segunda-feira, 5 de julho de 2021

VENCENDO O ABATIMENTO DA ALMA

 



VENCENDO O ABATIMENTO DA ALMA

 

Salmos 42: 1-5 - 1 Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? 3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? 4 Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. 5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

Estamos vivendo num tempo complicado, cheio de novos desafios, medo, isolamento, pandemia, a níveis mundiais, sem precedentes!  Tempos de muitos receios, tempo de muitas más notícias, e de muito abatimento de alma! Como é que faz para acalmar a nossa alma?  

 

Como é que faz para ter capacidade de se manter equilibrado neste tempo?  A alma, a sede das emoções, como ter equilíbrio entre o emocional, o espiritual e físico!  As redes sociais, o Whats ap, Facebook, Youtube, tudo que nós temos acesso, tem muitas más notícias!  

 

NOSSO MAIOR DESAFIO COMO SER HUMANO É MANTER A CAPACIDADE DE NOS MANTER EQUILIBRADOS

 

Diante de tudo isso, nossa fé é provada, a oração passa a ser o sangue da alma  (George Herbert)  e só a Palavra de Deus nos mantém equilibrados, e somente  se colocarmos ela em prática

 

Veja a atitude do salmista diante de um abatimento da alma: “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”  (Salmos 119:25)         

 

Você já ouviu falar na expressão: “Estou só no pó da rabiola” - Pois é, o SALMISTA chegou a ficar nesta situação, ao ponto de se sentir só no pó, mas ele tomou uma atitude positiva: pediu a Deus para vivificar a sua vida.

 

O que significa vivificar: realçar, reavivar, renovar, aperfeiçoar sua fé e te fortalecer no espírito.

 

Mas, quais os problemas que nos deixam assim, com a alma apegada ao pó? Quase todos os problemas no mundo de hoje se a gente ficar focados nele, todos nos deixam só no pó...  Sejam eles de ordem física, emocional e espiritual.  

O salmista voltou os seus olhos para Deus, o único que pode nos livrar das pressões diárias. A palavra de Deus tem poder para nos libertar, renovar nossa força, nosso espirito e gerar nova vida, longe dos abatimentos físicos e emocionais da ALMA.

 

As más notícias estão por todos os cantos, por todos os lados, principalmente por alguns cristãos

 

Já não bastasse os Jornais, que já são portadores de más notícias, tem as redes sociais e tem as pessoas, portadores de más notícias

 

Afaste-se de tudo isso!

 

Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!  (Salmos 112:1)

 

O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.  (Salmos 112:6-8)

 

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.  (Provérbios 12:25)

 

 A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.  (Provérbios 12:25)

 

 

Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! (Mateus 6:23) 

 

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".  (Mateus 6:33,34)

 

A ANSIEDADE, A MÃE DE TODAS AS NEUROSES

 

Portanto, confiem no Senhor, não fiquem ansiosos por nada!

 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.    (Filipenses 4:6-8)

Guardem a sua mente, seu coração e sua alma das más notícias, da ansiedade e de todo portador de notícias ruíns

CONSELHOS PARA GUARDAR O CORAÇÃO E A ALMA:  

Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:20-23)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...