terça-feira, 24 de novembro de 2015

OS PENSAMENTOS



OS PENSAMENTOS

Tudo que fazemos, primeiramente acontece na mente. Todas as batalhas emocionais que travamos se origina na mente


Aprender a controlar os pensamentos é uma ótima maneira de se dar bem em meios aos desafios, fazer o bem e evitar o que é mal

A batalha que travamos todos os dias é na mente.

Qualquer erro, qualquer falha ou qualquer pecado que cometemos o início dele é na mente 

Surge a vontade de fazer algo, fazemos ou evitamos fazer, eis a questão das decisões

É por isso que até na questão do adultério Jesus disse que este pecado começa na mente, quando cobiçamos e começamos a bolar as fantasias. Adultério começa na mente:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.  (Mateus 5:28)

Tanto quem comete o adultério na prática ou quem só pensa no ato, fica só na teoria, a essência do erro é a mesma, ambos falharam porque tudo começou a ser arquitetado na mente

A nossa mente é uma gaveta cheia de pensamentos, e se eles forem bons, nosso corpo será saudável, porém, se os pensamentos forem maus, viveremos emocionalmente abalados

A luz do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!  (Mateus 6:22-23)

Se os nossos olhos carnais, a nossa mente pensante, nela estiverem cobertos de maus pensamentos atraímos para nós mesmos muitos problemas

Tudo o que vemos e ouvimos fica registrado em nossa memória, por isso, é muito importante sabermos filtrar todos os estímulos que acontecem ao nosso redor. 

Muita gente adoece porque colocou maus pensamentos no cérebro, tudo o que tem, ou tudo que ouve gera energia negativa em seu coração, atrai para si moléstias e todo tipo de enfermidade

Proteja a sua mente, não podemos permitir que os pensamentos negativos dominem nossas ações, assim nossas escolhas e decisões não serão eficientes diante das muitas batalhas da vida

Se quiser ser uma pessoa saudável, equilibrada, sábia, do bem, controle seus pensamentos, fixe seu olhar interior em coisas e ações decentes, coisas boas e positivas

Quanto ao mais, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
 (Filipenses 4:8)

Seja cuidadoso, tudo começa na mente, cuidado com o que você faz, escuta, fala e pretende fazer, isso é muito importante para se ter domínio próprio

Desenvolva um senso crítico, faça do bom senso a nova ordem, nunca deixe uma guerra começar em seu interior, controle seus pensamentos...

Sabemos que Caim matou Abel por inveja. Este foi o primeiro assassinato da história bíblica. Caim não controlou seus impulsos, ele pensou em fazer algo ruím com seu irmão, teve tempo de mudar de idéia, mas a batalha em sua mente intensificou e o que era mal de se fazer, ele optou por fazer

Antes de tudo acontecer, Deus falou em sua consciência, Deus disse a Caím, bem no fundo de sua consciência pesada pela inveja, que ele tinha duas opções, esquecesse o mal que estava intentando fazer a seu irmão, ou simplesmente com um desejo incontrolável de escolher fazer o mal que estava em seu coração:

 E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. (Gênesis 4:6-8)

Através deste fato histórico percebemos que todo pensamento seja ele bom ou mal, começa na mente, se a controlarmos teremos chances de se dar bem na vida, caso contrário, seremos escravos dos nossos maus pensamentos que vão insistir em fazer o desejo do coração 

