domingo, 8 de novembro de 2020

ESPERANDO A VINDA DE JESUS

 

ESPERANDO A VINDA DE JESUS III

Mateus 24:42-44


Sobre o assunto proposto - Esperando A Vinda de Jesus, consideraremos as três questões fundamentais - porque devemos esperar A Vinda de Jesus; como devemos esperar e para quando devemos esperar A Vinda de Jesus.Falaremos, por fim, sobre os esforços de Satanás para negar, ou desacreditar a Promessa e a Mensagem sobre A Vinda de Jesus.


II- Esperando A Vinda de Jesus - porque devemos esperar


1- Porque foi o próprio Jesus quem afirmou que Viria

a-
Ele afirmou, enquanto homem, aqui na terra

Aqui na terra, como homem, porém revestido da autoridade de Deus, ele disse - “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” Mateus 24: 35.
Nesta mesma autoridade ele declarou que viria - “E, seu eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vos também” João 14: 3.


b- após retornar ao Céu ele confirmou sua Promessa

A promessa registrada em João 14: 3 foi feita pouco antes de sua morte, no ano 29 d. C. Pouco depois ele foi preso, crucificado, morto. Ao terceiro dia ressuscitou e quarenta dias depois retornou ao céu, reassumindo sua plena condição de Deus, junto à Trindade.
Passaram-se cerca de uns sessenta anos, época em que o Livro chamado Apocalipse foi escrito, quando, então, o Senhor Jesus reafirmou, por três vezes A Promessa da Sua Vinda, dizendo:

“Eis que presto venho: bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste Livro”.

“E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”.

“Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho” Apocalipse 22: 7, 12,20.

Enquanto homem, aqui na terra, ele prometeu que viria; enquanto Deus, lá no céu, ele reafirmou que viria. A Palavra de Deus diz que - “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa ...” Números 23: 19.

Para quem conhece Deus e para quem crê na Sua Palavra, nenhum outro argumento seria necessário, além do que já foi escrito, para comprovar a certeza da Vinda de Jesus e a necessidade de esperar por ela.
Todavia, vamos nos permitir apresentar mais algumas razões:

1.1- Devemos esperar a Vinda de Jesus porque os Anjos confirmaram que Ele viria
Os Anjos, como sabemos, não são oniscientes. Isto significa dizer que eles ouviram o Senhor Jesus falar que “Viria outra vez”. Eles creram na Palavra de Jesus.
Assim, quarenta dias depois da ressurreição, quando o Senhor Jesus retornava ao Céu, A Palavra de Deus diz - “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi levado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o no céu, eis que junto deles puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: varões galileus, por que estais olhando para o céu ? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir, assim como para o céu o vistes ir” Atos 1: 9-11.

O Senhor Jesus disse que viria; os Anjos creram que ele viria e proclamaram A Sua Vinda.


1.2- Devemos esperar A Vinda de Jesus porque os Apóstolos creram e confirmaram A Promessa de Sua Vinda

a-
O testemunho do Apóstolo Pedro
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia ... Mas nós, segundo a sua promessa aguardamos novos céus e nova terra, em que habita justiça” II Pedro 3: 9,13.

b-
O testemunho do Apóstolo João
“E agora, filhinhos, permanecei nele; para quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele na sua vinda” I João 2: 28.

c- O testemunho do Apóstolo Paulo
De todos os Apóstolos, Paulo foi o que mais falou sobre A Vinda de Jesus. Há cerca de cinqüenta citações feitas por ele sobre o assunto.
A Vinda de Jesus é, ainda o Tema Central de sua Primeira Epístola Aos Tessalonicenses, da qual podemos destacar as seguintes palavras - “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” I Tessalonicenses 4: 16-17.

d- O testemunho de Tiago, irmão do Senhor
Este não era Apóstolo, mas irmão do Senhor Jesus. Ele consolava a Igreja falando sobre A Vinda de Jesus - “Sede pois, irmãos, pacientes até a Vinda do Senhor ...” Tiago 5: 7.


1.3- não crer na Vinda de Jesus significa não crer nas Escrituras
a-
No Antigo Testamento, A Vinda de Jesus para o Arrebatamento da Igreja, está tipificado em diversas passagens, como no translado de Enoque - “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais porquanto Deus para si o tomou” Gênesis 5: 24, e no Casamento de Isaque - “E Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os seus olhos e olhou ... Rebeca também levantou os seus olhos e viu Isaque ...” Gênesis 24: 63-64.


b- No Novo Testamento, dos 27 livros, 24 fazem menção À Vinda de Jesus; dos 260 Capítulos, 216 fazem referência À Vinda de Jesus; duas Epístolas, I e II Tessalonicenses, cuidam, especificamente, do assunto; Capítulos inteiros, como Mateus 24 e Marcos 13 são dedicados ao ensino sobre A Vinda de Jesus; são cerca de 318 referências no Novo Testamento.

