sábado, 3 de maio de 2014

O CONSOLADOR






A vida para muitos é uma questão de sorte e acaso.

Muitas pessoas se sentem abandonadas, num estado de orfandade existencial, não tem ajuda de ninguém, são rejeitados, abandonados pelas famílias, são mendigos, crianças recém nascidas jogadas no cesto de lixo, idosos no asilo, jovens no mundo das drogas, adolescentes na prostituição

O mundo já deixa muitos órfãos, perdidos sem direção, sem proteção, numa sociedade cada vez mais decadente socialmente

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. (João 14:18)

Jesus tinha estado com os discipulos e tinha sido seu ajudador em toda emergência. Ele curou todo tipo de doença, ajudou muitos necessitados e mostrou aos discipulos como é que faz.

Ele partiu cedo deste mundo com apenas 33 anos de idade. Mas agora, outra pessoa viria para tomar Seu lugar. Pelo menos foi prometido um CONSOLADOR

A palavra grega traduzida como "consolador" é "parakletos" - para que significa "ao lado de" e kletos, que significa "aquele que é chamado".

Assim parakletos, esta palavra esquisita pra nós significa "alguém chamado para estar ao lado de outro", ou chamado para ajudar outros em qualquer emergencia ou circunstâncias que surja.

Consolador também tem o significado de "advogado" ou "conselheiro". Além disso, a mesma forma verbal é traduzida como "exortar". O consolador também é um instrutor, exortador.

Portanto, Ele ensinará e fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (João 14:26)

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. (João 15:26)

O CONSOLADOR convencerá o mundo do pecado e da justiça. O pecado e as injustiças sociais é que fazem com que muitas pessoas vivam num estado de orfandade, onde não tem onde recorrer

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.  (João 16:8-12)

Nós só vamos conhecer a vontade de Deus se pararmos para OUVIR A  VOZ DO CONSOLADOR. Aquele que Deus preparou para nos guiar nos caminhos da verdade e fazer o que é justo e correto

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai. (João 16:13-16)

O CONSOLADOR - O ESPÍRITO SANTO fará muitas coisas, ele trabalha em favor dos que confiam em Deus. A insensibilidade de muitos prejudica a vida dos outros. 

Quem comete pecado ou está envolvido em tantas maracutaias ou corrupção atrapalha a vida de muitos. Por isso a necessidade dos fracos e oprimidos ouvirem a voz do CONSOLADOR.

QUEM COMETE INJUSTIÇA NÃO FICARÁ IMPUNE, QUEM CONFIA NA AJUDA DO SENHOR NÃO FICARÁ DESAMPARADO


O Senhor é justo; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha. (Sofonias 3:5)
Acrescenta iniqüidade à iniqüidade deles, e não entrem na tua justiça. (Salmos 69:27)

Os apóstolos e seus companheiros de evangelismo não foram deixados sozinhos ou sem ajuda de ninguém quando Jesus ressurrecto ascendeu ao Céu foi para junto do Pai

Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.   (1 João 3:21-24)

A pergunta é como nós hoje experimentamos a realidade do Espírito Santo como CONSOLADOR?

Estamos aqui preparados para obter ajuda necessária nos momentos de emergência e nas circunstâncias que passamos nesta vida cheia de provas, ou nem pensamos que exista este tal de CONSOLADOR?

Permaneça justo, confie no CONSOLADOR, que nos levará a conhecer toda a verdade, a promessa de Deus é "CONFIE"

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. (Salmos 37:25)

O ESTADO DE ORFANDADE SEMPRE ACABARÁ PARA OS JUSTOS, QUANTO AOS ÍMPIOS E INJUSTOS, O SENHOR espera por mudanças, mas quando não acontece, seu JUSTO JUÍZO PREVALECERÁ 

O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. (Naum 1:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...