*

O TEMPLO DE SALOMÃO

O TEMPLO DE SALOMÃO


O TEMPLO DE SALOMÃO

Templo de Salomão foi, segundo a Bíblia Sagrada, o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., e teria funcionado como um local de culto religioso judaico central para a adoração a Javé(Jeová), Deus de Israel, e onde se ofereciam os sacrifícios 
Narrativa bíblica - Intervenção de Davi
O rei Davi, da tribo de Judá, desejava construir uma casa para DEUS, onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória ou tabernáculo, existente desde os dias de Moisés
Segundo a Bíblia, este desejo foi-lhe negado por Deus em virtude de ter derramado muito sangue em guerras. 
No entanto, isso seria permitido ao seu filho Salomão, cujo nome significa "paz". 
Isto enfatizava a vontade divina de que a Casa de Deus fosse edificada em paz, por um homem pacífico. (2 Samuel 7:1-16; 1 Reis 5:3-5; 8:17; 1 Crónicas 17:1-14; 22:6-10).
Davi comprou a eira de Ornã ou Araúna, um jebuseu, que se localizava monte Moriah ou Moriá, para que ali viesse a ser construído o templo. (2 Samuel 24:24, 25; 1 Crónicas 21:24, 25) 
Ele juntou 100.000 talentos de ouro, 1.000.000 de talentos de prata, e cobre e ferro em grande quantidade, além de contribuir com 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata, da sua fortuna pessoal. 
Recebeu também como contribuições dos príncipes, ouro no valor de 5.000 talentos, 10.000 daricos e prata no valor de 10.000 talentos, bem como muito ferro e cobre.(1 Crónicas 22:14; 29:3-7) 
Salomão não chegou a gastar a totalidade desta quantia na construção do templo, depositando o excedente no tesouro do templo (1 Reis 7:51; 2 Crónicas 5:1).

Aspectos da construção

O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitectónico transmitido por Davi, seu pai (1 Reis 6:1; 1 Crónicas 28:11-19). 

O trabalho prosseguiu por sete anos. (1 Reis 6:37, 38) Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hiram ou Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra. 
Ao organizar o trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipes de 10.000 a cada mês. 

Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores, e 80.000 como cortadores (1 Reis 5:15; 9:20, 21; 2 Crónicas 2:2). 
Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 3.300 como encarregados da obra.(1 Reis 5:16)
Salomão mandou entalhar grandes pedras (1 Reis 5:15) que eram encaixadas umas nas outras, de forma que não se usavam ferramentas para entalhar na obra (não se ouviam martelos ou instrumentos de ferro na obra).
No templo se utilizava escada tipo caracol para subir aos dois pavimentos superiores(1 Reis 6:8).
Foi um período extremamente prospero para a nação, neste período Salomão passa a criar cavalos, institui trabalhos forçados para os nativos da terra (cananeus) contrariando as ordenanças de Deus escrita no livro de Deuteronômio 17:14 a 17:20 chegando na terra prometida.
Este período de prosperidade só foi possível após as guerras vencidas por Davi, seu pai, conforme relata o próprio Salomão em 1 Reis 5:3, esta foi a forma de Javé não dar condições para Davi realizar a obra.
O templo tinha uma planta muito similar à tenda ou tabernáculo que anteriormente servia de centro da adoração ao Deus de Israel
A diferença residia nas dimensões internas do Santo e do Santo dos Santos ou Santíssimo, sendo maiores do que as do tabernáculo. 
O Santo tinha 40 côvados (17,8 m) de comprimento, 20 côvados (8,9 m) de largura e, evidentemente, 30 côvados (13,4 m) de altura. (1 Reis 6:2) 
O Santo dos Santos, ou Santíssimo, era um cubo de 20 côvados (8,9 m)de lado. (1 Reis 6:20; 2 Crónicas 3:8)
Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. 

Os pisos foram revestidos a madeira de junípero (ou de cipreste segundo algumas traduções da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. 
As paredes e o teto eram inteiramente revestidos de ouro(1 Reis 6:15, 18, 21, 22, 29)
Após a construção do magnífico templo, a Arca da Aliança foi depositada no Santo dos Santos, a sala mais reservada do edifício.

Anos posteriores

Teria sido pilhado várias vezes e teria sido totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém
Os seus tesouros teriam sido levados para a Babilónia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilônico ou Cativeiro em Babilónia na história judaica.
Décadas mais tarde, em 516 a.C., após o regresso de mais de 40.000 judeus do Cativeiro Babilónico foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo
À época de Jesus, o rei Herodes, o Grande, querendo agradar aos judeus, reconstruiu o templo, que foi destruído pelo general Tito em 70 d.C, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica.
Hoje o que resta, erguido, do Templo é o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração.

