domingo, 3 de maio de 2015

ARQUELAU E ANTIPAS



O REI HERODES ANTIPAS E O REI HERODES ARQUELAU

Na época que Jesus nasceu, o rei Herodes reinava em Jerusalém. Ele não era da linhagem de DAVI. Herodes, chegou ao trono com a ajuda de seu pai Antipater, que mantinha relações politicas com os romanos 


Antipater, o pai de Herodes era um idumeu ( descendente de Edom , ou Esaú , conseguiu lugar de destaque com os romanos.)

Como procurador judeu , colocou seu filho Herodes como tetrarca de Galiléia. O rei Herodes mostrou grande zelo no seu governo, erradicando os bandidos que tinham infiltrado a Galiléia.

Com a morte de Antipater ( 40 a . C.) conseguiu de Cesar ser apontado rei de
Judeia. Herodes começou a reinar no ano 37 a . C.

Foi este Herodes que governava Jerusalém Jesus nasceu, e que trucidou os

meninos de Belém. Ele ficou furioso em saber que um novo rei estaria para nascer, portanto, seu trono corria risco, sua idéia seria matar todos os meninos, na certeza, que ninguém escaparia

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. (Mateus 2:1-3)

HERODES o grande procurou saber o tempo e o modo como nasceria o futuro rei dos Judeus. Mal sabia ele que Jesus nunca estaria interessado em um trono terrestre. Porém, mandou alguém citar as escrituras

E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: 
(Mateus 2:4,5)

HERODES o grande, era mal intencionado, procurou de todas as formas exterminar o rei dos Judeus

Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. 
(Mateus 2:7,8)

Os planos de Deus não podem ser frustrados. anjos trabalharam secretamente para que o filho de Deus pudesse nascer em segurança

E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. (Mateus 2:12,13)

José e Maria fogem para o Egito. Herodes é iludido pelos magos que dão falsa informação do local exato do nascimento de Cristo

Herodes manda matar todas as crianças que haviam em belém, cumprindo uma das profecias do profeta Jeremias

E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem. (Mateus 2:14-18)

Jerusalém ficou em prantos, muitas mães choraram pela perda dos filhos. Porém, Herodes fica doente. 

Herodes morreu de hidropsia e câncer nos intestinos, em 4 a.C.

Herodes usou de muito tato na sua tentativa de agradar os judeus, mantendo um bom governo diante dos romanos com espetáculos, jogos, etc, ganhou a lealdade dos jovens judeus que se tornaram os herodianos (grupo político).

Aumentou a fortaleza de Jerusalém denominada “Antonia”. Edificou a Cesaréia


Entre seus muitos projetos de edificação , sua maior contribuição para os judeus, foi o embelezamento do templo de Jerusalém, Isso não expressava sua
participação na fé judaica ( ele não acreditava nela ) mas foi uma tentativa de
conciliar seus súditos. 

O templo de Jerusalém , decorado com mármore branco ,ouro e pedras preciosas, tornou-se proverbial devido ao seu esplendor : Quem Jamais viu o templo de Herodes nunca viu o belo”.

Herodes só não conseguiu evitar a vinda de Cristo.

Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel. E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia. E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. (Mateus 2:19-23)

Quando finalmente o malvado Herodes morre, entra em cena seu sucessor HERODES ARQUELAU 


Herodes Arquelau (23 a.C. — 18) governou a Judeia. Ele foi filho e sucessor de Herodes.1 O menos estimado dos filhos de Herodes, foi cruel e despótico. Arquelau herdou de seu pai a crueldade, mas não a competência, e, durante o seu governo não faltaram os tumultos e as desordens.
As queixas dos judeus contra ele finalmente o levaram ao exílio.
Na bíblia é citado apenas uma vez, no contexto citado acima de Mateus 2, após a morte de seu pai, Herodes, o Grande.
Herodes o grande teve três filhos com Malthace, uma samaritana: Herodes Antipas, Arquelau e Olímpia, que se casou com um primo, filho de José, irmão de Herodes. Herodes teve, no total, nove esposas, e teve filhos com sete delas.
Quando Herodes morreu, de acordo com o Testamento de HerodesFilipe recebeu a Traconítida e regiões vizinhas, Herodes Antipas seria tetrarca da Galileia e HERODES ARQUELAU se tornaria rei.
ARQUELAU após reinar por nove anos, ele foi banido por César, e exilado para Viena, na Gália.
A parte da Judeia que era de Arquelau tornou-se uma província romana, sendo governada por Copônio, como procurador
Tetrarquia de Herodes é o nome geralmente dado ao sistema de governo que se criou nos domínios de Herodes, o Grande depois de sua morte em 4 a.C.

Ele deixou disposto em testamento o que pretendia fosse feito do reino que conquistara e governara com mão de ferro. 

Segundo sua vontade, o reino seria dividido entre três dos filhos que ainda estavam vivos:

É fato conhecido que quando Cristo veio houve uma larga expectativa da vinda
do Messias , especialmente com a morte de Herodes, o Grande
Geralmente nesta época os judeus buscavam que os resgatasse um Rei que levantaria um reino eterno e julgaria os maus. 
Esperavam a salvação de Israel, não dos gentios. Esperavam alguém mais do que mero homem denominando-o de “O santo e Poderoso” , “Messias “, etc.

 Pode ser que pensavam nele com um anjo poderoso que viesse agir sobrenaturalmente.

Uma opinião de minoria era que alguns poucos judeus esperavam um messias sofredor. Eram homens espirituais que procuravam nas Escrituras a verdade. 

Nota-se homens como Simeão um velho QUASE CEGO no templo, viu o menino Jesus em suas mãos, Natanael um dos futuros discipulos, o profeta João Batista e Ana a profetisa do templo.

HERODES ARQUELAU reinou na Judéia e seu irmão HERODES ANTIPAS reinou na Galiléia. Este último foi quem julgou Jesus e debochou dele antes da crucificação

Tanto ANTIPAS como ARQUELAU não eram descendentes do rei Davi.

O reinado deles foram executados fora da vontade de DEUS por imposição politica, mas ambos estiveram presentes na ascensão do reino de JESUS CRISTO na terra, TUDO para se cumprir as PROFECIAS DA BÍBLIA SAGRADA

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...