quarta-feira, 6 de outubro de 2021

A DOUTRINA DO PECADO (PARTE 05)

  O CRENTE E O PECADO

Ainda que o salvo por JESUS CRISTO, esteja livre do castigo eterno, não está livre da sua triste condição de pecador, pois, ainda que, salvo por JESUS CRISTO, continua sendo pecador, 1ªJoão¨1:8-10.

Porém, é um pecador lavado e remido pelo sangue de JESUS CRISTO, 1ªCor¨6:11; Ef¨1:7; Col¨1:14; Tito¨2:14, 3:5. Por isso mesmo, livre da condenação eterna, Rom¨8:1-2.

Entretanto, a exemplo de Paulo, o pecado está na sua natureza (carne), sendo impossível livrar-se dessa triste condição, enquanto, ainda nesta vida, Rom¨6:1-7:25.

Porém, para o salvo por JESUS CRISTO, há o recurso e ou a necessidade do reconhecimento, arrependimento, da confissão dos pecados, do pedido de perdão e o consolo da certeza do perdão, dado por DEUS, em conseqüência da sua fé em JESUS CRISTO COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, 1ªJoão¨1:8-2:2.

O CASTIGO DO PECADO DO SER HUMANO.

Todo o ser humano é pecador, Rom¨3:10, 23, 5:12; 1ªJoão¨1:8. Paulo afirma em Rom¨6:23, “O salário do pecado é a morte”.

Desta forma, já que todo o ser humano é pecador, merece a morte, Rom¨5:12, 17, 21, 6:23; Tiago¨1:15.

Na realidade é isto que acontece. A pessoa incrédula, ou seja, a não salva por JESUS CRISTO, em conseqüência dos seus pecados, tanto o pecado da raça quanto os pecados pessoais, MORRE ETERNAMENTE, João¨3:18; Apoc¨20:15, 21:8.

A pessoa salva por JESUS CRISTO, também tem todos os seus pecados castigados com morte.

Porém, este castigo, que os seus pecados o fazem merecer, não é pago por si mesmo, ou seja, com a própria morte.

Quem paga, com a morte, os pecados das pessoas salvas por JESUS CRISTO é JESUS CRISTO, o SALVADOR, o qual se entregou à morte numa cruz no Calvário, para perdoar os pecados de todos os seres humanos, que o aceitam como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, Rom¨5:8; Heb¨9:14-15, 24-26.

O PERDÃO DIVINO DO PECADO, ATRAVÉS DE UM SUBSTITUTO.

O perdão DIVINO, não é nada mais nada menos do que o cancelamento do castigo referente aos pecados, cujo castigo, todo o ser humano é merecedor. O perdão DIVINO dos pecados só acontece na vida de uma pessoa salva por JESUS CRISTO, porque JESUS CRISTO é O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO, João¨1:29.

Desta forma, JESUS CRISTO se entregou na cruz do Calvário, como o CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO, para perdoar todos os pecados de todos aqueles que o aceitaram, aceitam, ou aceitarão como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, Heb¨9:14-15; 1ªJoão¨1:7.

Portanto, todos os pecados de uma pessoa salva por JESUS CRISTO, são perdoados, porque pagos com a morte, porém, com a morte de um SUBSTITUTO, o qual, é o próprio SALVADOR JESUS CRISTO, 1ªCor¨15:3; Heb¨2:9-10. 

JESUS CRISTO é, portanto, o único SUBSTITUTO do ser humano (daquele que o aceita como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR), que satisfaz plenamente a JUSTIÇA DE DEUS, Gál¨1:4; Ef¨5:2.  Por isso, DEUS não aceitou o sacrifício de Isaque, Gên¨22:1-14¨(11-12).

Repetimos: Os pecados de uma pessoa SALVA POR JESUS CRISTO são perdoados, porque pagos com a morte substitutiva do SALVADOR JESUS CRISTO.

O CRENTE E OS PECADOS DOS SEUS SEMELHANTES, QUER SEJAM,

IRMÃOS OU NÃO.

O crente em JESUS CRISTO, visto que se relaciona com muitas pessoas, quer sejam irmãos, ou não, também se relaciona com os pecados de todos. Por isso, JESUS CRISTO nos dá algumas diretrizes, as quais devem ser obedecidas, a fim de vivermos uma vida espiritual mais abençoada.

Vejamos o que JESUS CRISTO nos diz em Mat¨7:1-5 e na passagem paralela de Luc¨6:41-42.

Estas duas passagens BÍBLICAS, não querem, de forma alguma dizer que, os nossos pecados são sempre maiores do que os dos nossos irmãos, e que os pecados destes não devam ser levados em consideração, mas que devemos olhar cada um à luz de um padrão, o qual, deve ser o mesmo usado para nós, de tal forma que haja harmonia no trato fraternal e eclesiástico.

Quando todos os irmãos usam o mesmo padrão, com toda a certeza, o amor fraternal será muito forte, ao ponto de DEUS ser exaltado através dos seus filhos.