***

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO



A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO

Não há nada mais pesado que o pecado. Só percebemos isso quando sentimos seu peso esmagar nossa alma. Só entendemos quanto ele é destrutivo quando nos despedaçamos contra a parede que ele ergueu entre Deus e nós. 
Por isso, é sempre melhor confessar o pecado assim que nos damos conta dele e purificar nosso coração de imediato. A Bíblia nos alerta: “Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” (Tiago 4.8).
A confissão tem por objetivo apresentar o pecado diante de Deus. Ao confessá-lo, você não está dizendo nada que Deus não saiba. Ele conhece todas as coisas, mas deseja que você se conscientize de que errou o alvo. Confessar, porém, não é apenas desculpar-se. O pedido de desculpa nem sempre é acompanhado de um coração arrependido, e muitas vezes não passa de formalidade. A verdadeira confissão acontece quando alguém admite o erro cometido e arrepende-se de tê-lo feito.
O arrependimento é a ordem do dia na Bíblia Sagrada. Os profetas, Jesus, os discípulos, a igreja primitiva, se aplicavam na pregação do arrependimento

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 4:17)

O Senhor Jesus iniciou o seu ministério anunciando a chegada do Reino dos céus (justiça, amor, paz, misericórdia, alegria, verdade, sinceridade, perdão)

Para viver neste reino era preciso arrependimento e mudança de vida. quem não estava vivendo em paz, no amor e na justiça, precisava converter o coração

Somente através do arrependimento, com uma atitude prática da fé cristã - a pessoa se livra de todos os males

Jesu disse: Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:3-5)

Jesus também ordenou aos seus discípulos que em seu nome, se pregasse o arrependimento para o perdão de pecados a todas as nações

E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. (Lucas 24:47,48)

Mas, se não há sincero arrependimento também não há salvação, muitos erram porque se arrependem, mas logo voltam ao erro, aí tudo se torna iniquidade, uma sequencia de erros que se repetem

Em suas orações, fale de suas fraquezas para Deus e peça que ele a ajude a realizar mudanças onde elas são necessárias. Deseje purificar seu coração conforme ele ordenou em sua Palavra. Peça-lhe que abra seus olhos para o que você precisa ver a fim de admitir seus pecados, confessá-los e deles se arrepender.
Peça a Deus que Ele mostre as áreas de sua vida nas quais inadvertidamente está abrigado o pecado, seja em pensamentos, seja em palavras, seja em ações. 
Peça a Deus que Ele mostre a verdade para que você a reconheça com clareza. 
Deus examina nossa alma e revela nossas motivações, de modo que aquilo que preciso entender se torne evidente. 
***

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O FIEL TRABALHADOR

O FIEL TRABALHADOR




O FIEL TRABALHADOR
Seja feliz no seu trabalho, seja uma pessoa de confiança. Hoje em dia as empresas necessitam de pessoas com zelo e fidelidade. Há muita corrupção por toda a parte
Busque um equilíbrio na empresa, use o tempo a seu favor, não seja um peso para o empregador, não roube horas preciosas onde deveria ser mais produtivo
Seja justo, sincero e fiel. O trabalho em si afeta a nossa fidelidade em muitas coisas. 

Ou você atrapalha ou ajuda com suas atitudes, posturas e comportamentos

Hoje em dia Whats Ap, Facebook, Twitter, Youtube deixa muita gente num ciclo vicioso e quem está amarrado nisso rouba preciosas horas do seu patrão. 

É um peso para o EMPREGADOR ter que suportar tudo isso

As pessoas são pagas para produzirem e não para se distraírem
Seja influencia benéfica em seu trabalho, em tudo que for fazer faça o melhor que pode
Seja fiel nos pequenos detalhes da vida, será recompensado na maior parte da sua vida
“ Quem é fiel no pouco, também será fiel no muito”
Tudo na vida, quando se é fiel nas pequenas coisas, sejam elas espirituais, momentos diários de pequenas orações, produzem grandes resultados
O sucesso vem gradualmente, passo a passo, dia a dia, na fidelidade com seus compromissos em pequenas coisas, detalhes que talvez outras pessoas desconsideram, está a chave da vitória
Resolva as pequenas coisas, viva os pequenos momentos, curta os pequenos afazeres, são momentos únicos da vida, que juntando tudo, vira um grande negócio
No trabalho seu caráter está sendo formado, sua fidelidade é medida na forma que você administra as coisas que não são suas
Lucas 16:12 diz: Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se nas coisas alheias não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?

