sábado, 2 de maio de 2015

O QUE É A SÃ DOUTRINA


O QUE É A SÃ DOUTRINA

Qual é a sã doutrina? Precisamos saber o que é sã doutrina a luz da Bíblia Sagrada

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (I Timóteo 4 : 16) 

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4 : 3)

"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1 : 9) 

"TU, porém, fala o que convém à sã doutrina." (Tito 2 : 1)

A sã doutrina é o genuíno Evangelho de Jesus Cristo, escrito pelos seus apóstolos, contido unicamente no Novo Testamento, seja da Bíblia Evangélica ou Bíblia Católica. 


Vale a pena ler e praticar a sã doutrina, pois conduz à VIDA ETERNA, no Reino dos Céus, conforme asseverou o próprio JESUS CRISTO! 

Todo cuidado é pouco com a Bíblia Sagrada adotada por várias religiões, que são consideradas seitas, que adulteram as versões originais existentes, no século passado. Puro Veneno Espiritual! 

O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, também não pode ser considerado como a "sã doutrina", vez que segundo o próprio Kardec é o ensino de "supostos espiritos desencarnados", mescladas de interpretações equivocadas ou errôneas, do Novo Testamento, para dar suporte às "doutrinas kardecistas", inventadas no século dezenove.

O tempo passou, o tempo chegou, e muitas doutrinas foram infiltradas na igreja, surgiram muitas denominações religiosas pelo mundo afora e a sã doutrina não pode ser modificada para agradar os homens

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias cobiças; (2 Timóteo 4:3)

O versículo 4 de Timóteo diz que, por fim, algumas pessoas “se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”. 

Tornam-se vitimas de sua própria recusa em ouvir a verdade.

A frase “recusar-se-ão a dar ouvidos” está na voz ativa.Isto significa que as pessoas deliberadamente escolhem essa atitude. 

A frase “entregando-se às fábulas” esta na voz passiva, descrevendo o que acontece a elas.Tendo dado as costas à verdade, tornam-se instrumentos de Satanás.

Isso está acontecendo na igreja contemporânea. O evangelicalismo perdeu sua tolerância para com a palavra confrontadora.

A esta altura, a igreja flerta com os mais graves erros doutrinários.Os cristãos buscam imprudentemente a revelação extra-biblica na forma de profecias e sonhos.

Os pregadores negam ou ignoram a realidade do inferno. O evangelho moderno promete o céu sem uma vida de santidade que é um erro inaceitável... e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14b).

Observe novamente a frase-chave no versículo 3: "Como que sentindo coceira nos ouvidos". Por que não suportam a sã doutrina? Por que cercam-se de mestres e voltam as costas para a verdade? Porque no seu íntimo o que pretendem é satisfazer a coceira de seus ouvidos. 

Não querem ser confrontados. Não querem sentir convicção de pecado. Desejam ser entretidos; querem pregações que produzam sentimentos agradáveis. Desejam sentir-se bem. 

Querem satisfazer a coceira dos seus ouvidos com anedotas, humor, psicologia, palestras motivacionais, estímulos, pensamento positivo, auto-satisfação, gincanas, danças, jogos, e sermões que fortalecem o ego. Correção, repreensão e exortação bíblicas são inaceitáveis.

Mas a verdade de Deus não faz cócegas em nossos ouvidos; ela esbofeteia os nossos ouvidos e incomoda a nossa carne. Ela os queima. Primeiramente, ela corrige, repreende e traz convicção; depois, ela exorta e encoraja. Os que pregam a Palavra precisam ter o cuidado de manter esse equilíbrio.

A pregação da sã doutrina exige mudança de vida e abandono do pecado, e mais de 90% das igrejas não comentam, ninguém quer falar de pecados que a bíblia condena e as igrejas os abraçam...

Muitos ainda amam o pecado e disfarçam muito bem e vivem nos prazeres deste mundo nervosos e ansiosos, mas os que amam a verdade se alegrarão com as verdades da Bíblia Sagrada, pois confirmarão que estão na sã doutrina. 

Jesus não voltou atrás nas suas palavras para agradar aos discípulos em João 6, após Jesus ter pregado um sermão bastante severo, a Bíblia nos diz: "À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele" (v. 66). 

Enquanto as multidões se retiravam, nosso Senhor voltou-se a seus discípulos e perguntou: "Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?" (v. 67). 

A resposta de Pedro, em nome dos demais apóstolos, é significativa: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna" (v. 68). 

Esta é a resposta correta. Revela a diferença entre os verdadeiros discípulos e os demais: a fome pela Palavra. 

Jesus afirmou: "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" (João 8.31). 

Pessoas que buscam ser alimentadas ou entretidas, curiosos e gente que apenas segue as multidões não são, de forma alguma, discípulos verdadeiros. 

Os que amam a Palavra são os verdadeiros seguidores de Cristo. Esses não desejarão ouvir pregadores que cocem seus ouvidos, mas os que os ensinem o caminho para agradar a Deus.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...