quinta-feira, 4 de março de 2021

GUERRA ESPIRITUAL – PARTE 2

 



GUERRA ESPIRITUAL – PARTE 2

 

TIRANDO A ARMADURA DE SATANÁS

"Quando um homem forte, bem armado, guarda sua casa, seus bens estão seguros. Mas quando alguém mais forte o ataca e vence, tira-lhe a armadura em que confiava e divide os despojos." (Lc.11:22,23).

Antes de sermos salvos, você e eu éramos "possessões tranqüilas" do diabo; satanás era como um "homem forte" totalmente armado guardando o território de nossas almas. 

No dia de nossa salvação, porém, "Alguém mais forte", o glorioso Senhor Jesus Cristo, atacou e subjugou satanás e tirou sua armadura. As experiências do novo nascimento podem ser muito variadas no nível natural, mas no campo do espírito, uma luta muito semelhante foi travada e ganha para cada um de nós. 

Se pudéssemos ter enxergado no mundo espiritual, teríamos observado o Espírito Santo trabalhando com os anjos de Deus para destruir a primeira linha de defesa do inimigo, sua "armadura". 

O que era, exatamente, esta armadura que protegia o diabo e nos mantinha fora da salvação? A armadura em que os demônios confiam, consiste de nossos próprios pensamentos, atitudes e opiniões que concordam com o mal.

O que Jesus descreve como "armadura", o apóstolo Paulo classifica como "fortalezas" (II Cor.10:1-4). É importante reconhecer que, ao falar de fortalezas, o apóstolo está se dirigindo à igreja

É tolice pensar que a nossa experiência de salvação eliminou todas as idéias e atitudes erradas, as fortalezas que ainda estão influenciando nossas percepções e comportamentos. 

Sim, as coisas velhas passaram, e verdadeiramente tudo se fez novo, mas até andarmos na plenitude de Cristo, não podemos pensar que o processo de mudança terminou.

Estaremos identificando algumas destas fortalezas mais adiante nesta mensagem. Por agora, vamos dizer que, a nível individual, a base de nossa vitória contínua em guerra vem de nos submetermos ao Senhor, quando Ele revelar estas fortalezas, e de concordar com Ele através do arrependimento para derrubá-las.

É importante reconhecer que, quando falamos de fortalezas, não estamos falando de pensamentos ao acaso ou pecados ocasionais. Mas, as fortalezas que mais nos afetam são as que estão tão escondidas em nossos padrões de pensamento que nem as reconhecemos, ou as identificamos como malignas.

 Lembre-se, em nosso texto inicial, Jesus revelou que aqueles espíritos imundos estavam procurando "descanso" . O sentido do descanso que eles procuram se origina em estar em harmonia com o seu ambiente. Em outras palavras, quando a nossa vida de pensamento está em linha com incredulidade, medo, pecado habitual, o inimigo descansa.

O processo de libertação, geralmente, envolve um tempo de conflito interior e tumultos. Isto é um bom sinal, pois significa que a vontade do indivíduo deseja ficar livre. Devemos esperar um tempo onde precisamos exercitar nossa autoridade em Cristo quando "resistimos " ao diabo (I Pe. 5:9a). 

Paulo fala da "luta" da igreja contra os principados e potestades. Haverá um período de luta envolvido no processo de demolir as fortalezas, pois você está quebrando o seu acordo com o inimigo que lutará para permanecer em sua vida.

 

LEVANDO TODO PENSAMENTO CATIVO A CRISTO

Achamos conforto em ser cristão, mas ser cristão não nos fez perfeitos, e ainda há muitas fortalezas em nós. Vamos identificar alguns destes fortes espirituais. 

Raramente, o cristão não está limitado por, pelo menos, uma das seguintes fortalezas : incredulidade, frieza no amor, medo, orgulho, falta de perdão, cobiça, ganância ou alguma combinação destas, ou a possibilidade de outras não citadas acima.

