PROPÓSITO DA IGREJA
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.
No texto bíblico, no “Novo Testamento”, a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.
A palavra Igreja aparece no Novo Testamento pela 1ª vez no livro de Mateus 16:18, quando Jesus Cristo afirma que edificaria sua Igreja e que as portas do Inferno nunca prevaleceriam sobre ela:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Também pode significar “povo que se organiza”.
Sendo que palavra grega traduzida como “igreja” significa literalmente “chamado para fora”, devemos reavaliar nosso conceito pessoal de igreja.
Podemos e devemos congregar porém, fazemos parte e somos IGREJA (com “I” maiúsculo).
Pare de achar defeitos na igreja que você participa.
Seja IGREJA de fato e perceberá que estamos todos em processo de aperfeiçoamento.
Não achamos, ainda, a IGREJA perfeita, porque estamos nos santificando, adornando a NOIVA.
Precisamos ter esta definição clara, pois não podemos cair no engano de estar à parte desta IGREJA.
Cuidado com ministros que tocam a igreja mas não permitem ser tocados por ela.
Muito mais que fazer parte de uma igreja local é importantíssimo fazer parte da IGREJA.
Infelizmente temos visto ministérios à parte da igreja e em consequência disto também não agindo como IGREJA.
Uma pedra solitária não pode ser edificada como casa espiritual. Pelo contrário, serve apenas para ser atirada e derrubar o que tem sido edificado, ou usando um termo bíblico: pedra de tropeço.
Hoje estou inserido na igreja, que faz parte da IGREJA e posso muito naturalmente agir como pedra viva, junto a outras pedras e assim ser edificado como casa espiritual.
Seja IGREJA, seja usado para edificar a IGREJA tocando ela e sendo tocado por ela.
Por detrás da desculpa de: “não posso fazer parte de uma uma igreja local por causa do meu chamado” está a realidade de ser pedra isolada e ao invés de edificar, poder ser usado para destruir.
Resumindo: Seja IGREJA. Isso te privará de isolamento, soberba e o engano de achar que é o único correto.
Tem cristão que tem a solução para tudo, acham que estão sempre certos, dão idéia, apontam falhas nos outros, mas nada fazem para melhorar, eles mesmos, nunca estão disponíveis, alguns se colocam até como secretário da Santíssima Trindade ou Juiz de Deus
Vamos vigiar mais sobre a igreja, local onde estamos inseridos e sendo aperfeiçoados por Deus
Muitas vezes a igreja não sabe o poder que ela tem - unidos sempre seremos mais fortes - e temos o poder do nome de Jesus, que está acima de todo nome
O nome de Jesus pertence a igreja, que somos nós, os cristãos, vamos usá-lo para desfazer as obras do diabo, evitando contendas, ciumes, intrigas e VAIDADES
Deus opera em nós, mas devemos nos posicionar corretamente como IGREJA, estamos em obras e Jesus vai continuar se deixarmos
Deus trata o caráter de cada um, mas devemos morrer para nossas vontades e negarmos a si mesmo todos os dias
A gente entra na igreja com a expectativa que tudo será uma maravilha e que ninguém vai errar conosco e diante de qualquer decepção pensamos em sair
Devemos ir a igreja para fazer os outros felizes e assim evitaremos muitas decepções, lembre-se da regra aúrea ensinada por Jesus:
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
(Lucas 6:31-37)
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
(Lucas 6:31-37)
escrito por paulo cezar gomes de souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário