quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A VIDA REALMENTE É UM TESTE

 

Somos constantemente testados e aprovados nesta vida. Desde quando nascemos somos testados, seja pelo choro, pelo teste do pezinho, pelo peso, pela aparência.

E durante a vida toda, nos deparamos com testes. Sempre vai ser assim. E com Deus não é diferente, somos chamados para fazer a diferença no mundo, e seremos testados e aprovados quando estamos aqui, servindo ou apenas tentando viver no mundo

 

Malaquias 3:18 - Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

 

Deus nos instrui com sua palavra e depois volta para ver como anda nossos passos. Este é o caminho mais seguro e confiável que Deus preparou para nós.

Se, DE FATO, estivermos andando nos caminhos do Senhor, é claro que vai haver muita diferença entre o ímpio e ao que serve, AQUELE QUE CRE E O INCRÉDULO, nisso serão notórios os próprios feitos de cada um.

 

Se analisarmos a vida de Jesus, em tudo ele foi tentado, foi um teste de fidelidade a Deus, mas ele não pecou, não saiu fora da sua rota, foi caminhando sempre na vontade do Pai

 

É difícil ser como Jesus, é como andar em oposição ao mundo, ele era perfeito e o mundo não é perfeito, é decaído, justamente por causa de tantos pecados, mas mesmo assim a nossa missão é continuar tentando imitar a Cristo, esta é a missão que todo mundo deveria abraçar

 

Ás vezes quem segue a direção de Deus, parece que o mundo está totalmente contra nós. É verdade.

Veja um exemplo de fidelidade, na pessoa de José, aquele simples jovem sonhador que se tornou governador do Egito, sua história está registrada na biblia a partir de: Genesis Capitulo 37.

Para este cara, tudo foi um grande teste, o cara só passou sufoco, não teve moleza, era dificuldade em cima de provação, mas ele resistiu até o fim, perseverou, até alcançar seu sonho, e sem nenhum detalhe de reclamação e arrependimento

 

A Bíblia diz para perseverarmos até o fim, há uma recompensa e por causa disso seremos salvos:  
Mateus 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo

 

José perseverou e foi salvo, foi honrado por Deus, sua vida foi protegida, houve provisão e direção divina, apesar de tudo parecer ao contrário. Tinha horas que sua vida parecia que estava cada vez mais distante de seu sonho. Mesmo assim não desisitiu e venceu no final

 

Você também vai passar por testes nesta vida, para tudo é assim, teste para tirar carta, para passar num concurso, teste para trabalhar, e muito mais na vida espiritual, teste de fidelidade a Deus, teste de obediência, teste de retidão, e por aí vai, é um teste sem limites.

 

Na área espiritual, o teste é mais avançado ainda, é que você vai precisar perseverar, confiar e só fazer o bem, ficar firme, se quiser vencer e ser próspero. Confie em Deus, siga o caminho da salvação, faça o que é certo e correto.

Confiar em Deus é a melhor opção,confiar em homens não é seguro, compactuar com coisas erradas é ter uma péssima reputação com Deus. Os homens podem falhar, podem te enganar, frustrar os seus planos, mas tudo conspira a favor daqueles que obedecem ao Senhor.

 

Muitos homens emprestam a boca, os braços, as pernas, os ouvidos e a mente  para Satanás agir, muitas vezes contra nós, mas, preste atenção, resista ao diabo, não deis lugar a ele, fique atento aos testes, que te levam ao caminho das bênçãos

 

Um tipo de teste que presenciei junto a outras pessoas:

- Tempos atrás, chega um cara no meu trabalho, que é sobre dispensação de remédios populares, com umas dores fortes, problemas de saúde aparentemente grave, dor para todo lado, reclamando da vida, dizendo que os médicos não resolve o problema dele, os remédios não amenizam a situação, ele não confia em mais ninguém, enfim, a vida está sendo um grande teste para ele naquele momento.

 

Duas mulheres ouvem esta conversa e entram no assunto, uma delas resolve oferecer Jesus:
"põe nas mãos de Deus", esta frase é manjada, quase todo mundo indica ela, afinal é lógico que só Deus para nos ajudar, só o nome de Jesus mesmo é que cura.

