quinta-feira, 2 de abril de 2020

JESUS E O SERMÃO DO MONTE (PARTE 02)


JESUS E O SERMÃO DO MONTE (PARTE 2)

"A JUSTIÇA DO CRISTÃO"
Mateus 5: 17- 20
Como Jesus ensinava de forma livre, era comum que algumas pessoas interpretassem seus ensinos como contrário a tudo aquilo que havia sido ensinado antes de Jesus.
Muitos discípulos pensavam que desde aquele momento a Lei dada por Deus através de Moisés (o livro de Êxodo, Levítico e Deuteronômio), e através dos profetas (todos os livros dos profetas maiores e menores) estaria completamente abolida.
O que Jesus está ensinando é que o que Deus pretende com a sua mensagem do Reino, é mais profundo do que qualquer lei moral.
Ele chega a dizer que a grandeza no reino de Deus, se media pela conformidade dos ensinamentos morais da Lei e dos profetas e até mesmo a entrada no reino de Deus estaria vinculada a uma prática de justiça, (procurar obedecer a Deus), bem maior do que a dos professores da lei e dos Fariseus.
Tanto professores da Lei (escribas), quanto fariseus, sabiam todos os mandamentos do Senhor. Mas a justiça deles (prática da lei), não estava de acordo com os discursos por eles pronunciados.
A prática da lei que Deus exige de seus discípulos é a fidelidade nos atos e não somente na palavra.
01 - Você acha que existe pessoas hoje que são ótimas conhecedoras da Bíblia e da vontade de Deus, mas não obedecem a Deus? Porque?
02 - O que se torna necessário para entrarmos no reino de Deus de acordo com o texto?
03 - Qual a diferença entre fé e fidelidade?
04 - Fidelidade e obediência são a mesma coisa?
05 - Qual deveria ser a grande diferença entre os discípulos de Jesus e os Professores da Lei (escribas) e Fariseus?
06 - Muitas pessoas seguiam Jesus achando que ele era bonzinho e não iria cobrar de seus discípulos que cumprissem qualquer lei do Antigo testamento.
Mas Jesus estava afirmando que ele não veio acabar com a lei mas veio cumpri-la.
Será que as pessoas hoje não estão enganadas ao seguir Jesus e achar que ele não vai exigir obediência nenhuma a sua palavra? Porque?
07 - Cada mandamento de Deus tinha um objetivo. Não era apenas a letra, mas o espírito por trás da letra.
Amor e perdão estavam por trás das palavras de Deus aos homens, mas os professores e os Fariseus criaram outros ensinos paralelos que estavam ofuscando a vontade de Deus.
Você acha que as pessoas hoje pervertem os ensinos de Jesus para fundamentar suas idéias e atrapalham a pregação do evangelho? Porque?
08 - Você já encontrou alguém que soubesse muito sobre a Bíblia mas com a vida distante da palavra de Deus? O que pode acontecer com uma pessoas dessas?
09 - O que todos os discípulos de Jesus devem fazer para viverem de acordo com o que o Senhor ensinou? (v. 20)
10 - Como nós podemos ser fiéis e obedientes ao Senhor?
APLICAÇÕES:
01 - A maldade humana tem gerado nas pessoas uma total falta de caráter quando diz respeito às coisas de Deus.
Quase sempre os seres humanos estão dispostos a se tornarem bons conhecedores das verdades bíblicas, sem contudo, ter a intenção de se tornarem praticantes.
02 - Jesus quer não somente a nossa fé, mas também a nossa fidelidade. Fé é crença, enquanto fidelidade é prática da vontade de Deus.
Fidelidade e obediência são a mesma coisa nesse sentido. Essa deve ser a marca ou o ponto distinto entre os discípulos de Jesus e os escribas e fariseus.
Enquanto escribas e fariseus são excelentes professores de leis que só passam por seus livros e intelectos, os discípulos devem se tornar homens com o coração cheio de verdades para a vida diária.
03 - O Espírito por trás da letra ou da lei de Deus é amor e perdão. Ao longo do tempo pequenas leis foram adicionadas aos mandamentos do Senhor e isso vinha prejudicando o povo de Deus.
Entendemos que hoje muitos pregadores e instituições continuam impondo esses adicionais aos mandamentos do Senhor. São regrinhas que vão desde a maneira certa de pentear os cabelos, até à forma de fazer as bainhas das calças dos homens.
São regras que não falam de amor e perdão mas de usos e costumes.
04 - Ao encontrar uma pessoa que é conhecedora da palavra e não exerce essa palavra nós só temos que entender que são fariseus e escribas modernos.
A justiça de Deus cairá sobre eles e não há espaço no Reino de Deus para esse tipo de comportamento e pessoa. V. 20

postado por ARY SERGIO ABREU MOTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...