segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

FERIDAS CICATRIZADAS




FERIDAS CICATRIZADAS  

O apóstolo Paulo estava preso em Roma, abandonado por todos, solitário e convicto de que sua missão tinha chegado ao fim

Neste cenário, ele escreve uma carta para Timóteo, animando o jovem a persistir na pregação do Evangelho, desejando vê-lo o mais rápido possível e expondo o que havia em sua alma naquele momento

Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

Alexandre, o latoeiro, causou me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.

Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.

E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.

2 Timóteo 4:6-18

O que chama a atenção no texto é que Paulo não lamenta pela situação a qual ele estava, preso numa masmorra suja e escura, desconfortável

Ele cita pessoas que o feriram e o abandonaram nos momentos mais difíceis da sua caminhada cristã
Paulo tinha a mente de Cristo, realmente, ele foi muito ferido por pessoas mais próximas, mas todas as feridas cicatrizaram

Uma ferida, fisicamente falando, quando é exposta, dói, sangra, mas quando uma ferida é cicatrizada, a gente não sente mais dor, até lembramos da ferida, mas ele não dói mais, a marca da ferida está no corpo, mas secou, cicatrizou e nos trouxe alivio

Ferida na alma, já é uma dor mais intensa e prolongada.

Talvez, não conseguimos identificar quando uma pessoa está ferida na alma, tem gente ferida que disfarça muito bem

Todos nós somos feridos na vida por alguém. E também podemos ferir as pessoas de uma forma que elas levam estas marcas por toda vida

Talvez, somos feridos numa discussão com amigos ou colegas de trabalho, num ambiente familiar talvez possa haver pessoas que nos ferem

Uma emoção ruím, negativa, se instala e permanece na nossa mente com maior facilidade, por isso fica mais tempo na memória, é uma carga pesada, por exemplo, um exame médico negativo, uma tragédia, acidentes e notícias tristes, tudo isso costuma ficar mais tempo na nossa lembrança e cansam e desgastam nosso coração

Já emoções boas, positivas, são passageiras, elas tem carga leve e trazem um alivio imediato para a alma e não nos cansam

Tudo começa a ficar nos arquivos da mente. A nossa mente é composta por muitas gavetas. É como se fosse um grande arquivo de gavetas, nelas estão engavetadas muitas lembranças de várias pessoa que nos relacionamos em vida

Nelas guardamos tantas as lembranças boas como as ruíns de todas as pessoas que relacionamos no decorrer de nossa existência

Se você abrir as gavetas da sua mente, vai lembrar dos seus pais, dos seus irmãos e amigos, dos vizinhos, do primeiro professoro/a, da primeira namorada/o

Quando a gente abre a gaveta de alguém que nos feriu, esta gaveta pode ficar emperrada, não fecha e ficamos remoendo lembranças ruíns

O apóstolo Paulo no texto acima, abre algumas gavetas da sua mente e lembra de muita gente, de companheiros de jornada que o abandonaram e o feriram. Ele relata isso com clareza para Timóteo
O que cicatriza uma ferida é o perdão. O perdão alivia nós mesmos. Veja que Paulo perdoa todos, ele não deixa a ferida da alma exposta, ele cicatriza suas feridas o mais rápido possível

Paulo perdoa principalmente um tal de Alexandre, o Latoeiro. Veja o que ele escreve:  Alexandre, o latoeiro, causou me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.  (2 Timóteo 4:16)

Alexandre lhe causou muitos males. Paulo não guardou mágoa dele, nem deixou a ferida sangrar, ele deixou tudo na mão de Deus. Que Deus faça justiça a seu favor.

Era isso que Paulo desejava, a sua alma estava liberta e essa gaveta emocional não ficava emperrada na sua mente.

Apesar de lembrar que Alexandre lhe traiu e causou muitos males, Paulo o perdoou, ficou com uma ferida cicatrizada em relação a este rapaz. Lembrava-se dele, porém não sentia mais dor

A gente lembra das pessoas que nos fere, mas todas elas precisam do nosso perdão, pois o nosso coração necessita de paz

O cristão que não perdoa não tem a mente de Cristo. Paulo tinha a mente de Cristo

Cristão que não perdoa, entristece o Espírito Santo (Efésios 4:30-32)

Há alguns exemplos bíblicos de homens de fé que perdoaram seus algozes (José, Davi)

Eles tinham a mente e o coração de Cristo

Podemos citar as experiências de Jesus, que foi ferido e castigado até a morte de cruz
Qual foi o modo de reagir de Jesus?

Ele lidou com tantas situações ruíns e fez a diferença, ninguém como ele soube administrar tão bem suas emoções

Jesus mostrou a sua face psicológica com todos (Mateus 5:39)

Em todo tempo, Jesus ficava focado no dia de hoje, sem ansiedade, tinha perseguição o tempo todo, tinha momentos bons e muitos momentos de pressão. Jesus não se prendia nem no passado e nem no futuro. Ele não deixava a ansiedade desequilibrá-lo. Por isso ele dizia: “basta a cada dia, seu próprio mal” (Mateus 6:34) 

Jesus no seu momento mais dramático, foi surrado, chacoteado, cuspiram nele, bateram tanto e lá na cruz, abriu os braços e disse: “Pai, perdoe todos, eles não sabem o que fazem”

Jesus não abriu nenhuma gaveta da sua mente e ficou se lamentando com pessoas que o decepcionaram, não queixou da traição de Judas, nem pelo abandono de Pedro, não reclamou dos soldados que bateram nele, nem se importou quando Pilatos poderia soltá-lo

Jesus mostrou como se cicatriza feridas através do perdão

Perdão é derivado da palavra perder – É realmente uma grande perda, perdoar – É perder a causa, contra seus acusadores e opressores, é não querer ganhar nenhuma questão, é perder a razão, mesmo sendo inocente

Se você quiser que suas feridas da alma sejam cicatrizadas, peça a Deus um coração igual ao de Jesus
Quando gavetas se abrem na sua mente e lembranças de pessoas que lhe feriram ficarem em evidência, perdoe, perca a causa, deixe que suas feridas sejam cicatrizadas o mais rápido possível


***

Um comentário:

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...