terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

APRENDENDO COM TOMÉ - O CRISTÃO CORAJOSO



APRENDENDO COM TOMÉ - O CRISTÃO CORAJOSO

Toda vez que falamos de Tomé, escutamos: não seja como Tomé, um homem sem fé

Toda vez que falamos em Tomé, escutamos coisas negativa sobre este personagem, um exemplo de pessoa que não se deve imitar, ALGUÉM QUE FICOU MARCADO NA HISTÓRIA PELO LADO NEGATIVO

Toda vez que falamos de Tomé, pensamos num homem vacilante e incrédulo.

MAS GRAÇAS A DEUS QUE A PRÓPRIA BÍBLIA TAMBÉM DESTACA SUAS QUALIDADES

Nós seres humanos temos a tendencia de criticar as pessoas, porque gostamos de ver apenas os defeitos, observamos muito os defeitos das pessoas e quase sempre esquecemos de observar suas qualidades

"Se você faz mil coisas boas, ninguém quer saber, mas se você comete um deslize, todo mundo vai gostar de comentar"

Infelizmente a natureza humana é assim, e isso não foi diferente em relação a Tomé, um dos 12 discipulos que acompanharam Jesus

Tomé era um homem corajoso, sincero, transparente, dizia o que pensava, admitia que tinha duvidas, tinha crises, tinha problemas, dizia o que sentia, não falsificava seus sentimentos, não era fingido, não tinha nada de hipocrisia em seu carater, mas foi mal interpretado POR MUITOS LEITORES da Biblia, porque não meditaram corretamente sobre suas virtudes

Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
João 11:16


Essa declaração de Tomé é muito forte, este versiculo está num texto, que mostra a grandeza de seu caráter

Quando Lazaro estava doente a caminho da morte, mandaram chamar Jesus que estava em outro lugar distante da familia de Lazaro, quando a noticia chegou até Jesus, ele não veio imediatamente



João 11:1-4



Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.

Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

Os discipulos preferiam acreditar que lazaro tivesse morrido e não era mais necessário Jesus voltar, mas na verdade eles estavam morrendo de medo de voltar, menos o nosso amigo TOMÉ.

Por causa da perseguição dos fariseus, eles estavam com medo de serem mortos, por que naquele episódio, muitos estavam tramando a morte de Jesus, por isso eles disseram:



João 11: 6-8



Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.

Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.

Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?

Jesus analisa a situação e não alivia em nada o medo de seus discipulos, mas veja bem, Tomé permanece na mesma situação, não altera as suas emoções, não altera em nada a coragem que está instalada em seu caráter



João 11-14-15



Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto; E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.


Jesus resolve voltar, para ressuscitar Lazaró e consolar a sua familia, a maioria dos dicipulos tremem de medo, quer dar linha, seguir em frente, mas Tomé entende a situação

Aí entra em cena o caráter de Tomé, o homem que por muitos é considerado um homem incrédulo, sem fé, mas ele sinceramente preferia morrer com Jesus do que viver sem Jesus, ele era o único dos discipulos que não tinha medo, porque ele solta a frase:

Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
João 11:16



Tomé não vacila em sua fé e coragem, para ele viver ou morrer com Jesus era lucro, Notem que ele diz do fundo do coração: "vamos voltar e se for para morrer, vamos morrer com Jesus



Que tipo de cristão hoje, tem essa coragem?



Coragem e amor pelas pessoas, porque o convite que fizeram a Jesus era para voltar e ver uma pessoa que estava enferma e morreu, visitar sua familia e consolar aqueles que estavam sofrendo




Tomé tinha coragem e amor pelas outras pessoas, se fosse para consolar e ajudar as pessoas, não importa o lugar ele iria, se fosse um lugar perigoso ou não, não importava, ele não tinha medo, ao contrario dos outros discipulos que estavam morrendo de medo.