 

OK, o cara aceitou na boa, foi realmente uma boa sugestão, afinal quem não quer ouvir e ter a benção de Deus?

 

As mulheres além de dizer que só o poder de Deus pode curar, também indicaram o caminho, elas tentaram evangelizar o cara:
"tem que ir numa igreja, tem que buscar a palavra, orar, clamar, ir até ele com o coração quebrantado"

 

O cara prestou atenção, começou a refletir,  o assunto deu uma pausa, aí ele disse: "espera aí, quer dizer, que Deus cura, mas, ainda tem um caminho, Deus tem que testar a minha fé, tem que virar crente,  ir na igreja e praticar outras coisas mais"

 

Mas será que ser crente vira alguma coisa?   Esta foi a resposta rápida, logo ele emendou várias perguntas no ar?

 

As pessoas confiam em crente? Vira alguma coisa ser crente? Afinal, o que é ser crente hoje?

Bom, Eu não confio em crente, de jeito nenhum, eu conheço um monte de crente aí, disse o rapaz.

 

O cara deu uma recuada, aí ele começou a falar sobre testes, realmente a vida é cheia de testes, um convite para chegar até Jesus, se transformou numa bateria de testes.

 

O cara foi logo falando sobre como testar um verdadeiro crente:

- "Quer testar um crente, para ver se ele é bom mesmo, para ver se ele serve a Deus de verdade ou de mentirinha?

 

- Façamos alguns testes: " vamos aproveitar que está calor, coloca na frente dele uma cerveja bem gelada, uma musiquinha maneira, um lugar aconchegante, uma bela paisagem, e uma mulher bem bonita e gostosa, tipo atriz de novela, tudo isso dando mole para ele, se o cara resistir, passar neste teste, está aprovado, pode confiar que o cara é crente mesmo, é homem de Deus"

 

‘É uma brincadeira’, disse o cara sorrindo, pediu desculpas as mulheres que estavam dialogando, e foi embora. Parece mesmo uma brincadeira, mas não deixa de ter um fundo de verdade. Também acho que tem fundamentos estes testes.

José do Egito, passou por um teste semelhante, uma mulher sedutora, ainda que casada, aproximou-se dele, ele e ela estavam sozinhos, mas ele resistiu, fugiu, essa era sua única saída, provando ser um homem de Deus. simplemente fugiu...

 

Deus cura, Deus liberta, Deus salva, Deus dá provisão, Deus dá direção, mas as atitudes e decisões de passar nos testes da vida, dependem de nós. isso mesmo, ninguém vai fazer por nós o que podemos fazer, só assim, vamos passar nos testes e sermos aprovados por Deus

 

A Bíblia, está cheia de personagens que passaram por testes e foram aprovados por Deus, outros nem sequer tentaram passar, outros foram desaprovados na hora, nem sequer sobreviveram para contar histórias, alguns desistiram, foram mortos, amaldiçoados, porque não perseveraram no caminho.

 

José mal saiu de uma tentação de adultério, já entrou em outro teste, agora era uma mentira forjada contra ele, pela própria mulher que tentou seduzi-lo quando fugiu da armadilha sensual

Ou seja, Satanás não pega de um jeito, tenta pegar de outro, lança a sedução não pega, tenta outra isca, pela mentira, é isca atrás de isca, sem dó e sem piedade.

 

José permaneceu acreditando na justiça de Deus, mesmo que tudo pareceu ao contrário. Como já disse, só para finalizar, José teve muitos testes, além de fugir do adultério, foi preso injustamente, um teste atra´s do outro, sem trégua, mas, com muita paciência, passou em todos, agradou a Deus e no final foi honrado por Ele.

 

Passe nos testes, agrade a Deus, fuja da aparência do mal, seja sábio e resista ao Diabo. Nisto tudo acrescente paciencia e honestidade, atitudes sinceras de coração.



