LOUVAI AO SENHOR PORQUE ELE É BOM
PARTE 2
2) LOUVAI CONFORME A EXCELÊNCIA DE SUA GRANDEZA.
“Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza”. (Sl 150.2).
Já parou para pensar na GRANDEZA E NA EXCELÊNCIA DE DEUS?
EU SOU PEQUENO PORÉM MEU DEUS É GRANDE.
Deus em sua infinita Grandeza e em seus atos de poder estabeleceu uma relação com os seus filhos, que está para além da individualidade de cada um.
O que estou dizendo é melhor percebido na Coletividade (ajuntamento) e na diversidade da Igreja.
“Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos”. (1 Coríntios 12:14).
“Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo?
(1 Coríntios 12:15).
Seja parte integrante deste Corpo que é a igreja e Louve ao Senhor com o seu corpo. Louve ao Senhor com a sua Boca (lábios e voz): Através dos Cânticos.
Ou você acha que a Boca não é parte do Corpo? Claro que é!
Ou você acha que o pé fala, ou a mão fala, ou mesmo o olho fala. Se esses desejarem falar, deverão usar a sua boca. E se quiserem ouvir, o farão através dos seus ouvidos.
Assim é um corpo em harmonia. A boca não deve falar mal do pé. Ou mesmo, como boca que pertence ao corpo não deve falar mal do ouvido. Vai soar muito mal para o corpo.
Explico!
Este Salmo é um texto que nos dá base para aceitarmos o uso de muitos instrumentos que, por vezes, são marginalizados no culto ao Senhor.
Entre os mais criticados estão a bateria, as percussões, o berimbau e outros.
Veja que os instrumentos estão sendo convidados a louvar: “Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa”. “Louvai-o com o tamborim (adufe) e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos”.
Traduzindo os termos do versículo – adufe é o mesmo que pandeiro, ou também pode ser tímpano.
E címbalos são pratos – é fácil concluir que Deus não é contra os pratos utilizados em abundância na bateria.
Noutras passagens bíblicas observa-se o uso dos tambores (Gn 31:27; I Sm 10:5; 18:6; Is 5:12; 24:8).
O tamborim é outro marginalizado. Miriã, irmã de Arão, o sumo sacerdote, em Êxodo 15:20, toca tamborim e dança, juntamente com outras mulheres, louvando ao Senhor.
Foi um escanda-lo para os homens, contudo ela celebrou para o Senhor. Que Deus use de misericórdia para com ela.
Conclui-se, portanto, que o fato de se proibir o uso desses instrumentos no culto ao Senhor não é porque a Bíblia condena, mas porque o homem condena.
É engraçado como reconhecemos o fato de que o paletó não prega sermões, mas não diferenciamos a questão, no sentido de perceber que instrumentos não adoram. Adora sim, o adorador.
Explico.
Se alguém critica o instrumento, por exemplo cito a bateria, e o faz somente como um instrumento amoral e sem vida.
Pouco ou nada fez de produtivo, pois o instrumento inerte e parado nenhum mal faz ou mesmo pode causar na relação do adorador com o adorado.
Agora! Se minha crítica é dirigida a um instrumento que está sendo executado, em sua expressão de culto e de adoração ao Senhor, aqui vamos encontrar um grave problema.
Se falo da bateria, na verdade falo das mãos e dos pés do adorador (O baterista). É como se a BOCA dissesse as suas mãos (que executam o instrumento): Você não é parte deste corpo. “Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim”. (Tiago 3:10).
É preciso tratar essa questão com seriedade. É preciso trata-la com profundidade. Imagine alguém que se levanta para com sua Boca amaldiçoar os pés das irmãs ou mesmo dos irmãos que celebram sua coreografia em adoração.
É o mesmo que dizer com a Boca (pois é com a boca que se fala e se faz confissão): - Vocês são pés em movimento, vocês não são do corpo.
Só a minha BOCA louva, o MEU (egoísmo) corpo só tem boca e não tem pés. Com sua própria boca torna o corpo “DEFICIENTE” e depois se questiona porque as coisas não andam (literalmente).
Meu querido não se esqueça: “Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52.7).
