quinta-feira, 2 de abril de 2020

JESUS E O SERMÃO DO MONTE (PARTE 04)




JESUS E O SERMÃO DO MONTE (PARTE 4)

"UMA VIDA DE ORAÇÃO"
Mateus 6: 1 - 18
Existe algumas características básicas que devem ser evidente na vida cristã: A oração, jejum, serviço ao próximo e a leitura da palavra.
O presente estudo não pretende tratar de todos os assuntos acima citados, mas apenas citar alguns deles como primordiais para cada um de nós.
O tema central desta parte do Sermão do Monte, é a espiritualidade cristã em contraste com a espiritualidade dos professores da Lei (escribas) e fariseus.
Estes acreditavam que ao realizarem algum ato de espiritualidade ou da vida devocional, deveriam mostrar diante de todos os cidadãos judeus para demonstrarem como eram "espirituais".
Jesus chama esse tipo de atitude de "Hipocrisia ou fingimento" v. 2, 5 e 16 e diz que essa atitude já está recompensada, ou seja, não serviu de nada a espiritualidade fingida.
01 - Releia o texto com atenção e responda: Quais são os três assuntos básicos de que Jesus está tratando neste texto?
02 - Você acha que nós precisamos ajudar as pessoas necessitadas nos dias de hoje, mesmo sabendo que existe muita malícia e muitos aproveitadores entre as pessoas que realmente precisam? Porque?
03 - A grande distinção do cristianismo das demais religiões é a intenção.
Enquanto em outras religiões as pessoas devem ajudar aos outros para adquirir uma salvação básica, no cristianismo nós devemos fazer o bem por já termos essa salvação.
Você acha que algumas pessoas dentro do cristianismo fazem o bem para mostrarem sua bondade pessoal ou de fato todos fazem apenas pensando em glorificar a Deus? Porque?
04 - Qual é a verdadeira oração que funciona? Porque?
05 - Você seria capaz de definir oração apenas com base nos vs. 6 a 8?
Então o que é oração?
06 - Se Deus já sabe com antecedência do que precisamos v. 8, então porque devemos continuar orando?
07 - Na fórmula de oração dada por Jesus, a quem devemos dirigir a nossa oração?
08 - De acordo com os vs. 14 e 15 o que é necessário para que Deus nos perdoe os pecados? Você acha isso possível?
09 - O jejum é um período que reservamos para oração e meditação. Porque as pessoas e igrejas quase não falam e nem orientam os seus membros sobre esse assunto?
10 - Você seria capaz de jejuar pelo menos uma vez por ano para interceder pelos outros, para meditar na palavra de Deus, para confessar suas faltas ao Senhor, sem que as pessoas percebessem isso?
O jejum é uma mensagem para os nossos dias modernos? Porque?
APLICAÇÕES:
O estudo de hoje apresenta um tema central dividido em três partes: O tema central é "a espiritualidade cristã" e suas partes são serviço ao próximo, oração e jejum.
01 - O mundo em que vivemos nos força muitas vezes, a questionar se devemos ou não ajudar as pessoas necessitadas já que existem muitas instituições e governos que cumprem esse papel. Será que não estamos buscando uma desculpa para a nossa falta de posição?
A mensagem cristã nos incita à prática das boas obras. Tais obras não nos servirão para a salvação mas elas são um compromisso daqueles que são salvos por Cristo.
02 - Uma definição de oração seria: Uma conversa íntima e clara com Deus. (v. 6 - 8).
Essa oração dada por Jesus tem uma fórmula básica: Ela precisa ser sempre dirigida a Deus Pai e a pessoa que estiver orando deve sempre trazer no coração uma atitude de perdão.
I Timóteo 2:5 "Há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem".
A oração que funciona é aquela que busca glorificar o nome de Deus em todo momento e que mesmo tendo o conhecimento de que ele já sabe de todos as nossas necessidades, faz questão de orar para ter comunhão com o Pai.
03 - A cultura brasileira não preserva a tradição do jejum. Somos um povo que não tem hábito de jejuar.
Mas o jejum deve ser procurado por todos os cristãos que desejam ter uma atitude de contrição, louvor, intercessão, meditação e edificação diante de Deus.
