sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FALAR COMO JESUS FALOU

Nunca homem algum falou como Jesus. Será que conseguiremos nos dias de hoje, falar como Jesus falou

Tempos atrás muitas pessoas ficaram impressionadas com o modo que Jesus falava, inclusive os homens que foram enviados para prendê-lo: (João 7:46)

Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem. 


João 7:46

Multidões compareciam só para ouvi-lo falar. (Lucas 4:22). Jesus falava de dentro de um barco, nas montanhas, durante o dia todo, pessoas ficavam com Ele até mesmo sem comer por várias horas (Marcos 8:1-2)

Jesus foi um instrutor excepcional, porque amava as verdades que transmitia, amava as pessoas que ensinava e também tinha um dominio extraordinário dos seus metodos de ensino.

Jesus falava com simplicidade e clareza: todos entendiam o que falava, Jesus nunca usava linguagem além do entendimento dos outros. Jesus pensava nos seus ouvintes, nunca em si mesmo, querendo aparecer o tempo todo, ele entendia muito bem os seres humanos (Atos 4:13)

As palavras eram simples, mas as verdades eram profundas (Mateus 5:3-7). Jesus falou pouco, mas explicou muito, englobando vários assuntos de uma só vez, fazendo com que as pessoas ficassem assombradas com seu modo de ensinar (Mateus 7:28)

Numa época que não existiam livros, Jesus era uma enciclopédia ambulante, gravando no coração e na mente das pessoas suas mensagens de vida: (Mateus 6:24 / Mateus 7:1 / Mateus 9:12 / Marcos 12:17 / Atos 20:35)

Até hoje, suas mensagens são facilmente lembradas

Jesus fazia uso de perguntas:

Jesus respondia com perguntas e muitas vezes usava certas perguntas para expor a motivação dos seus opositores, fazendo-os assim calar-se (Mateus 12:24-30 / Mateus 21:23-27 / Mateus 22:41-46)

Em muitos casos, porém, Jesus tomava tempo para fazer perguntas a fim de transmitir verdades, para fazer com que seus ouvintes expressassem o que tinham no coração, e para estimular e treinar o racicinio dos seus discipulos(Mateus 17:24-27 / João 18:11 / Mateus 26:52-54)

Jesus fazia uso de hipérboles

Jesus usava outro meio eficaz de ensino: as hipérboles – um exagero intencional nas conversas para dar enfase a certas verdades, criando assim quadros mentais dificeis de esquecer na mente das pessoas.

Veja exemplo em Lucas 6:42: "Alguém com a tendencia de ser critico se oferece para extrair um cisco do olho do seu irmão, indicando uma falha, um defeito, mas no seu olho está uma trave, uma viga, um tronco, algo pior, um defeito maior. Que maneira inesquecivel de salientar quão tolo é criticar as falhas dos outros , quando nós temos também falhas graves para consertar, para arrumar, para melhorar em nossa vida também



Em outra ocasião, Jesus acusou os fariseus de serem guias cegos, que coavam mosquito, mas engoliam o camelo(Mateus 23:24). Eles coavam o vinho com um pano, para evitar engolir um mosquito e assim se tornarem cerimonialmente impuros, no entanto, de modo figurativo engoliam um camelo, fazendo certas coisas que Jesus considerava impuro (Levitico 11:4 / Levitico 21:24)

Os fariseus eram religiosos demais e acatavam meticulosamente os menores requisitos da Lei, mas desconsideravam os assuntos mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mateus 23:23)

Na verdade, Jesus mostrava as pessoas como de fato, elas eram, em seu interior, desmascarava elas em público e elas ficavam irritadas, com cíume e inveja do ensino poderoso Dele

Outros exemplos de hipérbole estão em Mateus 17:20 – "fé do tamanho de um pequeno grão de mostarda" e emMateus 19:24 – "um camelo passar por um buraco de agulha"

Jesus fazia uso da lógica

Jesus, com sua mente perfeita, era um mestre em argumentação lógica. Todavia, ele nunca abusou desta habilidade. Em seus ensinos, sempre usava suas aguçadas faculdades mentais para promover a verdade e ensinar aos discipulos lições importantes (Mateus 12:22-26 / Mateus 12:27)

Jesus usava muito a expressão "quanto mais" para ampliar o conhecimento dos seus ouvintes à base de uma verdade que já conheciam (Lucas 11:1-13 / Lucas 12:24-27-28)

Podemos facilmente chegar a conclusão de aqueles oficiais que não prenderam Jesus de modo algum estavam exagerando quando disseram "NUNCA HOMEM ALGUM FALOU COMO ESTE HOMEM"

Jesus nada falava sem ilustração

Mateus 13:34) - Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;

Ilustrações eficazes não são esquecidas rapidamente. Elas permitem que os ouvintes visualizem a mensagem, eles conseguem pensar melhor e compreender certas verdades. As ilustrações dão vida as palavras e ficam gravadas em nossa mente

Jesus foi o mais hábil homem que usou ilustrações, suas parabolas são lembradas com facilidades quase 2 mil anos depois de terem sido contadas.

