segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O INFERNO (PARTE 03)



O INFERNO (PARTE 03)
Rob Bell, o INFERNO e o AMOR de DEUS
Rob Bell, pastor e escritor, no seu livro “O Amor Vence” (lançado pela editora Sextante em 2012 no Brasil) fala sobre a incerteza do inferno.
Rob Bell amenizou o INFERNO pra muita gente. No final do livro "O AMOR VENCE", afinal, para o escritor, Deus é tão bom e amoroso, não quer ver ninguém sofreno no INFERNO
CONTRARIANDO JESUS, que foi tão enfático, não facilitou pra ninguém, quando disse que a realidade do INFERNO seria um assunto tão sério para nossa reflexão
O amor vence é um LIVRO sobre O CÉU E O INFERNO.
E fala muito sobre o DESTINO de TODAS AS PESSOAS que já passaram pela terra.
Eu li o livro inteiro, gostei de muitas passagens, mas não recomendo por causa desta polêmica sobre CÉU E INFERNO
Inteligente, carismático, conectado e bom comunicador, Rob Bell tem atraído muitos jovens evangélicos no Brasil, especialmente após o lançamento deste livro "O Amor Vence"
Com mais de 300 mil livros vendidos, Rob Bell apresenta uma nova e transformadora visão sobre o que Jesus realmente queria nos ensinar quando veio à Terra.
Rompendo com alguns conceitos clássicos do cristianismo – como céu e inferno, condenação e salvação, culpa, arrependimento e obediência –, ele nos faz questionar tudo aquilo em que acreditamos e nos inspira a fazer perguntas capazes de libertar nosso coração do cárcere que a religião nos impôs.
Por que Deus teria criado bilhões de seres humanos para depois ameaçá-los com o castigo eterno?
Por que temos que obedecer a todas as suas regras se seu amor é incondicional?
Por que as pessoas ruins que oram estão mais próximas Dele do que as boas que não frequentam a igreja?
E se o próprio Jesus veio até nós para nos estimular a perguntar, questionar, refletir?
E se tudo o que nos ensinaram a respeito de Deus estiver errado? E se o céu e o inferno existirem aqui e agora?
Neste livro polêmico, intenso e apaixonante, Bell tenta responder e descobrir todas as respostas a essas perguntas.
Rob Bell ficou conhecido no Brasil principalmente através de uma série de vídeos chamada Nooma.
Ele se tornou uma figura polêmica quando passou a pregar que no final “o amor de Deus vence”, ou seja, no final todos serão salvos (universalismo) negando a realidade do inferno
No livro há bastante argumento usado para negar a realidade ou eternidade do inferno.
A “bronca” dele é com a certeza e a convicção que as igrejas e os evangélicos têm de que após a morte existe céu e inferno.
“Vamos pelo menos ser honestos. Ninguém sabe o que acontece quando morremos. Não tem fotografia, não tem vídeo”.
É claro que, por este critério, também não podemos ter certeza se Deus existe ou que Jesus existiu, pois não temos nem foto nem vídeo deles – que eu saiba...
Nesta mesma linha, ao se referir ao fato de que acredita que Deus ao final vai conquistar todos, diz “não sei se isso vai acontecer, também não sei o que acontece quando morremos.”
A primeira e mais importante é que ele rejeita o ensino de Jesus Cristo nos Evangelhos sobre o inferno e o céu.
Se Jesus era a personificação do Deus que é amor – e amor é, para Bell, o mais importante, senão o único, atributo de Deus – este é um fato que não pode ser desprezado. Eis alguns poucos exemplos:
Mateus 5:22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
Mateus 5:29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 5:30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Mateus 10:28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Mateus 11:23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mateus 18:9 Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.
Mateus 23:15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
Mateus 23:33 Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
Marcos 9:43 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível
Marcos 9:45 E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno
Marcos 9:47 E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno,
Lucas 10:15 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno.
Lucas 12:5 Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.
