quinta-feira, 2 de abril de 2020

JESUS E O SERMÃO DO MONTE (PARTE 03)



JESUS E O SERMÃO DO MONTE (PARTE 3)

"COMO TRATAR OS INIMIGOS"
Mateus 5: 38 - 48
Em nenhum outro ponto, o sermão do monte parece ser tão contraditório com o nosso dia-a-dia do que neste trecho.
A maneira de se tratar os inimigos e os que nos perseguem é totalmente diferente do que a lei de talião (dente por dente e olho por olho).
O único limite da generosidade cristã é o limite estabelecido pelo amor.
Assim, se alguém que nos fere profundamente nos der uma oportunidade de vingança, a melhor atitude seria a de perdão.
O princípio fundamental que encontramos em Mateus 5: 38 - 48 é o de que para entrar no reino de Deus é necessário amar de maneira a se preocupar até com os inimigos.
Não existe limite para esse amor, mesmo que saiamos prejudicados perdendo bens (capa), tempo e vigor (a segunda milha), devemos entender que o real significado da palavra discípulo é aquele que busca ser como o seu mestre (v.48).
01 - O que é mais fácil, aplicar um tapa na cara de quem lhe esbofetear, ou responder com calma no momento de ira? Porque?
02 - O que lhe deixa mais derrotado: receber um soco de volta daquele a quem você deu um tapa, ou ver que a pessoa reagiu com calma e serenidade e não lhe revidou?
Será que a pessoa que reagiu com calma está demonstrado ser superior a você?
03 - Como você interpreta a expressão: "amem seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês"?
04 - Devemos interpretar literalmente essa expressão? Porque?
05 - Você acha que nós cristãos estamos tendo facilidade de servir as pessoas a ponto de caminharmos com elas a segunda milha?
06 - Leia o v. 42 e discuta com o grupo a seguinte pergunta: O que é liberalidade ou desprendimento?
07 - Dentro da sociedade capitalista em que vivemos há espaço para esse comportamento? Porque?
08 - Segundo o v. 48 qual o objetivo de todo discípulo de Jesus?
09 - Quando nós atingimos esse objetivo na vida cristã? Porque?
10 - Será que o povo cristão tem sido conhecido por seu ideal de perfeição ou estamos nos tornando apenas atores de uma imensa peça de teatro e fingimos nossos papeis? Porque?
APLICAÇÕES:
Este estudo não pretendeu colocar sobre os nossos ombros um fardo pesado para carregarmos.
Ele apenas tratou de uma faceta do discipulado cristão que é buscar a perfeição em Cristo.
Para finalizar algumas conclusões:
01 - Lembramos da lei te talião que dizia que "devemos revidar sempre com a mesma moeda" ou seja "dente por dente, olho por olho"
Nos círculos cristãos não devemos assumir essa atitude pois ela poderá nos levar a não ter distinção dos que não conhecem a Cristo.
A melhor atitude para aqueles que conhecem ao Senhor é a serenidade e calma na hora dos conflitos.
02 - Muitas pessoas ficam derrotadas diante de uma atitude passiva, no entanto a calma é recomendada não como um método para se ganhar uma briga mas como uma atitude de amor e submissão diante de pessoas que desejam nos fazer o mal.
03 - A expressão "amem seus inimigos e orem por aqueles que perseguem vocês", deve ser compreendida como uma atitude de amor.
Vamos entender que Deus também amou essa pessoa, embora ela assuma a posição de nossos inimigos e perseguidores.
Elas precisam e devem ser um alvo das bênçãos de Deus.
É muito fácil amar quem nos ama, mas o cristão deve amar também aqueles que não lhe fazem o bem.
04 - Liberalidade, desprendimento, generosidade e altruísmo, são virtudes que a sociedade moderna não deseja e não costuma cultivar, mas que devem fazer parte do caráter dos cristãos.
Hoje nós só queremos ganhar, só queremos colocar preço em tudo o que fazemos.
Vamos começar a fazer de maneira a investirmos nas pessoas, mesmo que venhamos perder alguma coisa.
05 - O ideal para os discípulos de Jesus é buscar a perfeição no amor como Deus o nosso Pai.
É claro que esse aperfeiçoamento não acontecerá da noite para o dia.
É um processo de crescimento que poderá levar a vida toda e alguns por causa desse ideal, poderão se sentir frustrados diante de um fracasso no amor ao próximo.
O que devemos evitar, é estarmos apenas fingindo ter atingido esse objetivo e no fundo vivermos mágoas e rancores contra as pessoas.


postado por ARY SERGIO ABREU MOTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...