quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

APRENDENDO COM JOABE

 "Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações" (Provérbios 21:2).

A Bíblia menciona muitos detalhes sobre a vida de Joabe. Este cara começou bem sua carreira, era servo fiel de Davi, mas no decorrer da sua vida, começou a tomar decisões baseadas em suas segundas intenções

A sua história fala de política, de poder, intriga, lealdades equivocadas, ciúmes e teimosia. Foi durante o tempo de Joabe como valente e braço direito de Davi que Israel se tornou verdadeiramente uma nação.

Veja e confira na Biblia em 2 Samuel 2:17-23; 2 Samuel 3:23-27; 2 Samuel 11:15-25; 2 Samuel 20:7-11;  1 Reis 1

A vida de Joabe foi desfigurada por guerras, intrigas e até genocídio.

Embora possamos não estar envolvidos no tipo de coisas com que Joabe se envolvia, podemos enfrentar alguns maus traços de nosso próprio caráter quando examinamos sua história.

É pelo exemplo negativo de Joabe que podemos identificar algumas de nossas falhas de caráter e buscar a única solução para elas: Jesus Cristo em nosso coração.

JOABE pode ser considerado, o débil homem forte de Davi, ou então, o fraco valente de Davi, que não controlava seus impulsos diante das várias situações difíceis de se lidar na vida.

Para nos controlar diante de muitas provações, devemos descobrir que por trás de cada ação humana, está o diabo querendo atrapalhar os homens, para que não respeitem os mandamentos do Senhor, e nem se entreguem a Ele.

Quem foi Joabe?
  Este homem era ligado à família de Davi. Ele era sobrinho de Davi; filho de Zeruia, irmã do rei. (veja 1Cr 2:13-17). 

Ele foi o comandante do exército de Davi mesmo quando este ainda não era rei.
 Embora tivesse a responsabilidade de comandar suas tropas, temos pela primeira vez um vislumbre de seu verdadeiro caráter em 2 Samuel 2.  

Na sua história de vida, Joabe tomou parte direta na morte de Urias, marido de Betsaba, a pedido de Davi. Este homem também matou Absalão, o filho rebelde de Davi.

Joabe misturava o lado bom e o lado mal que tem o ser humano; no entanto, ele não buscava a graça de Deus para dominar as suas paixões humanas. 

Joabe pelos seus próprios meios também se tornava um grande estrategista de guerras e politica.

Logo mais a frente, Joabe, por questão familiar (vingança) mata outras pessoas. A vingança e o juízo pertencem somente a Deus. Quando o homem tenta desempenhar as funções que são pertinentes apenas à Deus, a vida lhe corre mal.


Talvez Joabe cresse verdadeiramente que estava agindo pelo melhor interesse de Davi quando matava por vingança. Parece que, naquele momento, Davi não estava em condições de fazer nada a respeito, embora lamentasse publicamente e reprovasse os atos de Joabe.  (veja 2Sm 3:28-35). 

Quanta desgraça na sua vida! Davi ficou muito triste com as atitudes de Joabe e repreendeu severamente. Ver II Samuel 3.28-35.

Quando Davi presenciou isto em seu reino, ele ficou sem ação também, pois lembrou de seus erros que foram semelhantes



A fim de evitar represálias futuras, Joabe tentou agradar Davi tanto quanto possível. Ele começou a se mostrar indispensável. Passou a fazer o trabalho sujo para Davi. Mas a tentativa de se tornar indispensável em vez de procurar fazer a coisa certa envolve frequentemente a violação da consciência.

A voz da consciência se torna cada vez mais fraca, até ficarmos impossibilitados de reagir quando for realmente necessário.

 

Joabe tinha o mesmo problema. Por ter o sangue de outras pessoas em suas mãos, ele se via impossibilitado de reagir apropriadamente.

E então, Joabe aumentou sua lista de crimes tornando-se, na realidade, o assassino de Urias. Note em 2 Samuei 11:17 que Urias não foi a única vítima. Nessa expedição precipitada, Joabe enviou juntamente com ele alguns outros homens a fim de fazer tudo parecer mais autêntico.

Embora saibamos pela vida de Davi que Deus é misericordioso e nos perdoa quando nos arrependemos, ainda teremos que levar conosco as consequências da credibilidade arruinada e falta de integridade.

O pecado também destrói a credibilidade. Vemos esse princípio repetido várias vezes na vida de Davi. Por causa de seu pecado com Bate-Seba e contra Urias, Davi, embora tenha sido perdoado, viu-se impossibilitado de disciplinar os filhos.

Qual é o preço do pecado?
 É muito alto, pois um pecado tem a tendência de levar a outro pecado. Podemos dizer que Davi teve uma vida muito infeliz por causa dos seus vários pecados. Tamar foi violentada por amom, Absalão matou Amon, Absalão morreu em guerra, Adonias foi morto por salomão, o primeiro filho que teve com Bate-seba morreu ainda bebé. Abiatar o traiu no final do seu reinado. Joabe começou a fazer muitas coisas erradas,  Etc...  Realmente o reino de Davi é uma mescla de honra e vergonha por tantas coisas ruins que aconteceram.

O que fez Joabe para colaborar com tudo isso?
  

Ele queria levar vantagem, queria criar condições para, quem sabe, no futuro ser o único e principal comandante das tropas de Davi.

Sendo assim, é óbvio que ele não se posicionou com Deus. Quando se faz algo por interesse próprio, nunca uma pessoa pede conselho a Deus.

