domingo, 1 de março de 2015

HÁ DOIS TIPOS DE SABEDORIA NO MUNDO



02 TIPOS DE SABEDORIA

Há 2 tipos de sabedoria no mundo e nós podemos usufruir das duas
Existe a sabedoria humana e a sabedoria divina, esta última, infinitamente superior

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?  (1 Coríntios 1:18-20)

A sabedoria humana ela provém dos sábios, dos livros, dos estudos, da ciência, do conhecimento adquirido

Por mais que os homens se esforcem para conquistá-la, ainda é uma sabedoria inferior aos olhos de Deus

"Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. 
(Jó 12:13)

Para sabedoria humana, toda sabedoria de Deus é loucura. Na sabedoria de Deus há tolerância, enquanto que a inferior sabedoria dos homens há julgamento

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. 
Tiago 3:17

A sabedoria de Deus alivia a alma, e na sabedoria dos homens há culpa. O homem que pensa ser sábio, engana a si mesmo, há muita coisa ainda oculta por Deus, que somente um coração puro e obediebediente pode obter e usufruir

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! 
(Romanos 11:33)

A sabedoria de Deus perdoa as pessoas, a sabedoria inferior dos homens condena. A sabedoria de Deus só diz a verdade, a sabedoria dos homens costuma mentir

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)

No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria. (Provérbios 12:20)

Na sabedoria dos homens há diplomas na parede, títulos, condecorações, status, mas nada disso tem valor para Deus. Na sabedoria de Deus não há ostentação, nem bajulação, não há mestres superiores, nem doutores, todo mundo são eterno aprendizes

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:16)

Somos aprendizes do Eterno Senhor do tempo, das estrelas e do mar, só Ele possui a maior de todas as sabedorias, em todo tempo ele nos ensina sopre sua grandiosidade

Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento
fixou no lugar os céus (Provérbios 3:19)

Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? (Romanos 11:34)

Que tipo de sabedoria controla sua vida?

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno,
o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.  (Isaías 40:28)

Como podemos justificar nossos erros, à todo momento somos provados , e quando achamos que sabemos alguma coisa, a vida nos mostra ainda que nada sabemos

"Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus? Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil. Sua sabedoria é profunda, seu poder é imenso. Quem tentou resistir-lhe e saiu ileso?  (Jó 9:1-4)

Quando achamos que sabemos todas as respostas, mudam-se todas as perguntas

Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas. (Jeremias 8:8)
A lei de Deus é superior a todas as leis. No tempo antigo os escribas eram hábeis advogados da nação, porém, seus estudos não agradavam à Deus porque faziam tudo sem temor de Deus e acrescentavam leis e doutrinas junto aos mandamentos do Senhor

O Temor de Deus é o princípio da sabedoria

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! (Salmos 111:10)

Aqui não está escrito que precisa ser sábio, estudar, ler uma variedade de livros para se obter sabedoria e entendimento, é claro, que toda sabedoria humana vem dos estudos.

Mas este SALMO destaca o temor de Deus que através da nossa obediência, nossa busca espiritual e respeito e consideração pelas coisas do alto, do Reino de Deus, somente Ele concederá o melhor de todos os ensinamentos que existe no mundo para sermos felizes

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:17)

Para muitos a sabedoria de Deus é loucura, mas todo dom perfeito vem de Deus, logo a fé é dom de Deus, e esta fé é concedida aos que crêem, aos que confiam no plano de salvação, aos que foram chamados para viver com Deus neste mundo

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (
Efésios 2:8-10)

A sabedoria que nos livra do mal, nos afasta do pecado e nos dá a paz eterna vem de Deus, ela nos ensina a viver de amor, retidão, bondade e justiça

Lembra-te de quão breves são os meus dias; por que criarias debalde todos os filhos dos homens? ( Salmos 89:47)

A sabedoria de Deus nos faz refletir sobre a brevidade da vida, no tempo da nossa existencia aqui na terra, no controle das emoções, sobre quem somos, o que estamos fazendo e para onde vamos

Somos criatura de Deus, imagem e semelhança do altíssimo, herdamos características dos nossos antepassados, estamos vivos no aqui e agora para servir a Deus, nesta geração

Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;  (Isaías 44:24)

Há desígnios e propósitos pré-estabelecidos para cada um e seguir por caminhos de bênçãos ou maldição é escolha nossa, podemos se distanciar do curso de Deus por causa de nosso livre arbítrio

Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe. (Salmos 22:10)
Somos uma história incompleta, entre a meninice e a velhice, há páginas em branco, sendo preenchidas por nossos hábitos, escolhas, comportamentos, atitudes, costumes e crenças
Mas os desígnios do Senhor permanece. A nossa obrigação é permanecer na posição que Deus nos quer. Não há quem posso escapar das mãos do Senhor
Sou Eu, o Senhor, que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. (Isaías 46:10)
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:5)
Muitos podem se esquecer de nós, há momentos que pensamos estar sozinhos, mas, Deus jamais se esquecerá de nós
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. (Isaías 49:15)
Deus nos oferece a vida, a nossa história bem sucedida depende muito da obediência à Ele. Deus quer nos dar um final feliz e nossa história não acaba aqui.

A Bíblia está cheia de promessas de final feliz, mas muitos personagens fizeram as suas próprias escolhas e se deram mal, por isso que tudo depende de nossas posturas e escolhas

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29:11-13)

Os que buscarem o Senhor de todo o coração e de todo conhecimento e fazer a sua vontade, conhecerão e prosperarão na terra pela sabedoria escrita nas Escrituras

A sabedoria de Deus é totalmente contrária aos padrões do mundo

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. (1 Coríntios 3:19)

No mundo não há justiça, nem amor, nem bondade e nem misericórdia, pois o mundo não conhece a Deus, pois se o conhecesse tudo seria bom, ótimo, maravilhoso, um mundo cheio da presença e realidade de Deus
Mas no coração do homem há somente a maquinação do mal, vaidade, ganancia e poder
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.   (Marcos 7:21-23)
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. (1 Coríntios 1:21)
A loucura da pregação, a crucificação de Cristo, o Evangelho todo, é muita  loucura para os homens carnais.

Para muitos, Deus pegar seu filho e colocá-lo numa cruz para sofrer por toda a humanidade é uma loucura sem fim. Difícil de acreditar, precisa ter muita fé nisto tudo.
O sábios e entendidos da ciência e da razão tem muitas dificuldades de acreditar nisto, neste plano maluco de salvação

Só Deu para fazer tal loucura, e se foi por amor, é uma grande loucura de amor por todas as pessoas do mundo inteiro

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

A vida com Deus é um espetáculo, sem Deus tudo vai se consumindo, quem segue os padrões do mundo está sendo consumido pouco a pouco, o mundo oferece muitas coisas para a nossa perdição, a sabedoria humana nada pode fazer para adiar a morte

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:4)
Sem fé não venceremos as dores do mundo, o cansaço, a ansiedade, as aflições desta vida cheia de provas

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22-23)

Os padrões divinos fazem a gente transcender, renovam nossas forças todos os dias, tudo para avançarmos, vencer todas as barreiras e um dia qualquer, quando chegar a nossa hora de partir, ir além da morte física.

A sabedoria de Deus nos dá a vida eterna, mas nós precisamos ser novas criaturas geradas em Cristo, vivendo em amor e infinita bondade

 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (1 Coríntios 1:25)

E quando somos fracos, Deus nos faz forte.

Deus dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. (Isaías 40:29)

Quando estamos sem forças,  enfrentando crises, Deus renova as forças aos cansados e oprimidos

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2 Coríntios 12:10)

Você escolhe qual tipo de sabedoria vai querer viver no mundo. Já vimos que existem 02 tipos de sabedoria

A sabedoria de Deus é tudo. Viver nela e por ela, só teremos o que ganhar.
A sabedoria humana, ela passa, todos os sábios já morreram e suas idéias ficaram no passado. Mas Jesus disse sabiamente:

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mateus 24:35 / Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Lucas 21:33 / Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Marcos 13:31
 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8:51

Viver para Deus é melhor coisa do mundo. Sem Deus a vida nunca terá sentido

Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. (Jó 12:13)

Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.  (Romanos 16:27)

***


Um comentário:

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...