quinta-feira, 4 de março de 2021

GUERRA ESPIRITUAL - PARTE 3

 


GUERRA ESPIRITUAL - PARTE 3

DERROTE A FORTALEZA DO FRACASSO

Vamos ver outras fortalezas que podem estar em sua vida, ver sua origem e, o mais importante, como elas podem ser removidas. Primeiramente, lembre-se que uma fortaleza é uma casa feita de pensamentos. 

Por isso, Paulo explica que neste tipo de guerra, nossa vitória é baseada por "...levar cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo..." (II Cor.10:5). 

Sendo nosso objetivo permitir ao Espírito de Cristo completo acesso à nossas almas, precisamos capturar nossos pensamentos e fazei-los servos de Cristo.

Para lidar com a fortaleza do fracasso, precisamos nos arrepender de nossa maneira de viver. Tenha em mente também que arrependimento significa "mudança", não meramente remorso, e nosso pensamento precisa mudar. 

Há muitos pensamentos errôneos vagando por nossas mentes, se alimentando de incredulidade e erro. Pensamentos do tipo, "Eu vou ser sempre um fracasso", "Não passo de um pecador", ou "Tentei andar no Espírito, mas não funcionou", formam as paredes , o chão e o teto - o "material de construção" da fortaleza do fracasso. Para assegurar a vitória, você precisa capturar estes pensamentos errados.

Capture o pensamento : "Eu sou um fracasso!" Arrependa-se dele pedindo a Deus perdão por sua incredulidade. Deixe a sua mente ser renovada pela Palavra de Deus que diz, "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece"

Embora você tenha falhado e ainda falhará no futuro, mas porque Deus está em sua vida, você pode confiantemente proclamar, "Embora eu tenha sido um fracasso, minha suficiência vem de Deus e não de mim. Sou plenamente capaz de fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece."

Prenda o pensamento: "Não passo de um pecador!" Substitua-o com a confissão de sua fé que diz, " Embora tenha sido um pecador, sou agora um filho amado de Deus, e ainda que, ocasionalmente, eu peque, o sangue de Cristo me purifica de toda a injustiça" (I Jo.1:9). 

Por causa do sangue, o sacrifício de Cristo fez cada um de nós tão puro quanto Ele Mesmo é puro. Você está destruindo uma fortaleza de derrota que o oprimia e está começando a substituí-la com a divina fortaleza da fé, que é construída sobre a Palavra de Deus. 

Com a antiga fortaleza exposta e os padrões de pensamento de derrota vindo a baixo, você está destruindo a fortaleza do fracasso em sua vida. Ao continuar sendo renovado no espírito de sua mente pela Palavra de Deus, você andará num poder tremendo e em perfeita paz. Você entrará na abençoada fortaleza da fé.

Deixe estabelecer-se em suas atitudes o objetivo e o propósito de sua salvação : que você seja transformado à imagem de Cristo. Não está escrito que, "Aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" ? (Rm.8:29). 

O mesmo Senhor que derrotou o diabo e libertou seu coração pela salvação, ainda está trabalhando para renovar a sua mente. Se é verdade que Ele é a nossa terra prometida, também é verdade que nós somos a Sua terra prometida! Embora os gigantes dentro de nossos corações tenham se oposto a nós e nos humilhado, não resistirão a Ele! Ele é o eterno Josué, o Santo que não conhece derrota.

Ao reconhecer que nossa salvação é uma transformação contínua, e que somos transformados de "glória em glória" à imagem de Cristo, não podemos ficar desencorajados pelas fortalezas que vamos descobrindo; nem falhas ocasionais ou momentâneas nos enfraquecerão. Quando encaramos nossas necessidades, nos alegramos em saber que é somente uma questão de tempo antes que outro gigante seja removido!

 

DESTRUINDO A FORTALEZA DO MEDO!