Era aquele tipo de cristão que falava a verdade, não mente para si mesmo, se está ruím, está ruím, se tem duvidas fala que tem duvidas, não fingi que está tudo bem, ele fala exatamente o que sente, ao contrário de muitos que diz sempre que está tudo bem, está sempre na benção, que não precisa de ajuda, que passa uma imagem de super-homem, mas passa um tempo todo mundo percebe que a sua vida está uma desgraça

Em outra ocasião, se percebe que tomé, quando não sabia das coisas perguntava, admitia que tinha certos assuntos que ele não sabia, era um homem autentico, sincero consigo mesmo, tem duvidas pergunta para conseguir as respostas certas, não fica calado achando que sabe tudo, ele tem desejo de aprender a verdade de modo correto

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
João 14:5


Se fosse Tomé no lugar de Pedro quanto ele negou Jesus, naquela noite quando ele teve galofobia, disse que nem conhecia Jesus, negou Jesus por 3vezes porque teve muito medo de admitir que era amigo de Jesus

Tomé no lugar dele teria coragem suficiente para dizer eu sou amigo dele sim, e daí, eu conhece ele, não fez nada de errado, tá sofrendo de modo injusto, eu acompanhei a vida dele, ele vai morrer sem merecer, ele não merece, eu estou sofrendo por causa disso, é meu amigo sim, se for preciso minha cabeça também pode rolar, eu não ligo

Ele defenderia Jesus, ele morreria com Jesus, pois ele mesmo disse uma vez no meio dos discipulos:vamos e morremos com Ele – só os homens corajosos dizem o que sente

Mas para frente na história, pense na cena, Jesus é pego para ser crucificado, os discipulos saem de perto, são dispersos, Judas vai se enforcar, Tomé fica sozinho pela cidade e o restante, os outros dez, entram numa casa e ficam orando e com medo dos fariseus, com medo de tudo que aconteceu naquele dia, até Jesus voltar a falar com eles



João 20:19-22



Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.


E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Mas Tomé não estava com medo, ele ficou sozinho, naquela hora que Jesus voltou ele não estava junto com o restante do discipulos :

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 
João 20:24



A duvida dele era sincera, porque Jesus aparece numa casa aos 10 discipulos, é fácil acreditar deta forma, um pergunta para o outro: voce viu o que eu vi? O outro do lado diz: é Jesus, ele ressucitou... é muito mais fácil crer assim, um vai confirmar para o outro o que viu, estavam todos na mesma cena, na coletividade



Depois quando Tomé aparece os discipulos chegaram até ele e comentam: voce não vai acreditar cara, voce não estava conosco, vimos o Senhor? Nós vimos ele, só voce é que não viu porque ficou para trás, onde voce estava?



E tomé diz a verdade, ele diz o que estava no seu coração:



Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. "João 20:25



Notaram as palavras de Tomé. Ele foi muito mais sincero do que incrédulo



Tomé aos olhos dos outros homens é considerado até hoje um incredulo, era o pior dos discipulos, um homem duvidoso, que não tinha firmeza em suas convicções, mas não é nada disso, as pessoas analisam a aparência, as atitudes, mas Deus olha o coração




Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. João 20:24



Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.



Agora com Tomé foi diferente, ele chega depois da cena, os outros discipulos lhe falam que Jesus apareceu, ele não presenciou junto com todos, ele não foi incredulo, ele foi sincero...



ele poderia ter feito as perguntas: Como posso saber se estão dizendo a verdade?, Eu não estava junto com vocês, não vi Jesus junto com voces, como posso crer, agora eu só acredito vendo



Por causa da sua sinceridade, sua coragem de dizer exatamente o que pensa e sente, Jesus volta "novamente só para Tomé, só para dizer a ele que também a benção da ressureição era para ele ver




João 20:26-29



E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.


Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

Tomé não tinha medo da verdade, não usava mascaras, mesmo estando em conflito, estando se sentindo só, ele era corajoso, e só quem é corajoso admite crises, duvidas, falhas, mas ele confrontava seus conflitos internos, isto faz parte de uma grande virtude de carater.

JESUS VOLTOU MAIS UMA VEZ, SÓ PARA TOMÉ, QUE PRIVILÉGIO DESTE HOMEM, JESUS NÃO ABANDONA OS CORAJOSOS E SINCEROS

Seja como Tomé, um homem corajoso, sincero, humano, que admite seus medo, suas falhas e suas dúvidas e encontra todas as respostas pela frente (um homem que tinha coragem de dizer o que sentia)


DA PRÓXIMA VEZ QUE TE FALAREM SOBRE TOMÉ , DEFENDA ELE, NÃO DEIXE QUE APAGUEM A VIRTUDE DE UM GRANDE HOMEM DE DEUS

3 comentários:

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...