domingo, 17 de maio de 2015

SE HOJE OUVIRDES A VOZ DO SENHOR, NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO




SE HOJE OUVIRDES A VOZ DO SENHOR, NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO
O perigo da incredulidade e da desobediência

O livro de Hebreus enfatiza a supremacia de Cristo. Jesus Cristo está acima de tudo e de todos, senhor absoluto do universo, nome que está acima de todo nome

Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. 
(Hebreus 3:1-2)

Para os judeus a autoridade humana mais elevada era o sumo sacerdote. Para os cristãos primitivos, as autoridades humanas mais elevadas eram os mensageiros de Deus, os apóstolos.

Jesus, mensageiro de Deus e sumo Sacerdote, é a maior autoridade da igreja

Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; (Hebreus 3:3-5)

O autor de Hebreus usa diferentes figuras para explicar o relacionamento de Jesus com os crentes/cristãos. Ele é o mensageiro de Deus, a quem os cristãos devem ouvir; o Sumo Sacerdote, através de quem os cristãos chegam até Deus e administrador da casa de Deus, a igreja, a casa de oração, a quem os cristãos devem obedecer

Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. (Hebreus 3:6)

Os cristãos são a casa favorita de Deus, lugar onde o Espírito Santo quer habitar, por isso é preciso conservar firme a confiança em Deus e ter esperança quanto as benção e promessas futuras, perseverar na fé até o fim...

E não endurecer o coração, não murmurar, não reclamar do caminho estreito, caminho de obediência


Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. (Hebreus 3:7-8)

Muitos cristãos tem a tendência de endurecer o coração, quando estão passando provas, estão sendo provados e aprovados por Deus, murmuram, reclamam e endurecem o coração, isto é um perigo para deixarem de acreditarem nas promessas, e se tornarem incrédulos e perderem as esperanças, se desviando da fé e desobedecer a Deus

Isso aconteceu no passado com o povo hebreu, Deus os tirou do Egito para a liberdade, para se tornarem uma nação independente, porém, na travessia do deserto provocaram a Deus, murmuraram do caminho estreito que deviam andar

Deus não tirou seu povo do Egito para serem livres e fazerem o que quiserem, deveriam ser livres para o adorar, obedecer e caminhar pela fé, até chegarem a terra prometida, ligar de descanso e paz

Porém, na caminhada pelo deserto, reclamavam de tudo, queriam até voltar ao Egito, provar novamente da comida que tinham por lá, tinham saudade do Egito, endureceram o coração e começaram a duvidar dar promessas de Deus

Tentaram e provocaram a Deus pela desobediência e incredulidade e Deus deixou o povo sofrer por 40 anos, porque não quiserem de bom grado caminhar na obediência

Na verdade, não queriam voltar para o Egito e serem escravos novamente, eles queriam apenas um caminho mais fácil

Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.  (Hebreus 3: 9-12)

Hoje não é  tão diferente, muitos cristãos reclamam da vida, andam no caminho de Deus, mas qualquer problema, desafio, qualquer situação estreita os deixa abatidos, uns chegam ao ponto de dizer: “O que é que eu fiz pra Deus, pra merecer isto que estou passando”

Senão outros, se perdem no caminho e começam a pensar em viver no mundo, pecando novamente, tendo saudades do tempo que ainda não era conhecedor da palavra de Deus, voltando aos velhos hábitos e pecados antigos

Isso só vai endurecer o coração e deixar Deus tão triste. Por Cristo viver através dos cristãos, pelo Espírito Santo, ele se entristece quando os crentes endurecem o coração e reclamam da vida, de tudo e de todos os seus problemas, perdem a confiança em Deus e murmuram

Em muitas passagens a Bíblia Sagrada adverte aos cristãos para que não “endureçam” o coração e se afastem dos caminhos do Senhor

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. (Hebreus 3:13-15)

O cristão não deve se colocar obstinadamente contra Deus, duvidando de suas promessas, reclamando do caminho estreito, precisam ser mais capazes de se voltar a Deus para receberem perdão e continuarem firmes no caminho da obediência em tudo

Se os cristãos não perseverarem e forem obedientes ao Evangelho, suportando as aflições da vida, tendo bom animo, vão pecar, vão perecer e serem desamparados, em meio as provas do deserto e não entrarão no descanso do Senhor

Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. (Hebreus 3:16-19)

Há um descanso preparado por Deus.

Jesus é o caminho , a verdade e a vida, ele é que nos leva aos caminhos de paz de espírito.

Os cristãos devem permanecer em Jesus, para terem este descanso

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
 (Mateus 11:28-30)


SE HOJE OUVIRDES A VOZ DO SENHOR, NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...