenhuma comunhão com o Espírito Santo. Depois eles ficam imaginando: por que o fogo desapareceu? Por que servir a Deus se tornou tão obscuro? Por que as atrações dessa vida prendem a atenção deles mais facilmente do que as coisas de Deus? A resposta é que você tem se distanciado do propósito de sua criação - a comunhão com o Deus Vivo.

Jesus disse para arrependermos e voltarmos à prática das primeiras obras. Servi-lo com um amor ardente, não por obrigação. Se o amor a Deus é a raiz da nossa motivação, então teremos o fruto do arrependimento.

Deus olha o coração. Conhece-se o verdadeiro estado em que um pessoa se encontra através de seu coração e não de suas ações. Jesus está retornando para a sua santa Igreja, não para uma igreja morna e cheia de pecado.

Umas das definições de "santidade" é "a condição de estar puro". Jesus disse: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" (Mt 5.8). Notemos que ele não disse: "Bem-aventurado os limpos de ação, porque eles verão a Deus".

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:8

O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:10

E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 1 João 4:21

Nós temos tentado obter a santidade através de regras e regulamentos, restringindo a nós mesmos através de normas legalistas sobre coisas tangíveis (nenhuma maquiagem, código de vestimenta estrito, abstinência da televisão, etc.) a fim de obter uma pureza interna. Mas Deus não está olhando para uma forma externa de piedade. Ele quer ver uma mudança de dentro para fora, porque um coração puro produz uma conduta pura! Jesus disse: "Limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!" (Mt 23.26)



Hoje, com tantos ensinos disponíveis para o povo. "... reconhecemos que todos somos senhores do saber.

O saber ensoberbece, mas o amor edifica" (ICo 8.1). O amor não busca os seus próprios interesses! A soberba busca seus próprios interesses, quase sempre escondidos na religião.

Deus diz que o saber adquirido sem amor resulta em orgulho e soberba.




extraído do livro de John Bevere

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...