Através do jejum nós mantemos uma comunhão mais íntima com Deus.
"O QUE DEVEMOS BUSCAR"
Mateus 6: 19 - 34
Neste ponto estaremos lidando com as nossas ansiedades em passarmos necessidades tais como dinheiro, comida e vestimentas.
O que de fato ambicionamos para o nosso sustento ou para mantermos de maneira egoísta é que está em questão neste estudo.
Jesus coloca um tema novo dentro de seu sermão: O nosso amor aos bens e às riquezas e nos leva a pensar em quanto de nosso coração reside na expectativa de possuirmos algum bem ou dinheiro.
O contexto dessa pregação nos leva a refletir no fato de que muitos dos que seguiam a Jesus, o estavam fazendo por causa dos milagres, sinais, curas e até multiplicações de pães.
Com isso, nós entendemos que o Senhor olhou bem para o coração de alguns discípulos interesseiros que o seguiam.
01 - Qual o lugar que as riquezas e o lucro ocupam em sua vida? Será que isso não está no centro de nosso viver?
02 - Você consegue se imaginar em uma sociedade onde não houvesse dinheiro? Não seria melhor que nós cristãos não tivéssemos que utilizá-lo?
03 - Você acha que Jesus está falando do dinheiro porque ele é contrário a qualquer tipo de economia doméstica?
04 - Quando Jesus fala dos olhos como a nossa luz (vs. 22-23), será que ele está tratando de algum tema sobre miopia ou ele trata de nossos desejos em relação aos bens materiais? Porque?
05 - Porque temos medo de passar fome e necessidades?
06 - Jesus usa o exemplo da natureza (lírios e pássaros) para assegurar que se Deus supre as necessidades básicas dessa natureza, porque não supriria as dos seres humanos. Porque existe tantas pessoas passando fome no mundo? Será que Deus não se importa com elas?
07 - Você entende que Jesus ao falar de dinheiro e de necessidades, ele está mandando os seus discípulos pararem de trabalhar e passarem somente a esperar em Deus?
08 - Qual a diferença entre trabalhar para o seu sustento e da família, e um coração totalmente voltado para o acúmulo de bens ou riquezas?
09 - Você acha possível ser rico e não ter o coração no dinheiro e bens?
10 - O que implica a expressão "Por em primeiro lugar na vida o reino de Deus"? será que isso implica no fato de que devemos ir à igreja todos os dias da semana? Explique.
APLICAÇÕES:
Quando tratamos de dinheiro, as opiniões podem ser divergentes. Mas o problema é tão sério que já na época de Jesus, que os discípulos precisavam de uma pastoral a respeito do assunto.
O interessante é que o Senhor Jesus toca nesse tema justamente após ter tratado da vida espiritual falando de temas como oração, jejum e serviço aos necessitados.
O que entendemos, é que o fato de precisarmos de dinheiro não tem nada de mal, mas o fato de nos escravizarmos a ele é que se torna prejudicial para aqueles que seguem ao Senhor.
Dentro de nosso estudo nós encontramos alguns assuntos que nos levam às seguintes conclusões:
01 - É muito difícil vivermos sem dinheiro no mundo moderno e classificados pela posse do mesmo.
Jesus não está falando sobre qualquer tipo de economia doméstica, mas ele está tratando de qualquer paixão que nos seduza a querer mais do aquilo de que precisamos e de que temos necessidade.
02 - A felicidade não se compra com dinheiro como se compra uma casa, um carro etc. E quando nós tentamos fazer isso nós passamos a servir a dois ideais, ou dois senhores Deus e o dinheiro (diabo).
03 - O Senhor Jesus não está ensinando a deixar de trabalhar mas ele está advertindo para o fato de que nosso trabalho será abençoado por Deus e com ele nós estaremos sendo abençoados.
04 - Colocar o reino de Deus em primeiro lugar significa permitir que Deus deve ter um lugar central em nossa vida. Ele tem que ser a prioridade de nossa existência.
Qualquer coisa que seja colocada entre nós e Deus é deus estranho, é idolatria e não deve fazer parte da vida de um cristão.
