quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O QUE É FÉ EM DEUS



O QUE É FÉ EM DEUS

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)

Por que você acredita em Deus?

Por que você teme a Deus? Será que é por Medo? Obrigação?

Porque seus pais fizeram a mesma coisa?

Que tal por causa da sua fé naquilo que Deus tem feito e fará por nós?

Você crê em Jesus e até acredita que Deus enviou seu Filho justamente para morrer por nossos pecados para que eu e você pudesse ser perdoado, purificado e adotado como Seu filho, para podermos habitar na Sua presença para sempre no céu.

Além do mais, ele anseia por compartilhar suas bênçãos e recompensar aqueles que acreditam na sua graça e amor.

Não podemos vacilar com nossa fé. Fé sem obras é morta, e só a fé é pouco, não nos garante que vamos vencer na vida.

Muitas pessoas tem fé, mas sucumbem diante dos desafios e provas da vida, se afastam de Deus e vivem numa vida sofrida e medíocre que até parece que Deus não existe

Além da fé precisamos acrescentar a ela outras virtudes:

2 Pedro 1:5-7
“E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, e a virtude a ciência, e a ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e a perseverança a piedade, e a piedade a fraternidade, e a fraternidade o amor.”

Nossa fé precisa ser acrescentada? Segundo Pedro precisa sim ser acrescentada. Com o que ela deve ser acrescentada?

Com o seguinte: virtude, conhecimento, domínio próprio, fidelidade, santidade, afeição fraterna, amor.

Repare bem, Pedro não diz: “Se quiser, aqui está uma lista agradável daquilo que podemos ser”.

Pelo contrário, o que ele diz é MUITO enfático: “procurai mais diligentemente”.

Estar na fé portanto envolve esforço, esforço para acrescentar à nossa fé, aquelas coisas que o apóstolo Pedro diz. E quem deve fazer este esforço? Muito simples: Nós. Sim, com a ajuda do Senhor, mas essa ajuda não é uma coação, mas sim um trabalho em comunhão conosco.

O mesmo que Pedro nos fala, Paulo também nos diz de maneira diferente em Gálatas 5:22-26:

“Mas o fruto do Espírito [a nova natureza, o novo homem] é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”

E em Romanos 12:1-2
“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Os dois apóstolos nos dizem o seguinte: “ande com o novo homem, não com o velho homem; renove a sua mente, acrescente à sua fé.”

Portanto a FÉ EM DEUS, é:

- Crer que Deus existe
- Crer que Deus faz o que promete
- Crer que Deus sempre virá ao nosso encontro para nos ajudar nas horas difíceis.
- E tudo tem que ter um esforço nosso, perseverança, em oração, em mudança de vida e de caráter!

HEBREUS 11:6
Sem FÉ ninguém pode agradar a Deus. É preciso crer que Deus existe. E é preciso crer que Deus é abençoador dos que o buscam. "Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de [mostarda] direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível". (Mateus 17: 20)

Quase sempre, ao lermos este texto, pensamos nele sob a perspectiva da pequenez da fé.

Ou seja, somos levados a crer que mesmo tendo uma fé pequena tão como uma semente de mostarda poderá fazer coisas consideradas impossíveis.

Contudo, em outros textos, não parece ser isto o que a bíblia ensina. Só no evangelho segundo Mateus, Jesus critica cinco vezes a pequena fé de seus discípulos ante a coisas menores que uma montanha. ( Mateus 6:30; 8:26; 14:31; 16:8; 17:20)

Mas isto não é uma incoerência. O fato é que uma fé do tamanho de um grão de mostarda não pode e jamais operará nada.

Jesus quando comparou a fé a um grão de mostarda ele não estava dizendo que uma fé tão pequena poderia realizar coisas tão prodigiosas.

Mas ele queria dizer que assim como a semente de mostarda sendo a menor de todas as hortaliças, quando é plantada se torna a maior delas.

A fé, por mais que pareça pequena e insignificante, se ela for exercitada, plantada no terreno da vida ela crescerá e será capaz de nos trazer grande providência, ou seja, de realizar coisas prodigiosas.

Compare este texto da fé como um grão de mostarda com a parábola do grão de mostarda. Mateus 13:31,32 "Propôs-lhes outra parábola, dizendo:

O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos".

O grão de mostarda sem ser plantado não da frutos e ainda é fácil de se perder. Assim é a fé, se ela não estiver depositada no Salvador e crescendo a cada dia pelo conhecimento da Palavra e pelas experiências adquiridas com as provações, ela é inoperante e fácil de se perder.

Mas se tal for investida, ela dará muitos resultados, pois a semente guardada para nada serve a não ser de enfeite, e esta semente que com certeza todos nós temos uma vez que a plantamos em terra fértil que é a confiança no Deus do impossível ela dá muitos frutos.

A bíblia nos ensina que cada um de nós recebeu uma medida de fé dada por Deus (Romanos 12:3), cada um de nós tem um grãozinho de mostarda.

E devemos investir esta pequena fé em Deus e sua Palavra para que ela cresça até se tornar operante e gigante a ponto de remover montanhas e problemas e poder declarar como Paulo em Filipenses 4:13 "Tudo posso naquele que me fortalece".

Paulo quando escreveu sua Segunda carta aos crentes de Tessalônica ele diz que dava graças a Deus por que a fé deles crescia muitíssimo (2 Tessalonissenses 1:3) e esta fé fazia também crescer neles o amor uns para com os outros, pois eles tinham o mesmo propósito e visão de via que era acreditar no impossível.

transcrito por paulo cezar gomes de souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...