As sobras dos elementos da Ceia do Senhor
Os diáconos são encarregados da
preparação antecipada da Ceia do Senhor. Esta é uma honra que estes servos de
Deus têm diante da igreja local. Devem zelar para que os elementos sejam apropriados
tanto em qualidade, como o corte do pão e a distribuição do cálice, e ainda a
disposição na mesa.
Todavia, após o término do culto, eles são responsáveis
pelas sobras dos elementos da Ceia. A pergunta é: o que fazer dos elementos que sobraram?
Não há uma prescrição clara quanto a
este assunto. Nos Princípios de Liturgia[1]
[capítulo VII - Administração da Ceia do
Senhor] lemos que no art.17 “os elementos da Santa Ceia são pão e vinho,
devendo o Conselho zelar pela boa qualidade desses elementos.” Isto significa
apenas que o Conselho supervisiona o preparo e uso dos elementos para que sejam
corretamente escolhidos com qualidade. Não há menção quanto às sobras.
É quase impossível estabelecer uma
regra absoluta quanto ao assunto. Devemos nos orientar por um princípio geral,
isto é, que o preparo, o manuseio, e o
eliminar dos elementos devem evitar qualquer superstição, erro doutrinário, ou
a prática da veneração do pão e do cálice, antes, durante ou após a celebração
da Ceia do Senhor, atribuindo-lhes algum poder inerente, ou valor permanente.
A Confissão de Fé de Westminster declara que
Os elementos exteriores deste sacramento, devidamente consagrados aos
usos ordenados por Cristo, têm tal relação com o Cristo Crucificado, que,
verdadeiramente, embora só num sentido sacramental, são às vezes chamados pelos
nomes das coisas que representam, a saber, o corpo e o sangue de Cristo; se bem
que, em substância e natureza, conservam-se verdadeiro e somente pão e vinho,
como eram antes.[2]
Há diferentes
práticas adotadas pelas igrejas evangélicas:
1. Muitos guardam as sobras, tanto do pão como do cálice, para a próxima
realização da Ceia. O problema é que quando a celebração seguinte demora, ou
sendo realizada mensalmente, os elementos podem não ter a mesma qualidade, por
causa da fermentação, decomposição, ou até mesmo por serem inaproveitáveis por
causa da sua inadequada preservação.
2. Em alguns casos há diáconos que após o culto, enterram
as sobras do pão e do cálice. Mas, isto apenas aumenta a ignorância e
piora o misticismo irracional que, diga-se de passagem, é uma herança do
catolicismo romano.
as sobras do pão e do cálice. Mas, isto apenas aumenta a ignorância e
piora o misticismo irracional que, diga-se de passagem, é uma herança do
catolicismo romano.
3. Há aqueles que jogam no lixo as sobras da Ceia. O fato de se jogar fora
pode ser por não querer aproveitar os elementos, porque uma vez cortados não é possível
aproveita-los para uma refeição posterior. Mas, corre-se o risco fazê-lo pelo
mesmo motivo daqueles que preferem enterrar.
Esta confusão é desnecessária,
mas ofende a consciência de alguns amados e sinceros irmãos que não foram
corretamente instruídos sobre a natureza da Ceia do Senhor. Eis alguns motivos
desta comum confusão:
1. Por serem instruídos sem base nas Escrituras a divinizar o pão e o
cálice inconscientes da heresia que estão praticando.
cálice inconscientes da heresia que estão praticando.