Outra fortaleza que oprime o homem é o medo. Sua experiência diz que se você tentar algo novo, principalmente diante de outras pessoas, ficará embaraçado e será rejeitado. 

Para se opor a isso, uma série completa de reações vêm à sua mente. Você volta, quando deveria avançar, fica silencioso, quando deveria falar! Aquele retraimento silencioso e temeroso em você, tornou-se em uma casa feita de pensamentos onde habita um espírito de medo.

Deus não o quer prisioneiro. Portanto, vamos olhar para alguns pensamentos e experiências que podem ter formado a estrutura desta fortaleza demoníaca. 

Talvez, quando bem criança, quando tentava algo novo, a reação na sua família e em seus amigos era de ridículo. Suas palavras impensadas foram tão fundo que , ao recuar-se pela dor, involuntariamente, você permaneceu nesta posição de "recuo" ou "retraimento". 

Desde então, você se recusa a colocar-se em situações onde possa ser vulnerável à críticas. Você pode nem se recordar dos incidentes, mas não parou de se retrair até hoje.

Lembre-se, Jesus disse que o Pai nos perdoaria assim como perdoamos os outros. Pode até parecer injusto, mas a sua reação para com aquilo que o feriu, estava tão longe da vontade de Deus, quanto estavam as ações daqueles que o feriram. 

Na verdade, a sua reação se tornou parte de sua natureza. Você pode ser liberto desta opressão em sua alma ao liberar e perdoar aqueles que o feriram. No mesmo grau que você deixar passar o incidente e perdoar o seu ofensor, assim Deus restaurará a sua alma à uma atitude equilibrada e saudável para com as outras pessoas. 

Enquanto você cresce neste processo de perdão, também crescerá em amor e, a Bíblia diz que "No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo..." (I Jo.4:18). A fortaleza do medo será substituída pela fortaleza do amor.

Lembre-se sempre que "A vitória começa com o nome de Jesus em nossos lábios; mas não será consumada até que a natureza de Jesus esteja em nossos corações." 

Não é suficiente ter nossa "casa varrida...e em ordem" (Mat.12:43), mas, sua vida de pensamento deve ser ocupada pela Pessoa de Cristo. Ao persistir em entregar-se a Cristo, Ele removerá a armadura de satanás de sua mente e mostrará o que deve ser demolido. Você verá que as armas de sua guerra são poderosas para destruir fortalezas!


TRÊS FONTES DE FORTALEZAS

Se você deseja identificar as fortalezas escondidas em sua vida, precisa somente examinar as atitudes em seu coração. Toda a área em seu pensamento que resplandece com esperança em Deus é uma área que está sendo liberada por Cristo. Mas qualquer sistema de pensamento que não tem esperança, que está em desespero, é uma fortaleza que deve ser destruída.

 

 A PRIMEIRA FONTE DE FORTALEZAS : O MUNDO

De maneira geral, as fortalezas se originam de uma de três fontes. A primeira é o próprio mundo no qual nascemos. O fluxo constante de informações e experiências que formaram as percepções de nossa infância é a maior fonte de fortalezas em nós. A quantidade de amor (ou falta de amor) em nosso lar, nosso ambiente cultural, valores e pressões, assim como medo de rejeição e exposição - mesmo nossa aparência física e inteligência, tudo se combina para formar nosso sentido de identidade e nossa visão da vida.

Nossas almas trabalhadas com inseguranças são altamente sensíveis à críticas e elogios dos outros. Na busca de se encontrar, estas palavras são recebidas nos corações jovens como aço derretido que, quando esfria, fica fundido em nossas naturezas. Quantos adultos de hoje crêem que são mentalmente lentos simplesmente porque quando crianças, absorveram, em seu auto conceito, repreensões negativas e impensadas de professores ou pais?