Lucas 16:23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
Mateus 13:42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Mateus 3:12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
Mateus 25:41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
João 15:6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
Mateus 22:13 Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
As referências de Jesus ao inferno, como o castigo eterno dos ímpios, formam reconhecidamente um dos temas dominantes do ensino dele, como pode ser claramente visto acima.
Contudo, Rob Bell afirma contra todas as evidências que Jesus falou muito mais do sofrimento real que as pessoas têm aqui neste mundo.
É claro que o Senhor Jesus se preocupou com o sofrimento presente, mas consistentemente, como pode ser visto nas passagens acima, ele nos avisa que o sofrimento eterno é muito pior.
Não quero dar a impressão que tenho um prazer sádico em falar sobre o inferno, pois Deus não tem um prazer sádico na condenação do ímpio (Ezequiel 18).
Contudo, não devemos esquecer que (1) Deus faz tudo que lhe agrada (logo, Deus se agrada em executar sua justiça
(Salmos 115:3 e Apocalipse 14:10) e que (2) todos os santos louvarão a Deus por seus juízos (Apocalipse 15:1-4).
A verdade é que devemos falar e ensinar sobre o inferno, pois o próprio e amoroso Senhor Jesus falou (e foi Ele quem mais falou!).
Realmente, se você ler com atenção os Evangelhos, Jesus falou mais vezes sobre o inferno do que sobre o céu
Rob Bell não nega o céu ou o inferno depois da morte, mas sim que possamos saber com certeza que eles existem depois da morte. […]
Ao ser perguntado pela revista VEJA se Gandhi, que não era cristão, estaria no inferno, ele responde “acredito que está com o Deus que tanto amou”.
Isso só pode ser o céu, certo?
A resposta coerente e honesta com seu pressuposto seria “não sei”.
Da mesma forma, quando a revista VEJA pergunta sobre Hitler, se ele está no céu, Bell responde que Deus deu a Hitler o que Hitler buscou a vida toda, “infernos para si e para os outros”.
E acrescenta “qualquer reconciliação ou perdão, nesse caso, está além da minha compreensão”.
Se esta resposta não quer dizer que Hitler recebeu o inferno da parte de Deus depois da morte não sei o que mais poderia representar.
A resposta coerente e honesta deveria ter sido esta: “não sei”, o que significa dizer que ele admite a possibilidade de Hitler ter ido para o céu.
O modo como Rob Bell articula seu argumento sugere ao leitor uma caricatura do cristianismo preconizado pelas igrejas bíblicas e conservadoras.
Fica a impressão de que as igrejas tradicionais não ensinam que Deus é amor, não trabalham para reduzir o sofrimento na terra, são preconceituosas, pregam uma mensagem que divide e fragmenta, desconhecem o verdadeiro ser de Deus, são contrárias à liberdade e felicidade do homem e, por fim, inventaram o dogma do inferno.
Confesso que fiquei preocupado com O Amor Vence e com a influência negativa que a mensagem de Rob Bell possa ter na vida de muitas pessoas.
Não porque tenho prazer em pensar, falar, estudar, tentar entender, etc., o inferno.
Meu desejo seria poder dizer: Pro inferno com o inferno!
Todavia, como seguidor de Jesus, não posso ignorar o fato de que ele falou, muitas vezes e de muitas maneiras, sobre a realidade da vida após morte e as consequências das escolhas pessoais.
Foi o próprio Senhor que nos garantiu que haverá uma separação entre os “benditos de seu Pai” e os “malditos” que vão para o “fogo eterno” (Mateus 25:34,41).
Para Bell, “céu e inferno são dimensões da nossa existência aqui e agora”.
Não podemos nos esquecer que Deus é amor, não nós.
Portanto, Deus define seu amor, não nós. Caíamos em idolatria toda vez que tentamos moldar a Deus conforme nosso próprio entendimento.
E também não podemos nos esquecer que Deus não é só amor. Os atributos de Deus de Deus existem em harmonia: o amor de Deus não contradiz ou diminui sua justiça.
E como sabemos a dose desse equilíbrio? Pelo que achamos ser correto? Não, mas pela revelação de Deus em seu Filho e nas Escrituras.
Isto basta!
continua na próxima postagem... PARTE 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...