quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ARROGÂNCIA

A humildade é uma virtude. Mas não podemos deixar ela nos enganar, ás vezes achamos que temos e não temos, achamos que possuímos e nada possuímos de humildade. A arrogância é uma bagagem que pesa em nosso corpo

Deus detesta pessoas arrogantes, Deus desaprova a arrogância, por isso, em sua palavra Deus nos instrui muito para nos manter humildes:


O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, Deus odeia.
Provérbios 8:13

Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune. Provérbios 16:5

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3

Há vários conselhos na palavra de Deus, para impedir que a arrogância habite em nossos corações: Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.1 Samuel 2:3

Deus também concede graça aos humildes, quanto mais voce for humilde, mas Deus aprovará o seu coração diante dos outros e voce terá muitas recompensas: Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6

Semelhantemente vós jovens, sede obedientes aos mais velhos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.1 Pedro 5:5

Tudo é Deus quem faz, não temos mérito nenhum, somos apenas ferramentas na mão de Deus, não temos nada pelo que nos orgulhar, pelo contrário, DEPENDEMOS MUITO DE DEUS: Nele temos descanso, salvação, bençãos, promessas e um lar celestial e não fizemos nada para merecer qualquer uma destas coisas, só temos que agradecer e permanecermos humilde diante de Deus, totalmente dependente Dele

Deus faz, Deus nos guia, Deus está conosco, Deus nos consola, Deus refrigera nossa alma, Deus nos dá sabedoria. Deus dá direção, provisão e proteção - E tudo que Deus faz é por amor do seu nome.

Isso mesmo, por causa de seu grande nome, Deus faz todas as coisas, para que sua palavra seja fiel, para honrar o seu nome, honrar a sua palavra, Deus faz tudo por causa do seu nome – Deus bom e exigente. Não pense que Deus faz tudo só porque ama as pessoas. Antes de tudo Deus preserva o seu nome e sua palavra. Deus continua sendo, o grande EU SOU. Um Deus muito bom, mas também um Deus justo, exerce juizo tanto para quem acerta como para quem erra

Deus tem sempre algo a fazer conosco. Quando ele age, ele escolhe as pessoas, sua presença se manifesta entre as pessoas e as circunstancias, só percebe a presença de Deus quem estiver envolvido no processo da manifestação do seu poder. Deus quer nos usar sempre, por amor do seu nome. Só devemos reconhecer que somos servos de Deus, para isso fomos criados e tudo que fazemos, não somos nós que merecemos os aplausos

Quando voce estiver servindo a Deus, nenhum outro nome estará em destaque, nenhum outro nome aparece, porque tudo é feito para a gloria de Deus. Deus pega o credito de tudo que nós fazemos, não porque Ele precise deste crédito, mas porque sabe que nós não podemos lidar com ele.

Nós não nos contentamos com somente só um pouco de adulação, nossa tendencia é engolir toda adulação, queremos sempre massagear nosso ego por completo, só assim nos sentimos importantes. Por isso que Jesus, pede para nós negarmos a nós mesmos, para poder segui-lo corretamente, em humilde obediencia, sem arrogancia e sem acharmos que somos tão importantes assim, afinal não temos nenhum controle do que pode acontecer daqui a alguns segundos

A exaltação só aumenta nossa cabeça e encolhe o cérebro, bem rápido nos esquecemos de que fomos feito do pó, não somos nada sem Deus, mas com Ele somos resgatados do pecado e sem Jesus nada podemos fazer. Manter a humildade é reconhecer Deus na frente, nos mostrando o caminho, mesmo assim ele tem misericórdia de nós, porque somos falhos, sujeitos a erros

Com a mesma intensidade com que odeia a arrogância, Deus ama a humildade. Jesus nos deu um claro exemplo de humildade: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mateus 11:29

Seja humilde em sua vida, permaneça nos caminhos de Deus, pois Ele honra aqueles que lhe obedecem:

O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.Provérbios 18:12

Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.Provérbios 11:2

Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.Salmos 25:9

Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.Salmos 149:4

O apostolo Paulo, servindo a Deus de coração, por onde passava e quando escrevia cartas para as igrejas no inicio do Cristianismo sempre dizia: Sou Paulo, servo de Deus. João batista, quando pregava o arrependimento, dizia sobre Jesus: É necessário que ele cresça e que eu diminua".

Por Deus amar tanto a humildade, seria esta a razão Dele oferecer tantas dicas para cultivá-la, por isso é muito importante a valiar a si mesmo honestamente todos os dias. Ser humilde não significa você achar que não tem nada a oferecer, significa que você sabe muito bem que através de Deus tem muito a oferecer

Não leve o seu sucesso pessoal tanto a sério, a ponto de se esquecer das coisas mais importantes, a coisa principal da vida é Jesus. A coisa principal é fazer com que a coisa principal, seja de fato a coisa principal da nossa vida, e muitas vezs achamos que nossas conquistas são, na verdade, as coisas principais da vida

E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;,Deuteronômio 8:13-14

E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.Deuteronômio 8:17

Neutralize quanto antes possível pensamentos e atitudes de arrogancia, sempre pensando na brevidade da vida e na fragilidade das riquezas. Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.Eclesiastes 5:15

Celebre sempre a importância das outras pessoas na sua vida, você consegue perceber as pessoas ao seu redor, você reconhece que são coisas importantes que Deus coloca na sua frente, aplauda seus companheiros de serviço, seus amigos, seus irmãos da igreja, sus familiares, celebre, faça festas, seja alegre no meio deles

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Filipenses 2:3

Voce quer que as pessoas falem bem de você, então nunca fale bem de você mesmo, deixem que as pessoas por si só, vejam seu exemplo, analisem suas atitudes e reconheçam que você se esforça para fazer o bem"

Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios.Provérbios 27:2

Nunca pense em impressionar ninguém, procure impressionar o coração de Deus, queira sempre ser melhor do que você mesmo, nunca melhor que os outros, seja sempre melhor do que ontem, se esforçe para superar você mesmo, um dia melhor que outro, sempre melhorando em todas as áreas

Voce sente necessidade de afirmação? Voce quer ser visto como pessoa importante, sua auto estima carece de atenção, voce não precisa se exibir, basta permanecer humilde e Deus te exaltará, faça que é certo e correto, porque grandes coisas ele irá fazer através de você.

Se até uma igreja estiver cheia de pessoas arrogantes, Deus não vai considerar a presença destas pessoas, porque a presença do SENHOR não será manifesta, pois Deus detesta a arrogância.

Deus vai virar as costas para esta igreja e para este povo fingido que frequenta os cultos

 

Esteja sempre dentro das exigências de Deus: Miquéias 6:8: Deus já disse o que exige de nós, que façamos o que é certo e correto, senão que pratiques a justiça, e ame uns aos outros e andes humildemente com o teu Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...