domingo, 12 de abril de 2015

O QUE É UM ALTAR?



O QUE É UM ALTAR?

Vivemos um tempo em que os altares das igrejas se parecem mais com palcos de shows do que lugar de adoração. 

Devido a esta preocupação, precisamos entender qual é o propósito do altar que temos em nossos templos.

O primeiro altar foi erguido por Noé (Gênesis 8.20) em gratidão a Deus pela salvação de sua família. A bíblia diz que “e o altar será santíssimo; tudo o que o tocar será santo” (Êxodo 29.37). 

Também sabemos que o Altar é um lugar de sacrifício (Levítico 4.24) e de perdão (Levítico 4.35).

Havia no A.T. diversos tipos de altar: -de terra (Êxodo 20.24) para um sacrifício momentâneo visto que eram nômades; -de pedras (Êxodo 20.25) para consagrar um local para sempre ao Senhor; -de madeira (Êxodo 27.1) para ser carregado por onde forem pelo deserto; -de bronze banhado (Êxodo 38.1-2) para suportar o fogo e perdurar; -de ouro (Êxodo 39.38) para ministrar as orações permanentemente diante do Senhor.

Houve um período na história do povo de Deus que os reis de Israel pecaram contra o Senhor e edificaram altares para si, mas estes não eram o verdadeiro Altar do Senhor e precisaram ser derrubados (II Reis 23.12) assim como todo altar que não fosse para o Senhor (Deuteronômio 7.15).

Salmos 84.3“O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!”

O ALTAR E O POVO: ALTAR DAS DECISÕES (BETEL)

As nossas decisões determinam a nossa salvação. Aceitamos Jesus, agora somos livres e salvos. Será que uma vez salvo, salvo para sempre? Não.

Temos que tomar decisões sábias diariamente para nos manter no foco da Salvação

E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. (Gênesis 12:7-8)

As nossas decisões e escolhas determinam a nossa salvação. Abraão por onde andava, levantava um altar em devoção a Deus

E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; (Gênesis 13:2-3)

Havia obediência, santidade e dependencia de Deus na caminhada de Abraão

Abraão estava decidido a caminhar sobre as leis e princípios de Deus, assim ele estava sendo edificado e se mantendo no caminho certo

ALTAR DA MELHOR VISÃO DE DEUS

Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.
E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor. (Gênesis 13:17-18)

Deus colocava Abraão em lugares melhores, lugares até dificeis de chegar, mas que eram lugares de honras e conquistas

Ló, o sobrinho de Abraão faz escolhas mais fáceis, ele decidiu seguir o melhor caminho segundo suas intenções, escolheu caminhar dentro das cidades de Sodoma e Gomorra, mas Abraão permaneceu em tendas, para não se misturar com outros povos politeístas

E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. (Gênesis 13:10-12)

Abraão permaneceu na direção e provisão de Deus, viu toda a terra de Canaã que Deus havia prometido pra sua descendencia

Ele recebe a visão do melhor Plano de Deus para sua vida no altar em Hebrom, onde ele viu toda a terra prometida

E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei. (Gênesis 13:14-17)

ALTAR DAS ALIANÇAS

Abraão amargurado e em crises, pergunta a Deus como será sua descendencia, se ainda não tem filhos

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.  Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. (Gênesis 15:1-3)

Abraão tinha a palavra da promessa, mas não tinha a maneira de executar a palavra. Ele pensou em usar uma outra maneira mais fácil de realizar seus sonhos sem ouvir atentamente a voz de Deus

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.  (Gênesis 15:5-6)

O caráter de uma pessoa se conhece pela aliança. Abraão tinha uma aliança estabelecida com Deus que o tinha escolhido para herdar as promessas

Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la? (Gênesis 15:7-8)



ALTAR DA ENTREGA TOTAL

Depois de provar a fé de Abraão, Deus quis agora saber qual a prioridade do seu coração

E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. (Gênesis 22:1-2)

O amor de Abraão parece que estava centralizado em seu filho Isaque, o filho da promessa. Deus pediu aquilo que ele amava para entregar a Ele em sacrificio

Abraão ficou 3 dias angustiado com este pedido, até decidir fazê-lo, porque sua prioridade era realmente fazer a vontade de Deus

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. (Gênesis 22:3-4)

Incertezas, duvidas e aflições passaram pela cabeça de Abraão, mas ele decidiu confiar em Deus

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. (Gênesis 22:5)

Abraão escolheu adorar a Deus e confiar Nele, sabendo que voltaria com a promessa de qualquer maneira

E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? (Gênesis 22:6-7)

Deus queria testar a atitude de Abraão, a fé dele estava mais que provada, a obediência era sincera, restava a Deus saber se Ele era realmente prioridade na história deste homem de fé 

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. (Gênesis 22:8-9)

Abraão provou sua fidelidade a Deus quando não recusou entregar seu unico filho para o sacrificio no Altar

Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. (Gênesis 22:11-12)

Deus só deu o livramento quando a atitude de Abraão foi provada. Deus viu o temor de Abraão, agora Deus sabia a prioridade que estava no coração deste homem íntegro e fiel

O senhor provê o escape, o livramento, desde que nosso coração esteja centrado nas suas promessas, o Senhor prove todas as coisas em favor daqueles que O amam e guardam a Sua palavra

***





Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...