Se você não for digno de confiança em relação ao que é dos outros quem lhes dará o que é de vocês
Como você cuida das coisas que não são suas? Isto é uma grande prova de fidelidade
A fidelidade é muito importante em várias áreas da vida, portanto, dedique-se em tudo que fizer com perseverança em sempre fazer o melhor

Colossenses 3:23 diz: E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens

Lembre-se que você ainda tem um verdadeiro patrão que vê tudo, até o que está escondido: Deus, o Senhor Soberano sobre todas as coisas
 ***

O JOVEM RICO

O JOVEM RICO 

 

O Jovem Rico

Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? " 
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
Você conhece os mandamentos: 'não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe'". 
E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência". 
Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". 
Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. 
Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! "
Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? "
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". (Marcos 10:17-27)

O Jovem Rico ficou entre o Céu e a Terra, entre Deus e Mamom

A história do "Jovem Rico" deve ter soado várias vezes aos seus ouvidos e sempre se aprende algo novo. Há quem diga que a "Palavra de Deus se renova a cada dia", na verdade aquilo que se renova é porque tornou-se velho, porém não acontece isso com as Sagradas Escrituras. 

No versículo 17 lemos que o jovem rico vem correndo e se lança ajoelhado aos pés do Mestre lhe chamando bom. Porém Jesus dirige outra pergunta a ele: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus".

Não está escrito que o jovem respondeu essa pergunta, mas tudo o que está escrito é para que creiamos no Filho de DEUS (Jo 20:31). Cristo quer, é nos ensinar que todos na terra são pecadores, independentemente das boas ou más obras. 

Toda boa dádiva vem do alto, do Pai das luzes (Tg 1:17), então não há porque o homem se gloriar de praticar o bem, pois somos incentivados pelo Espírito Santo a praticar o bem (Gl 5:22),  isso é para Glória de Deus.

E logo a quem disse essas palavras? A alguém que nada mais, nada menos era obediente aos mandamentos de Moisés. Nos versos 19 e 20 Jesus disse que aquele jovem conhecia os mandamentos, e começa a relatar, "não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe". 

A resposta do jovem diante dessas ordenanças foi que obedecia desde a adolescência. Tá aí um dos motivos que o rapaz pergunta a Jesus "Quais?" (Mt 19:18), porque ele sabia dos que já existia.

Talvez para ele, Jesus viria com ensinamento novo, o que ele não sabia é que os ensinamentos de Jesus muitas vezes confrontam os nossos desejos e objetivos. O que o jovem queria com aquela pergunta? Não sei ao certo. Mas por um momento penso que o seu desejo era vida eterna com os bens que conseguiu na terra. Esse não será o desejo de muitos? Acham que podem levar o que conseguir na terra.

E como dizer que o jovem realmente obedecia e que não era mais um querendo justificar-se?

Porque no verso 21 está escrito que Jesus o amou. Se ele não obedecesse, Aquele que conhece os corações revelaria. Em João 3, foi isso que aconteceu com Nicodemos que era mestre da Lei, veja bem, mestre da Lei, ele chegou elogiando também: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".

Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (Jo 3:2-3). Mas quanto ao jovem, Jesus não deixa de chamar-lhe a atenção dizendo: "Falta-lhe uma coisa", essa frase confirma que o jovem estava indo bem, faltando uma coisa. É tanto que em Mateus 19:21 o Senhor diz: "se você quer ser perfeito". Não há outra pessoa nas Escrituras que ouviu do Senhor essas palavras.  