Na Bíblia A Segunda Vinda de Jesus é mencionada oito vezes mais do que a Primeira.

Assim, não crer na Vinda de Jesus significa desprezar A Palavra de Deus.



III- Esperando A Vinda de Jesus - como devemos esperar

“Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro ... e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” Mateus 25: 6,10.

Crer na Palavra de Deus, saber que o Senhor Jesus vem, é bom. Porém, nada disto terá valor se não estivermos preparados para Sua Vinda.

No Egito o Povo foi exortado para que se preparasse ... e o Povo se preparou para sair do Egito - “Assim pois comerás: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o povo cajado nas mãos ...” Êxodo 12: 11.

Havia uma expectativa de que a hora da saída era chegada - todos deveriam estar preparados para aquele momento.
Há uma expectativa de que a Vinda de Jesus pode ser hoje. Devemos estar esperando A Vinda de Jesus ... preparados !

O Senhor Jesus, no Sermão Profético, ensinou sobre a necessidade de estarmos preparados, dizendo - “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriagues, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia” Lucas 21: 34.

O Senhor Jesus, na Parábola do Servo Vigilante - Lucas 12: 35-40, ensinou sobre a necessidade de estarmos preparados, dizendo - “E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quanto houver de voltar das bodas, para que quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe”.

O Senhor Jesus, na Parábola das Dez Virgens - Mateus 25: 1-13, ensinou sobre a necessidade de estarmos preparados.
Cinco estavam esperando e estavam preparadas; cinco também estavam esperando, mas não estavam preparadas.
As que estavam preparadas entraram; as que não estavam preparadas ficaram de fora e ouviram o Senhor dizer - “... Em verdade vos digo que vos não conheço”.

Crer na Palavra de Deus, ter convicção de que o Senhor Jesus virá e estar preparado para sua Vinda - que este seja o nosso objetivo !



IV- Esperando A Vinda de Jesus -,para quando devemos esperar Sua Vinda

“Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” Mateus 24: 36.
Sobre o dia da Vinda de Jesus a única coisa que temos de concreto é esta revelação feita pelo próprio Jesus de que “daquele dia e hora ninguém sabe”.

Os anjos continuam não sabendo; Jesus não sabia enquanto homem, aqui na terra. É claro que hoje ele sabe ! Se não soubesse, não seria Deus, porque Deus é Onisciente !

Deus quis manter esse dia em segredo; esse dia está mantido como segredo de Deus. Qualquer tentativa de marcar um dia, ou uma data, para A Vinda de Jesus, é artimanha, ou trapaça de Satanás para confundir as pessoas e desacreditar a mensagem de Sua Vinda.
Todos os que deixaram usar por Satanás, dando ouvidos à mensagens diabólicas ou mesmo à visões do próprio Satanás transfigurado em anjo de luz, conforme II Coríntios 11: 14, foram envergonhados. Todos os que se deixarem usar por Satanás, marcando um dia, ou uma data para A Vinda de Jesus, serão envergonhados.

“Porque Deus não é Deus de confusão ...” I Coríntios 14: 33. Ele mesmo afirmou “... eu velo sobre a minha palavra para cumprir” Jeremias 1: 12. A Sua Palavra diz que “... daquele dia e hora ninguém sabe ...”.
Quem conhece A Palavra de Deus não segue os Profetas de Satanás.

Ao não revelar o dia da Vinda de Jesus, o desejo de Deus certamente era, e continua sendo, que cada um de seus filhos esperassem que esse dia fosse hoje.

Se pudermos crer que A Vinda de Jesus pode ser hoje, então viveremos, hoje, conforme recomendou Paulo - “... e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” I Tessalonicenses 5: 23.

Se pudermos crer que A Vinda de Jesus pode ser hoje, então não cometeremos o erro do servo mau, referido na Parábola contada por Jesus - Mateus 24: 45-51.
Aquele servo errou no cálculo que fez sobre a volta do seu senhor. Ele sabia que tinha um senhor; sabia que seu senhor partira para uma terra distante; sabia que ele voltaria ... porém, pensou que iria demorar - “... porém, se aquele mau servo disser consigo: o meu senhor tarde virá ...”.
Errou no seu cálculo ! Pagou caro pelo seu erro !

Se pudermos crer que A Vinda de Jesus pode ser hoje, não incorremos no erro dos que dormem - “Não durmamos pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios” I Tessalonicenses 5: 6.
Os que estão dormindo, espiritualmente, sofrerão o dano.

