quarta-feira, 6 de outubro de 2021

A DOUTRINA DO PECADO (PARTE 04)

 A UNIVERSALIDADE DO PECADO.

O pecado de Adão, afetou, com toda a certeza toda a humanidade. Vejamos o que nos diz a BÍBLIA SAGRADA a este respeito, Gên¨6:11-12; Sal¨14:1-4, 53:1-3; Rom¨3:10-18, 23, 5:12.

Como vimos, todos os descendentes de Adão são pecadores, em virtude do pecado deste (excetuando-se, naturalmente, JESUS CRISTO). Por isso, o homem tem absoluta necessidade do SALVADOR JESUS CRISTO, Rom¨5:20-21.

O pecado está tão enraizado no ser humano, que este pode, até, pecar involuntariamente, Lev¨5:17-19.

CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO DE ADÃO NO MUNDO EM GERAL.

Não só o ser humano ficou prejudicado em conseqüência do pecado de Adão. O mundo em geral, também, sofreu em conseqüência do pecado de Adão,vejamos o que a BÍBLIA SAGRADA nos diz sobre isto, Gên¨3:17-18.  Is¨11:1-9¨(6-9), nos mostra que toda este transtorno, deixará de existir no momento certo, através do broto ou rebento do tronco de Jessé (JESUS CRISTO), para honra e glória de DEUS.

O PROCESSO PARA A PRÁTICA DO PECADO VOLUNTÁRIO.

A prática de todo e qualquer pecado voluntário, levada a efeito pelo ser humano, inclusive pelo crente em JESUS CRISTO, jamais acontece por acaso ou inconscientemente, a não ser nos pecados involuntários, aqueles que são cometidos, sem que a vontade o determine, ou seja, os pecados alheios à vontade do homem. 

A prática do pecado é, na realidade o final de um processo, ou de uma caminhada de três passos, como podemos ver a seguir:

1, TENTAÇÃO, OU CONVITE, PARA A PRÁTICA DO PECADO.

2, CONSENTIMENTO PESSOAL PARA A PRÁTICA DO PECADO.

3, PRÁTICA DO PECADO.

Vejamos cada uma em particular.

TENTAÇÃO, OU CONVITE, PARA A PRÁTICA DO PECADO.

A tentação é o acontecimento inicial do processo que leva o homem à prática do pecado. A tentação é um convite ao ser humano, para praticar o pecado. Sem que haja a tentação, jamais alguém chegará à prática do pecado. Todo o pecado cometido por um ser humano tem seu nascedouro numa tentação.

Toda a tentação para a prática do pecado sempre tem por trás o maior inimigo do ser humano, que é o diabo. A tentação para a prática do pecado, pode acontecer de duas formas:

DIRETAMENTE PELO DIABO.

O diabo pode tentar, diretamente, o homem atuando em sua inteligência, através dos seus sentidos, Gên¨3:1-5; Mat¨4:1-11; Mar¨1:12-13; Luc¨4:1-13.

ATRAVÉS DE UM SERVIDOR DO DIABO.

A tentação para a prática do pecado, também pode acontecer através de um servo do diabo. O servo do diabo, pode ser uma pessoa incrédula, At¨20:19

Porém, infelizmente, também pode ser um crente em JESUS CRISTO que esteja momentaneamente em estado pecaminoso e, portanto, a serviço do diabo, Mat¨16:21-23.

Porém, uma coisa é certa, jamais, qualquer tentação virá da parte de DEUS, Tiago¨1:13.

O crente em JESUS CRISTO há de estar tranqüilo, no tocante à experiência da tentação para a prática do pecado, tendo em sua mente, o que declaramos a seguir:

A TENTAÇÃO, EM SI, PARA A PRÁTICA DO PECADO, NÃO É PECADO.

Se a tentação para a prática do pecado fosse pecado, JESUS CRISTO seria pecador, já que foi tentado em tudo, como nós, Heb¨2:17-18, 4:14-15.