Acredito muito que aquele jovem perdeu uma chance muito grande além da salvação, porque outra parte bem interessante é que, Jesus não costumava convidar as pessoas para segui-lo. Quando uma mulher foi pega adulterando (João 8) Jesus no final da conversa diz a ela: "Vai e não peques mais". Ele disse "vai". 

No capítulo 5 de João, Jesus cura um paralítico e em momento algum ele disse: "Segue-me". Em Lucas 17, dez leprosos são curados e um deles volta para agradecer ao Senhor Jesus, mas depois disse a ele: "Levante-se e vá". Marcos capítulo 5, Jesus expulsa os demônios que atormentava um gadareno, e no final quem é expulso daquele local é o próprio Jesus pelos moradores daquela região. E quando ele ia entrando no barco para ir embora, o homem que foi livre de vários demônios suplicou a Cristo que o deixasse ir com ele, porém: Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você". 

Lógico que Deus tinha um plano naquela região, já que o Cristo tinha sido rejeitado a entrar, ele usa o homem que era endemoninhado, mas que agora é um embaixador de Cristo para anunciar as virtudes do Senhor em Decápolis. Mas o sentido aqui é que Jesus não costumava convidar alguém individualmente para segui-lo, com exceção dos discípulos e outros. Convite coletivo: Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. (Lc 9:23). Uma outra exceção está em Mateus 8:22: "Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos".

O que aquele jovem rico perdeu??? Qual o plano de DEUS que ele desprezou? Ele poderia ser um dos discípulos mais influente na história. "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Nm 23:19)". A promessa que Jesus fez aquele jovem foi: "...Terás um tesouro no céu..." 

Essa promessa não foi aleatória. Se o interesse do jovem ou o seu coração estava voltado para riquezas, então Jesus lhe prometeu uma, só que no céu e não aparente, apesar de que nos versículos adiante, Jesus disse a todos: 
 
"Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.".

Qual seria a nossa escolha se estivéssemos nessa posição de rico? Abandonar tudo que se vê, que se pode pegar, que está garantido ou seguir o Mestre? Há um ditado que se diz: "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando". 

Mas se falando de vida eterna com o Criador, com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é melhor largar, soltar o teu pássaro (concupiscência, pecado), ainda que com dores e seguir o Mestre. Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar. (1 Tm 6:7). 

Não troque a eternidade com Cristo por 70, 100, 120 anos aqui na terra, mesmo que esses dias sejam, ou pareçam felizes, naturalmente falando. Porque tudo aqui vai passar. 
 
"E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2:17)". "Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade. (Dn 7:18)".

***

HOMENS DE GUERRA

HOMENS DE GUERRA



HOMENS DE GUERRA, ORGULHOSOS E HUMILDES 

Na época do  "a ferro e fogo", aproximadamente 430 antes de Cristo as batalhas eram intensas. 

Os exércitos de Israel, representados pelos líderes de tribos Rúben, Gade e Manassés tiveram sucesso na batalha porque confiaram em Deus. 

Embora tivessem talentos e habilidade como soldados, oraram e buscaram a direção de Deus

Dos filhos de Rúben, e dos gaditas, e da meia tribo de Manassés, homens muito valentes, que traziam escudo e espada, e entesavam o arco, e eram destros na guerra; houve quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta, que saíam à peleja. E fizeram guerra aos hagarenos, como a Jetur, e a Nafise a Nodabe. E foram ajudados contra eles, e os hagarenos e todos quantos estavam com eles foram entregues em sua mão; porque, na peleja, clamaram a Deus que lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nele. (1 Crônicas 5:18-20)

O livro de Crônicas relata: Havia homens de guerra em Israel (belicosos) simples, que agiam com humildade, oravam e clamavam a Deus na peleja e Deus atendia porque confiaram Nele 

Estes soldados reconheceram que as habilidades naturais ou desenvolvidas era Deus que concedia, e eles eram totalmente dependentes de Deus. 

Eles não confiavam na própria inteligência, nem na força do braço, não eram orgulhosos

Havia também outros homens de guerra em Israel, valentes, tinham nome, tinham fama, status, eram temidos.  