Estes conceitos e limitações estão estruturados em nós a partir da infância, construídos em nossos padrões de pensamento através de palavras e idéias dos outros. Realmente, muitas de nossas opiniões sobre a vida são nossas porque não conhecemos nenhum outro modo de pensar. No entanto, defendemos e protegemos nossas idéias, justificando nossas opiniões como se fossem nascidas de nossa própria criatividade!

Um outro exemplo disto é a astrologia. Multidões de crentes estão subconscientemente presos à características e fraquezas de seu "sígno do zodíaco". Na busca de identidade, esta mistura de fatos enganosos e ilusões foram absorvidos por suas almas, de onde continua a se levantar, mesmo hoje, em oposição direta à obra de Deus de transformação.

Como cristãos, a única verdade apropriada para a eternidade é a verdade de Cristo. Se não percebermos isto, seremos somente "como [nossos] mestres" , nunca fazendo mais do que "as obras de [nosso] pai" (Lc.6:40; Jo.8:41). "Nossos mestres" e "pais", mais que provavelmente, fizeram o melhor que podiam, porém, nosso objetivo não é simplesmente fazer as obras de nossos pais, mas as de Jesus.

Assim, as Escrituras nos instruem a " atentar para o resultado" da maneira de viver de um homem, antes de nos submetermos aos seus conceitos de vida (Hb.13:7). Considerando isso, é óbvio que somente uma Pessoa, o Senhor Jesus Cristo, provou, por Sua ressurreição, que conhecia os segredos da vida. Ao conquistar a morte, Ele revelou que entendia de vida.

Embora Jesus use pessoas para nos ensinar, não devemos nos tornar seguidores de meros homens, quando estes homens, na verdade, não estão em conformidade com Cristo. Nosso alvo deve ser a conformidade com Jesus Cristo somente. Nenhum ensino que não sustente este propósito único deve nos dirigir!

Nesta peregrinação da alma para se encontrar, devemos entregar o que éramos a Deus, pois, se não perdermos nossa vida para Jesus, não poderemos achá-la. Quando chegamos a Cristo, tudo que somos, em natureza e caráter, está destinado a mudar. A Bíblia nos diz que Deus nos providenciou um novo coração, uma nova mente, um novo espírito, uma nova natureza e, no final, até um novo nome! (Hb.8:10, I Cor.2:16; II Cor.5:16,17; Ap.2:17). 

Lembre-se que quando você nasceu de novo, recebeu o próprio Espírito de Deus, e pelo Seu Espírito você nasceu em outro reino: o Reino dos Céus. Embora seus pés ainda estejam na terra, pelo Espírito Santo você está unido à própria Pessoa de Jesus Cristo, que está sentado no trono de Deus. Assim, como no corpo físico seus membros estão ligados ao seu tronco, assim o seu coração está ligado ao poder de Deus! Você nunca está sozinho! Cristo está sempre com você! O que você era, como pessoa, antes da salvação, você nunca mais será!

A promessa de Deus é, "Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que coisas novas surgiram!" (II Cor.5:17). Tudo, até sua inteligência e aparência estão sujeitos à mudanças para melhor. Antigos fracassos, preconceitos e atitudes estão destinados a saírem; agora, fé e esperança devem crescer diariamente em você. 

Como conseguimos tão maravilhoso novo começo? Recebemos o Espírito de Cristo em nossos corações para nos capacitar e estudamos as palavras de Cristo para nos dirigir; e tudo que descobrimos em nós que não é semelhante a Jesus, nós crucificamos.

 

A FORTALEZA DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS

Uma outra maneira das fortalezas serem construídas em nós é através de nossas experiências e das conclusões que tiramos delas. Estas experiências, para melhor ou para pior, são o que chamamos de realidade. Perceba que a vida, como nós a concebemos, é baseada sobre a rede de pensamentos e opiniões que permitimos que governem as nossas almas. 