Por desculpar-nos tão rapidamente, fica difícil discernir as áreas de opressão em nossas vidas. Afinal, há nossos pensamentos, nossas atitudes, nossas percepções - justificamos e defendemos nossos pensamentos com a mesma intensidade com que justificamos e defendemos a nós mesmos. 

Como está escrito, "Porque, como ele (o homem) pensa consigo mesmo, assim é." (Prov.23:7). Em outras palavras, a essência de quem somos está na vida de nossos pensamentos. Portanto, antes que qualquer libertação possa verdadeiramente ser realizada, precisamos honestamente reconhecer e confessar nossa necessidade. 

Precisamos parar de fingir que "tudo está bem". Precisamos nos humilhar e buscar ajuda. Realmente, como dissemos antes, a primeira fortaleza que Deus precisa remover é o orgulho; pois, até que alguém queira admitir que precisa de libertação, nunca será liberto das fortalezas.

Para reconhecer o que está errado em nós, precisamos perceber o padrão de Deus do que é certo. Davi no enlevo, Jó na miséria e nós, entre estes dois extremos, fazemos a mesma velha pergunta, "o que é o homem?" 

O escritor de Hebreus fez a mesma pergunta, mas respondeu sob a inspiração do Espírito. "...Vemos, todavia, aquele...Jesus" (Hb.2:9). Jesus Cristo é, para Deus, o modelo do homem da nova criação (Ef.4:23,24). Ele não é somente nosso Salvador, Ele é o Habitante que nos conforma à Sua imagem, o Primogênito de uma família de filhos gloriosos (Hb.2:10; Rm.8:28,29).

Mas, vamos entender que somente Jesus pode ser como Jesus. Quando nos rendemos a Ele em crescente submissão, quando habitamos n'Ele e Sua Palavra habita em nós, Ele produz vida que não é simplesmente "como" a Sua, mas é a Sua própria vida! Cristo Mesmo vivendo dentro de nós cumpre o plano eterno, que é fazer o homem à Sua imagem. 

É a chegada em nós da Presença do Senhor Jesus que faz poderosas as armas de nossa guerra, dando autoridade às nossas palavras enquanto demolimos fortalezas.

Portanto, você precisa aprender a olhar objetivamente qualquer pensamento ou atitude que não se conformem à semelhança e aos ensinos de Jesus. Aqueles pensamentos devem ser capturados e as atitudes erradas crucificadas. Precisamos fazer caminho em nós para a vinda do Senhor. 

Temos que permitir o "aumento do Seu governo" se expandir até que estejamos tão absorvidos em Seu Espírito que não somente cremos n'Ele, mas cremos como Ele. Seu amor, pensamentos e desejos fluem de nós.

Consequentemente, quando buscamos identificar e destruir os fortes demoníacos, a segunda fortaleza a ser aniquilada é a da incredulidade. É o esquema de pensamentos que nos diz que a semelhança de Cristo é impossível; o que segura qualquer outro sinal de crescimento espiritual. Esta mentira e as cadeias que são colocadas em nossos corações devem ser tiradas de nossas vidas.

Assim, neste momento comece a orar em seu espírito. Deixe o Espírito Santo vir e encher o seu coração. Se você tem a fortaleza que diz que nunca será como Cristo, ela pode começar a ser demolida agora. Vamos orar:

Senhor Jesus, eu me submeto a Ti. Eu declaro, de acordo com a Palavra de Deus, que por causa do Teu poder de subjugar todas as coisas a Ti, as armas da minha guerra são poderosas para demolir fortalezas (II Cor.10:3,4).

Eu me arrependo por usar a mentira de que "nunca serei como Jesus", como desculpa para pecar e comprometer minhas convicções. No Nome de Jesus eu renuncio à minha velha natureza pecadora, e, pela graça de Deus e o poder do Teu Espírito, eu destruo a fortaleza da incredulidade que existe em minha mente. Por causa do sacrifício perfeito de Jesus Cristo, eu sou nova criação. Eu creio que irei, de glória em glória, ser, continuamente, transformado à imagem de Cristo enquanto ando com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...