Se pudermos crer que A Vinda de Jesus pode ser hoje, não cometeremos o erro dos escarnecedores, mencionados por Pedro, os quais diziam - “... desde que os pais dormiram todas as coisas permaneceram como desde o princípio da criação” II Pedro 3: 4.

Crer ma Palavra de Deus, ter convicção de que o Senhor Jesus Virá, estar preparado para Sua Vinda, e crendo que Ele pode vir, hoje ! Que este seja o nosso objetivo.



V- O esforço de Satanás para negar, ou desacreditar a promessa da Vinda de Jesus

Satanás mente até na presença de Deus, “... quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” João 8: 44, conforme declarou Jesus.

Ele sabe que o Senhor Jesus virá e tem certeza da Sua Vinda, porém, quer que os homens não creiam e que os crentes tenham dúvidas a respeito dela.
Satanás não sabe o dia e nem a hora, mas, pelos sinais preditos por Jesus, ele sabe que o tempo da Sua Vinda é chegado. Todavia ele quer que os crentes pensem que ainda vai demorar.
Assim, através de seus instrumentos, ele procura criar dúvidas e até negar A Vinda de Jesus.

Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, previu que isto aconteceria e deixou a seguinte advertência - “Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: onde está a promessa da sua vinda ? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permaneceram como desde o princípio da criação” II Pedro 3: 3-4.
Paulo identificou esses “escarnecedores” como sendo “... homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos ... Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela ...” II Timóteo 3: 1-6.

Estes seriam, e estão sendo, os falsos Mestres, os Obreiros fraudulentos, os mercenários que Satanás usaria nos “últimos dias”, colocando-os “nas Igrejas” para pregarem “heresias de perdição” para desviarem os crentes das verdades bíblicas, mantendo-os ocupados com as coisas de natureza material ou de valor espiritual duvidoso.


Pouco, ou quase nada se fala sobre A Vinda de Jesus

Pregar e ensinar sobre A Vinda de Jesus é um incentivo para que os crentes procurem viver uma vida de santificação.
A Mensagem sobre A Vinda de Jesus sempre levou os crentes a pensarem mais nas coisas de cima do que nas coisas da terra. Satanás não quer que isto aconteça !

Os Obreiros fraudulentos por ele levantado têm o objetivo de lançar dúvidas sobre as verdades bíblicas, enfraquecer a fé, materializar as coisas espirituais.

O Senhor Jesus previu que isto aconteceria, e advertiu, dizendo - “E, como foi nos dias de Noé, assim será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento ...” Mateus 24: 36-37.
“Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam” Lucas 17: 28.

O Povo estava em plena atividade, porém, ocupado com coisas sem valor espiritual. Tudo girava em torno de interesses materiais, e carnais.

O interesse de Satanás é o de manter o povo envolvido com as coisas da terra, esquecer as verdades bíblicas e as promessas de Deus.
Os Obreiros Fraudulentos não pregam sobre A Vinda de Jesus. Esta Mensagem contraria os interesses de Satanás.

O Senhor Jesus também fez outra advertência - “Lembrai-vos da mulher de Ló” Lucas 17: 32.
A Bíblia não dá a entender que ela fosse uma esposa infiel, ou uma mãe “sem coração” . Ao que tudo indica o seu problema era amar as coisas e a vida de Sodoma - vaidade e carnalidade ! Isto tira a visão espiritual e apaga a esperança sobre A Vinda de Jesus.

Os Obreiros fraudulentos tem a missão de abrir as portas da Igreja para o mundo, para as vaidades, para as coisas da carne. Satanás não quer que se pregue ou ensine sobre A Vinda de Jesus. Esta Mensagem contraria seus interesses, pois, o seu desejo é que os crentes estejam envolvidos e comprometidos com a vida e as coisas de Sodoma.

Todavia, quer Satanás queira, ou não, o Senhor Jesus virá ... e pode ser hoje ! - “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”.
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho, Amém, Ora vem, Senhor Jesus” Apocalipse 22: 17,20.
Você pode dizer Amém ?


VI- Conclusão

Se eu e você crermos que o Senhor Jesus vem, ele virá ! Se eu e você não crermos que ele vem, ele virá da mesma forma, porque ele prometeu que viria !
Se eu e você estivermos preparados para recebê-lo, no Dia da Sua Vinda, iremos com ele para sua glória ! Se eu e você não estivermos preparados naquele dia, então ficaremos, assim como as Cinco Virgens Loucas ficaram de fora !
Se eu e você pensamos que ele ainda vai demorar, e deixarmos para amanhã a “compra de azeite” para nossas lamparinas - se ele vier hoje, então a eternidade sem Deus será o preço de nossa negligência. Pensemos Nisto !


Colaboração: Antonio Sebastião da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...