sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

HUMILDE OBEDIÊNCIA



A HISTÓRIA DE DAVI E SAUL

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. (1 Samuel 15:22)

Deus teve que lidar com dois reis de Israel totalmente diferentes um do outro. Um gostava de sacrifícios à sua maneira, o outro se interessava muito por assumir seus erros e voltar a obediência

MELHOR OBEDECER DO QUE SACRIFICAR

Por quê Davi foi homem segundo o coração de Deus e Saul, mesmo sendo escolhido por Deus em determinado momento foi rejeitado?

A diferença é que Davi se rendia a Deus, se humilhava, assumia a culpa, não camuflava suas intenções, pedia perdão e ficava sempre numa posição de servo, em humilde obediência

Davi fez coisas horríveis: tramou planos diabólicos, adulterou, cometeu homicídio e se arrependeu de tudo imediatamente, se prostrando aos pés do Senhor

Saul diferentemente, errou pouco, não extrapolou tanto como Davi, mas toda vez que era corrigido jamais assumia culpas, não se rendia a Deus, fazia o que entendia estar fazendo melhor, à sua maneira, abusava do poder, da sua posição como rei, humilde obediência ele não tinha, era VACILÃO

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
(1 Pedro 1:13-16)


Saul não preparou a sua mente, para receber a graça e misericórdia de Deus, quanto as suas falhas de caráter

Davi neste quesito de caráter, sempre foi exaltado. Saul desprezado pela falta de zelo e humildade na posição que Deus o colocou

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; (1 Pedro 5:6)

Devemos permanecer humildes em toda situação, porque enganoso é o coração, achamos que estamos fazendo o certo e o correto, e não estamos, fazemos só o que é bom pra nós mesmos e não consultamos a Deus para saber se esta é a Sua vontade

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
(Jeremias 17:9)


Pervertido é o coração do homem, nos mínimos detalhes ele planeja o que vai fazer, e faz com engano e astúcia

Estamos sempre com o coração disposto a aventurar na nossa vã maneira de viver e Deus sempre nos pega de surpresa

O modelo de perfeita humildade foi Jesus, ninguém como ele deu exemplos claros de sujeição a Deus, em tudo, posturas, comportamentos, atitudes, decisões e escolhas

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3:15-17)

Este é o padrão de humilde obediência. Com Jesus não vamos perecer no nosso modo de viver, com nosso coração enganoso, se obedecermos a Deus como ele fez, jamais seremos desamparados

Quem crê em Jesus, como diz as Escrituras, rios de águas vivas, fluirão do seu interior, ou seja, será um perfeito imitador do mestre, viverá de modo humilde, sensato, prudente e disciplinado, o foco será sempre fazer a vontade de Deus e ser uma benção na direção que for. 

O Espírito Santo será o seu guia, e cada vez mais a pessoa viverá no centro da vontade de Deus

"Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. (João 7:37-39)

Seja como Davi, não perca o foco da humilde obediência, se errou, se falhou, tente sempre se acertar novamente, não seja vacilão como Saul, assuma a culpa e peça a Deus para nunca tirar de ti, o Seu Espírito

Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. (Salmos 51:11)

***



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...