Atente sempre para o formosura dos pés. Quando você se deparar com o tema: A presença de instrumentos no culto ao Senhor. Lembre-se: O uso ou não desses instrumentos é questão cultural.
Deus quer receber o louvor em espírito e em verdade, independente do instrumento que se está usando.
Em muitas etnias, quando as pessoas se convertem, elas continuam a utilizar os seus próprios instrumentos para louvar a Deus.
A Bíblia é clara: louvai ao Senhor com todos os instrumentos.
Como disse Agostinho de Hipona sobre estes versículos: «Não se omite aqui nenhuma classe de faculdade.
Todas estão alistadas na adoração a Deus». - O sopro é empregado para soprar a trombeta; - os dedos são usados nos instrumentos de cordas como o saltério e a harpa; - e a mão inteira é empregada para golpear o adufe; - os pés para se moverem na dança;
Dançar com o pés? Que é isso?
Eu explico!
O uso ou não dessa modalidade de expressão e louvor é questão cultural. Hoje em nossa prática religiosa mais tradicional, não é comumente aceita.
Contudo, em outras esferas religiosas e até mesmo em outras expressões culturais é uma prática comum.
Tão comum a prática que neste salmo a ela surge com naturalidade, sem que se esteja preocupado aqui com o impacto disso nas culturas ou nos meios onde tal prática não é aceita.
Veja no comparativo das versões da Bíblia: 4 Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! (Salmos 150:1-6). (Revisada IBB). 4 Louvai-o com adufe e com dança, Louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. (Salmos 150:4). (Sociedade Bíblica Britânica).
4 “Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta”. (Salmos 150:4). (Católica) 4 “louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas” (Salmos 150.4). (NVI)
Por décadas, a igreja acabou por ficar limitada a apenas louvar a Deus com músicas, quando vemos claramente nesse salmo, e em inúmeros textos bíblicos, a ordem de louvá-lo com tudo o que somos e o que temos.
Repito:
Com tudo o que somos, muito além do que somente tudo o que temos. A dança somente entra neste texto para expressar uma forma de louvor através daquilo que você é. Veja por exemplo a história de Mikhail Nikolaévich Baryshnikov.
Se uma pessoa como ele se converte, será preciso perguntar a religião que passará a frequentar, por que é que a BOCA pode louvar na Igreja e os pés do corpo, louvar não podem não?
Insisto, é como dizer com a BOCA, se você é pé não é do corpo. (Sei que a carta é para corinto, mas deve servir também pra nós).
Sei que muitos, por causa do efeito cultural e de nossa religião pautada no reducionismo de nossa tradição, chegarão a ler esse texto somente com olhos de sua já pronta e já fechada interpretação.
Mas, é estranho que pessoas tenham dúvidas quanto a essa tradução. O que eu tenho ouvido – e recebido em forma de crítica – é a presença da palavra “danças”, no Salmo 150.4, na Almeida Revista e Atualizada.
Acontece que a Almeida Revista e Corrigida, por uma razão que ignoro, traz “flautas” naquele lugar. E há uma diferença entre dança e flauta!
Mas o termo hebraico é, claramente, “dança”, por mais que isto incomode algumas pessoas. E as traduções tendem a seguir na linha da Revista e Atualizada.
Permitam que a igreja louve com a BOCA. “Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos”. (1 Coríntios 12:14).
“Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? (1 Coríntios 12.15).
LOUVE COM SUA BOCA ATRAVÉS DA ORAÇÃO:
Tiago 5.13 “Está alguém entre vós aflito? Ore. LOUVE COM SEUS LÁBIOS ATRAVÉS DAS CANÇÕES:
Tiago 5.13 - Está alguém contente? Cante louvores.”
A vida tem momentos de felicidade e momentos de aflição (veja também Eclesiastes 3:1-4.
Em tempos de aflição a Palavra diz para orar, enquanto que em momentos de felicidade ela diz para cantar louvores ao Senhor.
Fiquei surpreso recentemente, quando eu descobri o quanto há na Bíblia sobre o louvor (falar bem de Deus, O exaltando) e o canto para Deus.
LOUVE COM ENTENDIMENTO: 1 Coríntios 14:14-17
“Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora também, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. De outra maneira, se tu bendizeres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.”
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