Porém, para o bem da humanidade, mas de um modo todo especial dos salvos, ainda que duramente tentado, jamais JESUS CRISTO pecou, João¨8:46; 2ªCor¨5:21; Heb¨4:14-15; 1ªPed¨2:21-23; 1ªJoão¨3:5.

CONSENTIMENTO PESSOAL PARA A PRÁTICA DO PECADO.

Após a tentação acontecer, a pessoa pode consentir ou não com o convite, ou tentação, para a prática do pecado. Quando uma pessoa consente com o convite para a prática do pecado, está a um passo de cometer o pecado, o qual é alvo da tentação. 

O consentimento para a prática do pecado é uma demonstração ou prova da fragilidade humana.

Ainda que o pecado alvo da tentação não tenha sido praticado, mas haja no coração o consentimento para a prática do pecado, este consentimento, em si mesmo, já é pecado, por isso, o salmista clama a DEUS, Sal¨141:4.

Porém, o pecado é agravado quando passa, apenas, do consentimento à execução ou à pratica do pecado, alvo da tentação, Prov¨14:14, 17:20. 

Quando a pessoa, especialmente o crente em JESUS CRISTO, não consente com a tentação para a prática do pecado está, com toda a certeza, glorificando a DEUS, Heb¨12:1, como JESUS CRISTO o glorificou, como podemos ver nas próximas passagens BÍBLICAS, Mat¨4:1-11; Mar¨1:12-13; Luc¨4:1-13.

PRÁTICA DO PECADO.

A prática do pecado, é a consumação da desobediência a DEUS, visto que, ao invés de dar ouvidos a DEUS que ama, imensamente, o ser humano, dá ouvidos e obedece ao ser que mais odeia, tanto o ser humano, Gên¨3:1-5; Ef¨6:11; 1ªPed¨ 5:8, quanto ao próprio CRISTO, 2ªCor¨6:15.

 A DIMENSÃO DO PECADO.

Há quem pense, creia e ensine que pecado não tem tamanho, ou seja, todo o pecado é igual, entretanto, podemos verificar na BÍBLIA que não é assim, havendo, portanto, à luz da justiça de DEUS várias graduações de pecado, como veremos nos próximos exemplos, e passagens BÍBLICAS:

Referindo-se a Sodoma e Gomorra, DEUS diz: “O seu pecado se tem  agravado muito”, Gên¨18:20.

Concernente ao bezerro de ouro, Moisés disse: “Vós cometestes grande pecado” e “Este povo cometeu grande pecado”, Êx¨32:30-31.

Alguém pode pecar mais do que seus pais, Jer¨7:26, 16:12. A iniquidade (pecado) pode multiplicar-se, Esd¨9:6. 

Vejamos Mat¨10:14-15, 11:20-24; Luc¨10:10-15, se haverá mais rigor para alguns, significa que, de uma forma ou de outra, seu pecado é maior. Vejamos também, Luc¨12:35-48¨(47-48).

No episódio da negação de JESUS, Pedro se aprofundou no pecado, Mat¨26:74.

O pecado de Judas, segundo JESUS CRISTO, é maior do que o pecado de Pilatos, João¨19:11.

Os pecadores podem agravar os seus pecados, 2ªTim¨3:13. 

Quem conhece a VERDADE, ao pecar é pior (maior pecador, comete pecado maior) do que quem não a conhece, 2ª Ped¨2:20.

Há pecado para morte e pecado que não é para morte (morte do corpo),

1ªJoão¨5:16-17.

Ananias e Safira cometeram pecado para morte, porque em conseqüência do seu pecado, foram punidos com a morte, At¨5:1-11. 

Há ainda o pecado da blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO, o maior de todos os pecados, visto que, para o mesmo não há, qualquer, possibilidade de perdão, Mat¨12:31-32; Mar¨3:28-29; Luc¨12:10.

O pecado da blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO só pode ser cometido por incrédulos, já que a pessoa salva tem a sua SALVAÇÃO garantida pelo próprio JESUS CRISTO, João¨6:37-40, 10:27-30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...