domingo, 1 de março de 2015

CRESCENDO EM AMOR



CRESCENDO EM AMOR

“Ora, o próprio Deus e Pai nosso e o nosso Senhor Jesus nos abram o caminho até vós, e o Senhor vos faça crescer e aumentar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco; para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.” (I Tessalonicenses 3:11-13)
O amor é a expressão maior de Deus em toda Bíblia. Um dos versículos mais impactantes que denota o caráter de Deus e seu sentimento de amor para com a humanidade perdida, está em João 3: 16 “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que toda aquele que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna.” E diz como provou o seu amor: “ Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”   (Romanos 5:8)
É um amor eterno e imutável. “De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Como amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3
Deus é amor. Ele é a própria substância, a plenitude e a totalidade do amor. Deus é a própria essência do amor. Ele ama por que é amor, não faz nenhum esforço para isso. “ Amados amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor.” I João 4:8
 É difícil entender e experimentar o genuíno amor de Deus num mundo cada vez mais secularizado, amante do materialismo, onde os indivíduos são tidos como máquinas de exploração e enriquecimentos pessoais. São muitas as instituições capitalistas, que promovem a fragmentação dos relacionamentos humanos, o individualismo e o egoísmo exacerbados.
Como conhecer e experimentar o amor de Deus, mesmo em face às promoções diárias do rompimento dos laços sociais e do tecido que entrelaça os indivíduos na união e no respeito recíproco?
Como amar o meu próximo, se a cada dia erguem-se muros de separação que segregam os indivíduos em seu mundo individualista e egoístico?
As Escrituras revelam o amor de Deus agindo nas pessoas dentro de uma comunidade religiosa
 “...Antes, seguindo em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4:15,16). 

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. “ (1 Pedro 4:10).

Assim todos que vivemos pelo evangelho, precisamos assumir nosso lugar e reconhecer sua importância na igreja. A citação de Efésios mostra que 100% dos membros da igreja tem que estar envolvidos na obra da igreja.

De fato, a igreja foi organizada pelo Senhor.  Jesus Cristo - Ele não é o cabeça somente por título. É Ele que guia, organiza, supervisiona e pastoreia a sua igreja para que sejamos e façamos o que Ele quer. Jesus organiza a igreja dando dons (funções) a cada membro. 

Estes dons incluem presbíteros, diáconos, pastoras, obreiros, mas também os dons incluem todos os membros. Ninguém é excluido. Todos são importantes e necessários. Jesus operando pelo Espírito distribue dons espirituais aos membros do corpo para a obra da igreja.

Veja Romanos 12:3-8, dons espirituais não são talentos. Até descrentes tem talentos mas os dons são dados exclusivemente aos membros do corpo de Cristo


Se você pensar: “Eu não sou pregador, presbítero ou obreiro, então a igreja não precisa de mim”, lembre desta verdade bíblica: Como seria a igreja se todos fizessem a mesma coisa? De fato, o Senhor não chama todos para exercer a mesma função. O Espírito Santo dá a cada um o serviço que a igreja necessita. 

O Senhor, sabe como coordenar o corpo. Ele dá aos membros do corpo uma variedade de dons para suprir as necessidades da igreja toda.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...