Há outra passagem BÍBLICA muito conhecida, mas, que traz grandes prejuízos espirituais, quando negligenciada, Mat¨6:9-15. 

Vejamos a cláusula proposta por JESUS CRISTO, para sermos tratados por DEUS, como bons ou maus filhos.

Conforme o Vs¨12, nós é que determinamos o tratamento que DEUS nos dará, relativamente aos nossos pecados, quando dizemos: E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.

Quando, meditamos, ou citamos este versículo, necessitamos pensar, não só no que nos interessa, mas também, no que interessa ao nosso semelhante, seja ele irmão ou não, pois estamos, como que, dizendo a DEUS: Usa da tua justiça para comigo, como eu uso a minha justiça, para com o meu semelhante.

Por isso, JESUS CRISTO, nos diz nos Versículos 14 e 15: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI CELESTIAL vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI não vos perdoará as vossas ofensas”. Mar¨11:25-26 e Luc¨11:1-4, são passagens BÍBLICAS, que reforçam a passagem estudada anteriormente.

É bom lembrar, que, os SALVOS POR JESUS CRISTO, relativamente à VIDA ETERNA, têm os seus pecados perdoados, porém, na vida temporal, receberão o justo castigo e a justa repreensão dada por DEUS, em conseqüência da rebeldia e falta de amor, como podemos ver nas próximas passagens BÍBLICAS, Deut¨8:5; Prov¨3:12; Heb¨12:6. 

JESUS CRISTO, nos deu o exemplo, estando na cruz do Calvário, ao dizer: “PAI perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”, Luc¨23:34.

Além destas poderosas palavras de JESUS CRISTO, temos muitos ensinamentos BÍBLICOS, que nos incitam a perdoarmos os nossos semelhantes, a fim de termos um bom relacionamento com os mesmos, bem como, para sermos  agradáveis a DEUS; Mat¨5:39-48; Luc¨6:27-38; At¨7:8-60¨(60); Rom¨12:14-21; 1Co¨4:6-21¨(12-13); 1ªPed¨2:18-25¨(21-23).

Quanto ao relacionamento estrito com nossos irmãos, temos, também, a palavra abalizada de JESUS CRISTO em Mat¨18:15-22; Luc¨17:1-4.

PERCEPÇÃO PESSOAL DA PRÁTICA DO PECADO.

Todo o ser humano, desde que conheça os preceitos que devem moldar a sua vida, sabe quando está transgredindo tais preceitos. 

Por isso, uma pessoa que furta, se esconde atrás da noite, atrás de uma máscara, atrás de uma arma para que não haja reação, etc.  

Todos os demais delitos sociais, têm mais ou menos, as mesmas características.

O homem salvo por JESUS CRISTO, tem esta percepção muito mais aguçada, em virtude da sua condição de filho de DEUS e de ter o ESPÍRITO SANTO para mostrar-lhe quando está errado ou não.

Desta forma, com toda a certeza, o crente sabe que está pecando, desde que não sinta tranqüilidade e alegria completa com o que está fazendo ou praticando.

Todas as vezes que um crente está pecando sozinho o desejo da sua consciência é que ninguém veja, nem tenha conhecimento do pecado que está cometendo.

Sempre que um crente está pecando acompanhado, o desejo da sua consciência é que ninguém mais tenha conhecimento do pecado que está cometendo, além do seu companheiro ou companheiros.

Além da consciência interior, que acusa ou mostra ao crente quando este está pecando, este, talvez na imensa maioria das vezes, se recusa a obedecer à ação do ESPÍRITO SANTO, At¨7:51; Ef¨4:30, o qual trabalha em sua mente para que abandone rapidamente o pecado que está cometendo.

Graças a DEUS, muitas vezes o crente obedece à ação do ESPÍRITO SANTO, e abandona o pecado, ainda que esteja no exercício da sua prática. Por tudo isto, não é difícil, para um crente em JESUS CRISTO, detectar, por si mesmo, se o momento que está vivendo, está sendo um momento pecaminoso, ou não. 

Se o que um crente estiver fazendo, puder ser visto por todos, principalmente pelo povo de DEUS sem ser, justamente, censurado ou condenado, com certeza está agindo de acordo com a vontade de DEUS, caso contrário, infelizmente, estará pecando e isso não é bom para si nem agradável a DEUS.

Apenas um lembrete, a nosso ver, necessário. Toda a vez que o crente se deixa levar pela tentação e peca, não poderá, jamais, culpar a DEUS, pela tentação, nem pelo pecado cometido, já que: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é DEUS, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”, 1ªCor¨10:13.

Então, icamos sabendo em quem teve início o pecado, como chegou ao ser humano, bem como, quais suas conseqüências sobre o homem e sobre o mundo em geral.

Graças a DEUS, porque JESUS CRISTO carregou sobre si, todo o castigo de todos os pecados cometidos por todos aqueles que o aceitam como seu ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, e que, portanto, receberam de suas bondosas mãos, a maravilhosa e gloriosa SALVAÇÃO ETERNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...