A Biblia oferece 2 motivos notáveis pelos quais Jesus usava ilustrações. Primeiro, fazer isso cumpria profecia(Mateus 13:34-35 / Salmo 78:2). Segundo, o próprio Jesus explicou que ele usava ilustrações para separar aqueles cujo coração era insensível (Mateus 13:2-10-11-13-15 / Isaias 6:9-10)

Em alguns casos, seus ouvintes tiveram de fazer pesquisa para compreender o pleno sentido das palavras de Jesus(Mateus 13:26 / Marcos 4:34)

As ilustrações de Jesus revelavam então a verdade àqueles cujo coração humilde ansiava sabê-las, ao mesmo tempo, suas ilustrações escondiam a verdade dos que tinham um coração orgulhoso (Mateus 18:12-14 / Mateus 20:1-16 / Mateus 25:14-30 / Mateus 18:23-35 / Isaias 55:7 / Lucas 15:11-32)

Jesus também era criterioso na maneira de descrever os personagens nas suas parábolas, não dava descrições da aparencia física deles, nem das condições economicas, muitas vezes enfocava o que fizeram ou como reagiram as acontecimentos, ressaltava a nacionalidade, dava importancia a qualquer cor ou a raça da pessoa e exaltava suas qualidades e virtudes (Lucas 10:29-33-37)

Jesus era um mestre no uso de ilustrações relacionadas a vida das pessoas, isso mostra que ele era um grande observador das coisas que aconteciam ao seu redor. Tudo que ele vivia desde sua infancia eram registradas em sua memória, com sabedoria, para ensinar grandes verdades, para facilitar os bons relacionamentos entre as pessoas.

Jesus conhecia muito bem as pessoas, as plantas, os animais, a natureza, o ambiente em que vivia, sem dúvida sabia aproveitar as oportunidades de apreciar e observar as criações de Deus e entendia como a vida funcionava e administrava tão bem as suas emoções.

Jesus realmente foi um grande instrutor, imite o grande mestre dos ensinamentos (Mateus 28:19-20)

É você também um grande instrutor?

Em certo sentido, todos nós devemos ser, cada vez que devemos indicar um caminho aos nossos amigos e familiares, um conselho, uma informação, um ensinamento a um colega de trabalho, de como cumprir certa tarefa, uma explicação a uma criança como arrumar certas coisas, estamos ensinando sempre nos minimos detalhes da vida.

Ajudar aos outros, é tarefa gratificante, lembre-se sempre que você já foi ajudado por alguém algum dia, você se tornou o que é hoje, porque teve instrutores, bons ou ruíns, você é a base do que lhe ensinaram em matéria de carater e personalidade.

Agora, quem se deixa ser ensinado, pelo mestre Jesus, tem grandes chances de se dar bem na vida, por imitar oGRANDE INSTRUTOR: JESUS seremos sábios.

Mas como podemos imitar Jesus? Alguns talvez perguntem "Ele era perfeito".

É verdade que nós não podemos ser instrutores perfeitos, no entanto, não importa quais sejam as nossas habilidades, podemos fazer o melhor para imitar o modo de Jesus ensinar: simplicidade, humildade, paciencia, perguntas eficazes,simpatia, alegria, raciocinio lógico, ilustrações apropriadas, educação, gentileza e é claro muito amor para com os seres humanos

Cuidado: JESUS VIVIA O QUE PREGAVA, ELE ERA UMA HOMEM EM AÇÃO - evite exageros, palavras e frases desnecessárias demais, sentenças complexas podem cansar nossos ouvintes e muitos vão perder o interesse pelas suas instruções teóricas

O melhor metódo é o NOSSO EXEMPLO de vida e ação: "O QUE A GENTE FAZ FALA MUITO MAIS DO QUE SIMPLESMENTE SÓ FALAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...