Por outro lado, Deus define realidade como a "Verdade" achada em Sua Palavra. Para irmos do nosso mundo para a realidade de Deus, precisamos ver as palavras de Jesus como portas pelas quais entramos no Reino eterno de Deus. No significado conjunto de todo o ensino de Jesus, encontramos a realidade do reino de Deus. A vitória vem quando nos alinhamos com a realidade da vida de Deus.

Para derrubar a "fortaleza de nossas experiências" é necessário que "Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso" (Rm.3:4). O único que tem o direito de moldar nossas vidas é Jesus Cristo. Por determinação, não podemos permitir que nada nem ninguém nos molde, nem mesmo nossas experiências pessoais, a menos que elas sejam consistentes com as promessas de Deus. 

Quem está, na verdade, governando a nossa vida, Deus ou nossas experiências? Até o ponto que nossas experiências não estão em conformidade com a Palavra de Deus, elas sutilmente nos ensinam que Deus não é Quem Ele diz que é. Precisamos guardar nossos corações e as opiniões que formamos da vida, pois, a não ser que os acontecimentos de nossa vida sejam realizados à semelhança de Cristo, eles estão incompletos.

Em outras palavras, mesmo que você não foi curado, você não deve concluir que "cura não é para hoje". A provisão de Deus é eterna , o que significa que até que os céus e a terra passem, Ele tem providências para a nossa cura. 

Com relação ao pecado, embora você repetidamente tropece, precisa continuar acreditando em Deus para a graça de vencer. Você precisa dar lugar à uma nova compreensão. Nunca desista da fé na Palavra de Deus! As experiências podem parecer válidas, mas se elas têm deixado você pensar que Jesus não é o mesmo hoje do que Ele era nos Evangelhos, a conclusão está errada. É uma fortaleza que precisa cair.

 

A FORTALEZA DAS DOUTRINAS ERRADAS

A terceira fonte de fortalezas vem de falsas doutrinas e ensinos de igrejas. Jesus alertou, "Cuidado, que ninguém os engane" (Mt.24:4). Podemos ser guiados por outra pessoa, mas, com a responsabilidade de não estarmos sendo desviados por aquela pessoa. Precisamos conhecer e estudar a Bíblia por nós mesmos; do contrário, como podemos discernir os erros no ensino que ouvimos? 

Por mais que amemos um pastor em particular, tendo sido muitas vezes edificados por ele, devemos humildemente pedir ao Senhor que confirme todas as doutrinas questionáveis. Nenhum mestre é tão verdadeiro, nenhum profeta é tão puro que possamos cegamente ser guiados por eles. 

Eles podem nos dirigir, mas nossos olhos devem estar bem abertos e nossos ouvidos sensíveis à voz confirmatória de Jesus. Como está escrito, "Toda questão deve ser decidida pelo depoimento de duas ou três testemunhas" (II Cor.13:1). 

Mesmo mestres verdadeiros podem, inocentemente, comunicar doutrinas falsas. Não importa quão sincero nosso professor de Bíblia seja, se o que estamos aprendendo não nos dirigir para o amor de Cristo, Sua santidade, Seu poder; se não estamos sendo preparados nestas dimensões espirituais para Jesus e, através d'Ele, para os outros, esta doutrina é uma fortaleza que está nos limitando e nos oprimindo.

A maneira mais certa de nos assegurarmos que ninguém está nos desviando, é cuidar para não nos desviarmos. Precisamos permanecer honestos com Deus e sensíveis ao Seu amor e à Sua Palavra. 

O plano de satanás é nos fazer, de algum modo, aceitar , ou pela nossa criação, nossas experiências ou pelos dogmas da igreja, que algumas partes da vida de Cristo não são verdadeiras ou não são válidas no nosso caso. 

Todas as batalhas que enfrentamos na vida são sobre a Palavra e se podemos ou não construir nossas vidas sobre a fidelidade e integridade de Deus. Se permanecermos firmes nestas coisas das quais temos certeza, Deus será fiel em nos libertar de toda fortaleza e nos guiar inteiramente ao Seu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...