Porém transgrediam, não obedeciam a Deus, eram desobedientes, orgulhosos, presunçosos e Deus permitiu a ruína deles, perdiam as guerras, eram levados cativos, agiam com soberba, eram prepotentes, não clamavam e não oravam a Deus

E estes foram cabeças de suas casas paternas, a saber: Hefer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias, e Jadiel, homens valentes, homens de nome, e chefes das casas de seus pais. Porém transgrediram contra o Deus de seus pais; e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra, os quais Deus destruíra de diante deles. Por isso o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pilneser, rei da Assíria, que os levaram presos, a saber: os rubenitas e gaditas, e a meia tribo de Manassés; e os trouxeram a Hala, e a Habor, e a Hara, e ao rio de Gozã, até ao dia de hoje. (1 Crônicas 5:24-26)   

O contraste destes homens de guerra, a diferença dos vitoriosos com os perdedores, era na verdade, o simples fato da falta de temor a Deus

Como guerreiros e líderes, estes homens do segundo grupo, descrito acima que transgrediram contra Deus e foram arruinados, estabeleceram excelente reputação por sua grande habilidade e liderança qualificada. 

No entanto, aos olhos de Deus, fracassaram no aspecto mais importante - a fidelidade ao SENHOR

 Se tentarmos estar a altura dos padrões da sociedade moderna de hoje para alcançar fama e sucesso, pelas nossas próprias mãos, méritos, talentos e habilidades, é possível que estejamos negligenciando nosso verdadeiro propósito original, que é obedecer e agradar a Deus - DAR CRÉDITO A DEUS NAS BATALHAS DA VIDA

Por fim, somente Deus examina nossos corações e determina nossa posição final na ascensão e queda na sociedade

Nossa posição favorável na terra, depende muito da postura que temos em reconhecer Deus na nossa vida

***

terça-feira, 17 de novembro de 2015

CONSTRUTORES DO REINO



CONSTRUTORES DO REINO

Aparentemente, “fim dos tempos” nos dá uma ideia de medo, guerras, destruição e tristeza. No entanto, para os cristãos, o fim dos tempos significa esperança de construir. 

Esperança de que toda dor e tristeza acabará. Esperança de viver sempre ao lado de Deus, onde a felicidade é plena. 

Os cristãos são construtores do Reino de Deus, edificando nossas vidas, edificando a igreja e ajudando edificar outras pessoas

A obra de Deus não pode parar, ele sempre levanta trabalhadores para o Reino, há um chamado e junto vem a capacitação. 

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra 
o aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses1:6)

Os cristãos são como pedreiros, serventes, arquitetos, gerente de obras e o construtor meste é Jesus Cristo

Nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (1 Coríntios 3:9-11)

Todos os cristãos são considerados edifícios de Deus, usando dons que ele concedeu, fazendo trabalhos (obras) de um construtor, edificando e sendo edificado. 

Um coloca o alicerce, outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado; porque Deus já colocou Jesus Cristo como único alicerce, o nosso companheiro de trabalho diário

Nós temos 24 horas por dia para fazermos nossas atividades. Arrumar um tempo para “organizar a casa”, trazer provimento para a família ”. Não espere a última hora: olhe para fora e veja os sinais que Deus está mandando, ajudar a construir vidas

Se os cristãos estiverem bem firmes com Jesus, vão ser um edifício bem construído, usando os dons que Deus deu a cada um não vai haver rachaduras, quedas, desmoronamentos, porque Jesus já esta na base, como firme alicerce

O cristão vai crescendo como um edifício bem ajustado. A própria palavra de Deus faz esta comparação, o nosso alicerce só pode ser Jesus, se não for ele o companheiro de trabalho, não vamos crescer e a obra ficará parada

O apóstolo Paulo colocava a Palavra de Deus em evidência, a mensagem de Deus seria bem embutida no coração das pessoas, ele colocava Jesus como alicerce, por isso, ele era considerado um construtor de vidas competente 

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e sobre edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. 
(Colossenses 2:6,7

Aos cristãos convictos, a base é construir seu edifício, sobre o alicerce firme que é Jesus e instruir outros a fazerem o mesmo

Nós como Paulo devemos também ser construtores do Reino competentes, fazer um bom trabalho evangelístico, colocar Jesus como alicerce na vida das outras pessoas, para que elas possam como nós, serem edifícios de Deus, habitação segura do Espírito Santo, bem construídos, alicerçados, imponentes, que nada pode destruí-los

O crescimento de cada edifício é por etapas, com cautela, acompanhamento da obra, subindo, crescendo devagar, tampando as brechas, usando as ferramentas certas, a estrutura deve ser montada perfeitamente, pelo mestre de obras chamado Jesus

UM BOM EDIFÍCIO COM UM BOM ALICERCE SUSTENTÁVEL É UMA BOA OBRA  

E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. (Colossenses 2:19)

Este versículo é a prova de que  pessoas que não tiverem uma ligação forte com Jesus, não estiverem unidas firmemente com Jesus, apesar de serem cristãs, não fizerem a vontade Deus corretamente, e viverem como quer, sem se sujeitarem a Cristo, nunca estarão bem ajustadas, estarão sendo mau edificadas

Cristo é a cabeça da obra. Cristo controla todo o corpo do edifício, o alimenta, o mantém firme, unido por meio de juntas e ligamentos, e assim o corpo(edifício) cresce como Deus quer que cresça

Cristão que quer crescer, fica unido com Cristo a todo momento, e Deus é quem dá o crescimento

Somente nós mesmos podemos parar a obra, nossos corpos são edifícios que estão sendo construídos, somos cooperadores e serventes, mas, assim como tem muitas obras paradas, vemos muitas casas mau acabadas, sendo construídas e paradas, em terrenos baldios, o que sobra são mato, ferrugem e destroços, tudo fica abandonado

A Bíblia nos compara como pedreiros, serventes, edificadores construindo nossa própria casa, se usarmos péssimos materiais, se ficarmos acomodados, com falta de recursos e planejamento, a casa não sai do lugar, fica estagnada e o que é pior, ela se deteriora com o tempo

Você já deve ter visto casa abandonada, largada, onde ninguém faz mais nada, tem uma péssima impressão

Deixe Jesus continuar a boa obra, seja um bom servente, disciplinado e prudente, eficiente e organizado, continue trabalhando para o reino de Deus e não pare para olhar para o tempo e as circunstâncias

Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. (2 Timóteo 2:19-21)

Há vários tipos de casas (edifícios), casa de pau, palha, tijolos, blocos, ouro e prata, pedras preciosas. Use material forte e resistente contra todas as intempéries da vida

Pau e palha são materiais sensíveis queima com facilidade, são materiais fracos e pouco resistentes, ouro prata e pedras preciosas há um custo maior, mais dificuldade em conseguir, mais recursos, mais empenho, e tem que ter esforço, e só se consegue ter um bom edifício nas dificuldades, com muito esforço e dedicação

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 
(1 Coríntios 3:10-16)

Este é um lembrete: Deus conhece seus construtores, seus servos, sabe como cada um está construindo sua casa espiritual, ele conhece o meu e o seu coração, a motivação do coração e o desejo de construir um bom templo para a morada do Espírito Santo, ele sabe se realmente estamos trabalhando certinho na obra dele e que tipo de material que estamos usando para construir este belo edifício que somos nós, aperfeiçoados por Jesus Cristo

 "....porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um".

É no fogo da tribulação, dificuldade, provação que estamos sendo moldados por Deus. E é o fogo de Deus que provará que tipo de material estamos construindo nossa casa espiritual

Um bom construtor espiritual passará ileso pelo fogo e será purificado como o ouro, terá o selo de reconhecimento de Deus

escrito por Paulo Cezar gomes de Souza

*** 

O EVANGELHO DO REINO DE DEUS

  O EVANGELHO DO REINO DE DEUS O Evangelho do Reino de Deus exige de nós obediência constante, disciplina, sabedoria, humildade e prudência ...