Assim sua vida vai se tornando uma série de testes, cada dia mais, você vai sendo provado e crescendo espiritualmente, através dos testes, até ser bem sucedido, realizando grandes coisas para o Senhor

 

Não se assuste, se diante de ti, aparecer muitos testes. É  o diabo que vai nos tentando diariamente e Deus te aprovando nas decisões.

O propósito de Deus é sempre nos tirar de um nível inferior e nos levar para um nível superior de vida, mesmo que tudo pareça ao contrário.

 

Quando tudo parece contrário, é a mão de Satanás querendo abafar, impedir as suas bênçãos, usando pessoas, situações, para lhe tirar a fé.

Satanás quer impedir seus sonhos, Deus quer aprovar você nas dificuldades, aumentar a sua fé, ver no seu coração a vontade de vencer, o desejo de perseverar na fé, permanecer no caminho do bem, na obediência, em meio há tantos testes.

 

Agora, vejamos outros personagens e outros testes:

Não colocaram um copo de cerveja gelada na frente de Daniel e seus amigos na Babilônia para eles tomarem, mas ofereceram a eles um banquete de comida oferecido pelo rei, de dar água na boca, muito boa, mas não quiseram se contaminar, recusaram, aceitaram este teste, isto era uma afronta, não desejar a comida do Rei.

 

Deus estava com eles, por isso foram providos por outra alimentação, sem o Rei perceber, mas logo mais outros testes seriam necessários para aumentar a fé destes caras.

 

Mas nós, quantos banquetes, que agradam nosso olhos passam pela nossa frente, não só de comidas, mas o que vemos por aí, ouvimos e sentimos, tudo que cobiçamos são banquetes do mundo, tudo é um teste.

 

A porta do Reino de Deus é estreita demais, temos que abrir mão de muitas coisas que agradam nossa carne. Através dos testes da vida seremos aprovados para entrar nesta porta estreita e banquetear só com coisas que agradam ao Senhor, afinal a alegria de Deus é nos oferecer um banquete continuo só de boas emoções

 

Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo. Provérbios 15:15

 

Diante dos testes devemos filtrar os estímulos visuais e auditivos, se não vamos cair em tentação e sofrer duras conseqüências. Ouvimos , sentimos, pensamos tantas coisas, que esses estímulos afetam toda nossa vida e nos escravizam num tipo de vida tão inferior que não agrada a Deus

 

Salomão foi outro cara que com toda a sua sabedoria, também foi provado por Deus e não passou no teste de fidelidade. Desobedeceu ao Senhor, casou-se várias vezes com mulheres idólatras, e isto era ordem de Deus para não fazer

 

O que importa para Deus é nossa fidelidade e como vamos terminar a nossa vida. O que ele deseja é que terminamos na benção e não na maldição.

 

José começou mal, com dificuldades, mas terminou bem. Salomão foi ao contrário, começou bem, terminou mal. O segredo é permanecer na obediência. Há uma benção da permanência nos caminhos de Deus

 

Salomão destruiu seu próprio reino, desobedeceu, houve consequencias ruins até na sua próxima geração, assim como fez Davi, tudo por causa de não passar nos testes, principalmente em sua relação com mulheres.

 

Salomão perdeu quase tudo, até a presença de Deus, a ponto de dizer que não via nenhuma novidade debaixo do sol, foi um sábio que morreu frustrado

 

É claro que para Salomão houve testes muito difíceis, afinal, quanto mais sabedoria, mais responsabilidades, mas respeito com Deus, mais obediência

 

O que importa para Deus é sempre como terminamos a nossa carreira. Como administramos nossas emoções, como usamos nosso dons e talentos em favor do bem, em favor do seu Reino, para sempre agradar a Ele, só assim seremos recompensados e teremos o fim que desejamos

 

Deus deseja o bem e não o mal para nós, mas devemos perseverar no caminho correto, estipulado por Ele, para nos dar alegria e vitórias.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Jeremias 29:11-13

A vida é realmente cheia de testes. Nada é fácil, nada acontece sem esforço. E essa regra vale para qualquer um de nós.

Bom teste para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...