terça-feira, 29 de maio de 2012

RESPONSABILIDADES MAIS SÉRIAS

             
                    A videira e as varas


Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

                          João 15:5

Temos a tendência de sermos seletivos em nossa fé, focamos sempre o que agrada a nossa fantasia superficial e deixamos de lado as responsabilidades mais sérias
 

Queremos a proteção de Deus, queremos as bênçãos que Deus pode nos proporcionar, queremos o poder do Cristianismo, mas não nos importamos muito com sua disciplina e correção
 

Desejamos a paz que excede todo entendimento, mas menosprezamos a justiça que é o fundamento dessa paz


E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

                       Filipenses 4:7


Desejamos a vitória, mas recuamos da cruz, queremos vencer na vida, mas não queremos pagar um preço. É impossível separar estas duas coisas : vitória e cruz, da mesma maneira que não podemos separar a vara da videira e ainda colher frutos maduros
 

É impossível a gente se separar de Jesus e querer só coisas boas, não praticar boas ações e querer só colher bons resultados
 
Se queremos fé, precisamos encontrar a fonte de onde ela emana e beber diariamente.

A fé precisa ser desenvolvida, ela não é nos dada de graça, ela é adquirida através das nossas experiências de vida, Deus não nos dá a fé, ela tem que crescer em nós, como um grão de mostarda, que vai crescendo, aumentando até virar uma arvore grande, assim desta forma, nossa fé pequena se torna grande
 

E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
                                        Mateus 17:20


Assim também se quisermos paz, paciência, tolerância, domínio próprio das nossas emoções, também tudo isso não nos é dado de graça, tudo precisa ser desenvolvido nas tribulações, nas adversidades e nos relacionamentos humanos, aceitando as pessoas como elas são e aprendendo a lidar como nosso egocentrismo


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
                                            Gálatas 5:22


Se queremos vitórias em várias áreas da nossa vida, temos que pagar o preço e também passar pela cruz, se desejamos experimentar farta medida do amor de Deus, precisamos amar nossos semelhantes, se queremos o perdão, a bondade e a misericórdia dos outros e de Deus, precisamos aprender a perdoar, ter bondade e misericórdia com os outros também
 

Se desejamos em tudo que fazemos a proteção de Jesus e se estivermos realmente juntos com Ele, Cristo também estará junto conosco também, por isso para onde quer que vamos, a cruz e a vitória andam juntas

Quando somos perdoados, quando alguém nos pede desculpas, quando alguém nos ajuda, nos faz atos de bondade, quando alguém tem piedade dos nosso erros e misericórdia de nossas lutas, temos uma sensação boa e agradável, é gostoso é confortável nos sentir amados, isso é realmente uma vitória


Mas quando temos que fazer o contrário, retribuir amor, perdoar alguém, pedir desculpas a alguém, ter bondade e misericórdia com as dores dos outros, aí o negócio é mais difícil, porque este é um caminho de cruz, é desconfortável, é preciso coragem e muita humildade

A cruz e a vitória devem andar juntas, e a todo tempo é preciso disciplina e responsabilidades mais sérias na vida para que tudo possa dar certo e sermos de fato felizes.
 

Temos que ter todo esforço possível para melhorar o nosso lar, temos que ter todo esforço possível para dar o melhor em nosso trabalho, temos que ter todo esforço possível para conter a nossa ira e irritação com as pessoas e as circunstancias que nos rodeiam, e também ter todo esforço possível para desenvolver virtudes suficientes para ter serenidade em meio a muitas frustrações e decepções pelo caminho


É um hábito de todo ser humano desejar vencer na vida, custe o que custar, mas antes de tudo, devemos determinar vencer todos os nossos inimigos que estão dentro de nós: o orgulho, a ganância, a inveja, a preguiça, o medo, a altivez, o ciúme, as contendas, as intrigas, as ambições, a competitividade, a auto-suficiência, a prepotência, as criticas, as culpas, as mentiras, a hipocrisia, a insegurança, a timidez, as preocupações e tudo isso sem o auxilio de Deus, nada podemos fazer

O fundamento da nossa esperança está em Deus, não está nas religiões, mas muitas vezes o preço por esta esperança nós mesmos temos que pagar, algumas coisas tem que morrer em nós, antes que outras possam viver, muita coisa precisa ser mudada, se quisermos realmente conservar as nossas vidas unidas a Jesus, em outras palavras, ditas por ele mesmo, conservar as varas unidas a videira
 

Jesus é a videira e nós somos as varas, sem ele nada podemos fazer, sem ele não podemos dar frutos, não conseguiremos mudar nosso caráter, não conseguiremos praticar boas ações, sem Jesus o máximo que podemos fazer é reclamar da vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...