E aqui podemos aprender algo importante para nós. Fazer o que Deus deseja que façamos, mas com método errado, ou motivo errado, na verdade só dá problemas. E como Deu problemas na vida de Joabe


As consequências dos nossos pecados podem demorar para aparecer, mas serão, em algum dia, serão reveladas. Imagine a dor de Davi em saber que seu comandante de confiança tinha matado o seu próprio filho! 


É interessante notar que Joabe seguia as ordens de Davi mesmo quando elas violavam os mandamentos de Deus, mas não tinha dificuldade de desobedecer à ordem expressa do rei quando isso significava obter ganho pessoal.

Joabe parecia estar defendendo a ninguém mais do que ele mesmo. Só pensava em obter vantagens para si. Como é fácil cair na mesma armadilha, não é? Sua própria vida continuava a ser caracterizada por vingança e falta de perdão. Joabe se tornou imune ao amor de Deus em sua própria vida. Para ele, tudo, até mesmo a religião, tinha um objetivo político e podia ser usado em proveito próprio.

Quando se lê o inicio do 2 livro de Crônicas, onde toda essa confusão de interesses acontece  em toda Israel, parece que Deus não está na história, parece que Deus sumiu da bíblia, pois ninguém consulta Ele, ninguém pede direção a Deus, ele fica só observando tantos crimes, tantas desgraças e tantas contendas no Reino de Davi. Mas felizmente é só uma impressão, o personagem principal da história da humanidade "NOSSO DEUS" está atento, logo todas as coisas se encaixam novamente e Deus começa a julgar cada detalhe da situação

Joabe volta a agir cautelosamente, desta vez, ele maquina melhor seus planos, mas não perde a mania de tirar vantagens e enganar Davi novamente, mas  se esquece de Deus no controle de tudo.

OS ÚLTIMOS GOLPES DE JOABE. 

Quais foram estes golpes? Ele apoiou Adonias, o último filho mais velho do restante dos filhos de Davi. Ele pensava que Davi, por ser idoso já podia ser enganado facilmente.

Mas Deus mantinha o profeta Natã e Batseba para orientarem Davi. Assim o rei frustrou as intenções de Joabe e Adonias; e anuncia Salomão como Rei.

Joabe ainda continuou no reinado de Salomão, mas realizou uma outra tentativa de golpe, então Salomão perseguiu Joabe. Ele se refugiou no altar do sacerdócio, mas foi denunciado e morto.

É o fim de um homem que começou bem, ajudando Davi em tudo, mas seu coração se corrompeu no caminho, se enveredou no meio da política, queria ser importante, queria honra, destaque e se deu mal, pois não seguiu nenhuma orientação de Deus. Só pensou em viver pelos seus próprios meios apoiados em sua inteligencia

Ver II Reis 2: 28-35. Joabe é simbolo daquelas pessoas que brincam com Deus. Na vida de Joabe não se percebeu os brilhos da devoção pessoal à Deus. 

Em Gálatas 6: 7 lemos: "Não erreis; Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso, também ceifará."

Antes do julgamento final , há sempre misericórdia. Davi e Salomão demonstraram misericórdia para este homem, mas Joabe nunca se arrependeu verdadeiramente.


Se Joabe fosse ter com Deus arrependido, ele seria perdoado. Ele teve a oportunidade de viver e de ser salvo, mas escolheu a morte. 
Joabe simplesmente foi em frente e agiu a sua maneira.

Conclusão:

Joabe parecia tirar Deus completamente da cena. Embora pudesse ter todo o conhecimento teológico sobre Deus, Este não parecia ter relevância em sua vida. Joabe achava que sempre poderia viver como lhe agradasse e escapar às consequências. Ele se esquecia de que Deus não é Davi. Deus não pode ser enganado; embora a retribuição possa não vir imediatamente, um dia, virá, se não nesta vida, no juízo final. Porém, frequentemente no fim do dia desta vida, mesmo em um dia muito longo, "aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Galatas 6:7).

O passado não confessado de Joabe finalmente o alcançou. O homem que viveu pela espada finalmente morreu pela espada (1Rs 2:28-35).

 

Por mais conspirador, ambicioso e enganoso que fosse Joabe, tudo que ele fez poderia ter sido perdoado pelo Senhor se ele tivesse ido a Deus com fé, humildade e arrependimento. Que dizer de você e seus defeitos? O perdão está à disposição, se você estiver disposto a buscá-lo por si mesmo.

Devemos não só nos apoderar da verdade, mas permitir que ela se apodere de nós; e assim a verdade estará em nós, e nós, na verdade. Se for esse o caso, nossa vida e nosso caráter revelarão o fato de que a verdade está operando algo por nós; que nos está santificando e dando a aptidão moral para a companhia dos anjos celestiais no reino de glória.

A verdade que defendemos provém do Céu; e quando essa verdade tem abrigo no coração, começa sua obra de refinar e depurar nossa vida; pois a palavra de Jesus Cristo nunca torna um homem áspero nem rude; nunca o torna descuidado nem desumano; mas a verdade que vem de Deus, eleva e santifica o cristão; torna-o cortês, bondoso, afetuoso e puro; tira seu coração duro, seu egoísmo e amor ao mundo, e o purifica do orgulho e da ambição pecaminosa"



Aprenda com os erros de Joabe e seja uma pessoa do bem.

 



Paulo.life@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...