quinta-feira, 2 de junho de 2022

ESPERANÇA, INJUSTIÇA E VIOLÊNCIA

 

ESPERANÇA, INJUSTIÇA E VIOLÊNCIA


A vida é repleta de perguntas, desde as questões de nossa infância até os dias de hoje, sempre perguntamos, como e por quê certas coisas acontecem. 


Quando ficamos em dúvida é porque nossas perguntas não tem respostas prontas e no decorrer do tempo estamos sempre em busca de respostas satisfatórias.


Quando vemos o mundo ao nosso redor, cheio de violência, maldades, injustiças e destruição, ficamos aborrecidos, e sem respostas a tudo isso, criamos muitas perguntas e dúvidas que nos deixam com um espírito abatido e com muitas reclamações:


Por que Deus diante do que está acontecendo no mundo parece indiferente diante do mal? Por que o mundo atual prossegue na impunidade e na injustiça?


Hoje quando vemos os noticiários, sabemos que a injustiça ainda é excessiva, fazemos as mesmas perguntas que o profeta HABACUQUE fazia a Deus freqüentemente há muito tempo atrás:


"Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: "violência!", e tu não nos salvarás? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda a parte, por isso, ninguém obedece à Lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida"     (Habacuque 2;4)


Mesmo que, na verdade, muitos estão entristecidos pela violência e corrupção atual não podemos deixar que nossas preocupações nos façam duvidar do Senhor ou rebelar-se contra Ele.


Reconheça que os planos e propósitos de Deus são feitos a longo prazo e Ele sempre age corretamente, e sempre responde nossas perguntas, Ele é o Senhor da história, está no controle total da humanidade, seus planos nunca falharam e nunca falharão.


E Deus trabalha de várias maneiras. Deus tem um plano e julgará os malfeitores à seu tempo. Assim diz a palavra do Senhor.


E quando as circunstâncias à nossa volta se tornam quase insuportáveis, perguntamos a nós mesmos, se o Senhor se esqueceu de nós. 


Mas se formos verdadeiramente humildes, estaremos dispostos a aceitar as respostas do Senhor e aguardar seu tempo com paciência.


"Paciência", esta virtude tão difícil de conquistar e desenvolver nesta vida tão corrida e tão alucinada, vivemos o tempo todo correndo atrás do hoje, do agora, do amanhã e depois.


Deus quer que venhamos à sua presença com nossas lutas e dúvidas, porém sempre suas respostas podem não ser exatamente o que esperamos. 


Deus quer nos sustentar com esperança, e revela-se a nós através da nossa confiança, pois sem fé não conseguimos entender seus planos.

Esperança tranqüila significa ir além de nossas desagradáveis experiências diárias e alcançar a alegria de conhecer a Deus e saber que Ele ainda está no controle deste mundo, apesar do aparente triunfo da impiedade.


O mal é auto-destrutivo e nunca está além do controle de Deus, em toda a história da humanidade o mal jamais triunfou sobre o bem, a justiça de Deus sempre prevalecerá.


"Se a justiça tardar, espera-a, porque certamente virá, não tardará"


Não é fácil ser paciente, onde o mal e a injustiça parecem ter as maiores vantagens no mundo, mas esta atitude de paciência é o requisito básico para conhecer as verdades e os planos de Deus para nossas vidas.


"Quem não tem paciência, perde tudo", perde a esperança, perde a paz, perde a fé. Em toda a história da humanidade Deus usou a paciência para moldar o caráter dos grandes heróis da fé.


A paciência nos ajuda a lembrar que dependemos totalmente de Deus em todas as situações, ele odeia o pecado muito mais do que nós. A punição pelos erros e transgressões de quem pratica a iniqüidade certamente virá, por isso devemos confiar em Deus, mesmo quando não entendemos a razão pela qual os eventos atuais no mundo surgem da forma que acontecem


Os justos vivem por sua fé e confiança em Deus, esta inspiração é ainda extremamente útil a todas as pessoas que vivem tempos difíceis sem ver sinais de esperança.


Os homens devem confiar que Deus dirige todas as coisas, todos os acontecimentos e toda a história de acordo com os seus propósitos, sempre combatendo a desobediência às suas Leis universais.

 

O Senhor está no controle de tudo e sabe o que faz.


Habacuque perguntou a Deus por que os ímpios prosperam enquanto os justos sofrem. A resposta do Senhor foi a seguinte: "eles não prosperam em longo prazo".


Deus sempre trará a justiça à tona, por isso tire o seu olhar de suas dificuldades e preocupações com o futuro e olhe sempre para a justiça de Deus.


Os olhos do Senhor estão sobre toda a terra, e na sua infinita bondade, 


Ele olha tanto os bons como os maus, mesmo sabendo que, dentre quase todos os homens, não se acha muita obediência às suas leis, Deus sempre está tentando responder nossas perguntas e quem tem ouvidos que ouça...


Não podemos ver tudo o que Deus faz nem tudo o que Ele ainda fará, mas podemos estar seguros de que Ele o Todo-Poderoso fará somente o que é certo.


Este conhecimento de Deus já basta para poder nos trazer confiança e esperança em um mundo cheio de confusão.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...