2. Por esquecerem que o pão e cálice são meros símbolos, e que não
há nenhuma mutação essencial nos elementos. Apenas a presença
espiritual manifesta-se durante a Ceia nos alimentando com graça (por isso,
é um meio de graça). Os elementos da Ceia não se tornam (transubstanciação), nem contém (consubstanciação) o corpo físico de Cristo. Embora separados do uso comum, continuam sendo o que sempre foram, o pão e cálice; não sofrem nenhuma mutação substancial, mas apenas representam uma realidade espiritual presente durante a correta celebração da Ceia. Cristo está presente espiritual e não fisicamente.
há nenhuma mutação essencial nos elementos. Apenas a presença
espiritual manifesta-se durante a Ceia nos alimentando com graça (por isso,
é um meio de graça). Os elementos da Ceia não se tornam (transubstanciação), nem contém (consubstanciação) o corpo físico de Cristo. Embora separados do uso comum, continuam sendo o que sempre foram, o pão e cálice; não sofrem nenhuma mutação substancial, mas apenas representam uma realidade espiritual presente durante a correta celebração da Ceia. Cristo está presente espiritual e não fisicamente.
3. Por confundirem que o importante na Ceia são as palavras, o ato, e o
momento da celebração da comunhão nada acrescentando, nem permanecendo nos elementos de modo que devem ser considerados como objetos de veneração.
momento da celebração da comunhão nada acrescentando, nem permanecendo nos elementos de modo que devem ser considerados como objetos de veneração.
Algumas recomendações
pastorais sobre "as sobras da Ceia":
1. Não alimente o
sentimento pelos elementos como se eles fossem o próprio Cristo! Não podemos
cair no sutil erro da idolatria como o fazem os romanistas.
2. No manuseio dos
elementos não os vulgarize. Este é o outro extremo, também praticado por
ignorância. Não devemos brincar com aquilo que é sério. O símbolo [pão e vinho]
mesmo quando não usado na Ceia não deve ser banalizado, se separado para este
fim.
3. Não há nenhum problema em se comer as sobras do pão e beber
resto do cálice, porque após o término do culto, eles se limitam a ser
apenas o que sempre foram, pão e vinho, porque após a celebração
perderam o seu significado e eficácia espiritual como meio de graça.
resto do cálice, porque após o término do culto, eles se limitam a ser
apenas o que sempre foram, pão e vinho, porque após a celebração
perderam o seu significado e eficácia espiritual como meio de graça.
4. Se os diáconos resolverem dar as sobras dos elementos para as
crianças (o que acontece em alguns lugares), deve-se inevitavelmente, com clareza, ensina-las que aquilo que elas estão comendo não é a Ceia do
Senhor (nem permiti-las brincar de Santa Ceia), mas apenas as sobras do pão e do cálice. Isto deve ser feito, de modo que, seja evitado escândalos, uma concepção errada, e a confusão na mente dos infantes que ainda não possuem discernimento da seriedade da Ceia do Senhor.
crianças (o que acontece em alguns lugares), deve-se inevitavelmente, com clareza, ensina-las que aquilo que elas estão comendo não é a Ceia do
Senhor (nem permiti-las brincar de Santa Ceia), mas apenas as sobras do pão e do cálice. Isto deve ser feito, de modo que, seja evitado escândalos, uma concepção errada, e a confusão na mente dos infantes que ainda não possuem discernimento da seriedade da Ceia do Senhor.
A minha real
preocupação com este artigo não é com as sobras dos elementos da Ceia, mas com
o pressuposto teológico. A crença modela o comportamento. Então, não é apenas
durante a Ceia que manifestamos a nossa convicção de fé, mas após o seu término
quando vamos nos desfazer das sobras dos elementos. Infelizmente, um expressivo
número de igrejas locais são absurdamente incoerentes quanto a este assunto!
Mesmo aqueles que durante a Ceia confessam que ela é apenas um mero memorial
(zwinglianos), ou, ainda outros que crêem que embora sendo um símbolo
representa o corpo e o sangue, a presença de Cristo é somente espiritual, e não
física (calvinistas); entretanto, após a Ceia acabam por negar o seu credo com
ransos do romanismo. Com isto, não somente negamos a nossa doutrina na prática,
mas desonramos o ensino do nosso Senhor.
Ewerton B. Tokashiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário