quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O JOVEM RICO

O JOVEM RICO 

 

O Jovem Rico

Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? " 
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
Você conhece os mandamentos: 'não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe'". 
E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência". 
Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". 
Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. 
Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! "
Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? "
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". (Marcos 10:17-27)

O Jovem Rico ficou entre o Céu e a Terra, entre Deus e Mamom

A história do "Jovem Rico" deve ter soado várias vezes aos seus ouvidos e sempre se aprende algo novo. Há quem diga que a "Palavra de Deus se renova a cada dia", na verdade aquilo que se renova é porque tornou-se velho, porém não acontece isso com as Sagradas Escrituras. 

No versículo 17 lemos que o jovem rico vem correndo e se lança ajoelhado aos pés do Mestre lhe chamando bom. Porém Jesus dirige outra pergunta a ele: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus".

Não está escrito que o jovem respondeu essa pergunta, mas tudo o que está escrito é para que creiamos no Filho de DEUS (Jo 20:31). Cristo quer, é nos ensinar que todos na terra são pecadores, independentemente das boas ou más obras. 

Toda boa dádiva vem do alto, do Pai das luzes (Tg 1:17), então não há porque o homem se gloriar de praticar o bem, pois somos incentivados pelo Espírito Santo a praticar o bem (Gl 5:22),  isso é para Glória de Deus.

E logo a quem disse essas palavras? A alguém que nada mais, nada menos era obediente aos mandamentos de Moisés. Nos versos 19 e 20 Jesus disse que aquele jovem conhecia os mandamentos, e começa a relatar, "não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe". 

A resposta do jovem diante dessas ordenanças foi que obedecia desde a adolescência. Tá aí um dos motivos que o rapaz pergunta a Jesus "Quais?" (Mt 19:18), porque ele sabia dos que já existia.

Talvez para ele, Jesus viria com ensinamento novo, o que ele não sabia é que os ensinamentos de Jesus muitas vezes confrontam os nossos desejos e objetivos. O que o jovem queria com aquela pergunta? Não sei ao certo. Mas por um momento penso que o seu desejo era vida eterna com os bens que conseguiu na terra. Esse não será o desejo de muitos? Acham que podem levar o que conseguir na terra.

E como dizer que o jovem realmente obedecia e que não era mais um querendo justificar-se?

Porque no verso 21 está escrito que Jesus o amou. Se ele não obedecesse, Aquele que conhece os corações revelaria. Em João 3, foi isso que aconteceu com Nicodemos que era mestre da Lei, veja bem, mestre da Lei, ele chegou elogiando também: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".

Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (Jo 3:2-3). Mas quanto ao jovem, Jesus não deixa de chamar-lhe a atenção dizendo: "Falta-lhe uma coisa", essa frase confirma que o jovem estava indo bem, faltando uma coisa. É tanto que em Mateus 19:21 o Senhor diz: "se você quer ser perfeito". Não há outra pessoa nas Escrituras que ouviu do Senhor essas palavras.  

Acredito muito que aquele jovem perdeu uma chance muito grande além da salvação, porque outra parte bem interessante é que, Jesus não costumava convidar as pessoas para segui-lo. Quando uma mulher foi pega adulterando (João 8) Jesus no final da conversa diz a ela: "Vai e não peques mais". Ele disse "vai". 

No capítulo 5 de João, Jesus cura um paralítico e em momento algum ele disse: "Segue-me". Em Lucas 17, dez leprosos são curados e um deles volta para agradecer ao Senhor Jesus, mas depois disse a ele: "Levante-se e vá". Marcos capítulo 5, Jesus expulsa os demônios que atormentava um gadareno, e no final quem é expulso daquele local é o próprio Jesus pelos moradores daquela região. E quando ele ia entrando no barco para ir embora, o homem que foi livre de vários demônios suplicou a Cristo que o deixasse ir com ele, porém: Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você". 

Lógico que Deus tinha um plano naquela região, já que o Cristo tinha sido rejeitado a entrar, ele usa o homem que era endemoninhado, mas que agora é um embaixador de Cristo para anunciar as virtudes do Senhor em Decápolis. Mas o sentido aqui é que Jesus não costumava convidar alguém individualmente para segui-lo, com exceção dos discípulos e outros. Convite coletivo: Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. (Lc 9:23). Uma outra exceção está em Mateus 8:22: "Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos".

O que aquele jovem rico perdeu??? Qual o plano de DEUS que ele desprezou? Ele poderia ser um dos discípulos mais influente na história. "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Nm 23:19)". A promessa que Jesus fez aquele jovem foi: "...Terás um tesouro no céu..." 

Essa promessa não foi aleatória. Se o interesse do jovem ou o seu coração estava voltado para riquezas, então Jesus lhe prometeu uma, só que no céu e não aparente, apesar de que nos versículos adiante, Jesus disse a todos: 
 
"Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.".

Qual seria a nossa escolha se estivéssemos nessa posição de rico? Abandonar tudo que se vê, que se pode pegar, que está garantido ou seguir o Mestre? Há um ditado que se diz: "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando". 

Mas se falando de vida eterna com o Criador, com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é melhor largar, soltar o teu pássaro (concupiscência, pecado), ainda que com dores e seguir o Mestre. Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar. (1 Tm 6:7). 

Não troque a eternidade com Cristo por 70, 100, 120 anos aqui na terra, mesmo que esses dias sejam, ou pareçam felizes, naturalmente falando. Porque tudo aqui vai passar. 
 
"E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2:17)". "Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade. (Dn 7:18)".

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...