" COMO PEDIR AO SENHOR"
Mateus 7: 7 - 12
Esta não é a única instrução de Jesus a respeito da oração no sermão do monte. Ele já tratou deste assunto no capítulo 6: 9 -13, quando falou contra a oração hipócrita e nos deu um modelo de oração que é o Pai nosso.
Nós estudamos esse tema no estudo 4 "Uma vida de oração". No texto de hoje Jesus acrescenta mais alguns detalhes sobre a forma de orar com Deus.
Jesus procura imprimir em nossas mentes uma atitude insistente com respeito a oração. Nossa constância depende da capacidade de crermos no fato de que Deus ouve as nossas orações.
01 - Releia o texto com atenção e responda: Quantos verbos relacionados à oração Jesus utiliza?
02 - Pedir, procurar e bater são verbos colocados por Jesus em nosso texto. Porque será que o Senhor usou essas palavras?
03 - Você acha que passamos pouco tempo em oração? Porque?
04 - Qual o limite para fazermos determinados pedidos em oração? Quando devemos parar de insistir?
05 - Será que pelo fato de fazermos um mesmo pedido em oração durante 20 anos nos garante que Deus responderá de maneira positiva?
06 - Que tipo de pedido devemos fazer a Deus? (emprego, casa, conversão de pessoas, casamento, saúde etc)
07 - O que pode acontecer a um cristão que não ora?
08 - Quanto mais você conversa com uma pessoa, mais aumenta o seu relacionamento com ela. Será que na oração acontece esse mesmo tipo de crescimento? Porque?
09 - Será que em algum momento Deus poderá responder de maneira negativa para nós? Comente.
10 - Porque muitas orações parece que não são respondidas?
APLICAÇÕES:
01 - Pedir, Buscar e Bater são palavras utilizadas por Jesus em seu sermão e querem levar os discípulos a uma constante vida de oração.
Muitas pessoas não têm paciência de estarem orando muito tempo, porém, a oração é um exercício de fé e de espiritualidade. Quanto mais oramos, mais íntimos ficamos com Deus e passamos a entender a mente de Deus com respeito à sua vontade para a nossa vida.
02 - Não existe um tempo determinado para se fazer um pedido em oração. Deus não está amarrado a um limite de tempo. Ele pode responder hoje, amanhã ou depois, de forma que mil anos são como o dia de ontem que se passou.
É claro que ele responde a todas as orações, só que não tem a mesma resposta para todas elas. A umas ele diz "Sim - imediato", nessas ele responde de forma clara na hora ( p.ex. Mt 9: 1 - 7 o caso de paralítico, Jesus o curou imediatamente).
A outros Deus tem dito "Sim - espere", nessa resposta o Senhor quer ensinar que o tempo dele não é o nosso (p.ex. O caso de Sara que queria ter um filho e não podia. Deus lhe prometeu quando ela estava com mais de setenta anos e ela riu dessa promessa e arranjou um jeitinho para ajudar Deus dando a sua empregada para o seu marido. Mesmo assim, Deus lhe deu um filho com quase cem anos de idade. Ele respondeu, mais ele queria que ela esperasse).

A outra forma de Deus responder uma oração é dizendo "Não". Esta forma, muitos cristãos não aceitam, mais Deus pode entender que tais pedidos não seriam o melhor para os seus filhos. (p.ex. II Co 12:7 - 10 - O Apóstolo Paulo diz que tinha um espinho na carne e que três vezes ele orou a Deus pedindo que tirasse tal espinho.
A resposta de Deus foi "Não". Ele só ouviu de Deus que o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza). De fato não vamos deixar de orar mais procurar entender mais e mais a resposta de Deus. O fasto é que quanto mais você orar, mais você ficará entendendo a vontade do Senhor.
03 - Devemos orar por várias coisas ao Senhor. Temos que procurar ter o bom senso de não fazermos pedidos absurdos de coisas que não temos necessidade e que são egoístas. Tiago 4:3 adverte: "Quando pedem alguma coisa a Deus, não recebem. Porque pedem mal para esbanjar em seus próprios prazeres".
Se você está pedindo uma casa de praia em Camboriú, será que você tem necessidade disso?. Todavia, se o seu pedido for pela conversão de algum parente ou amigo, pode ser que você ore 10 anos ou mais. Não desista, vá em frente!
postado por ARY SERGIO ABREU MOTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...